Buscar

AP1 EBC 2013 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2013/1º (abril de 2013)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
Questão 1 (3,5 pontos):
Considerando o quadro de crise do Milagre Econômico Brasileiro, cite e explique os fatores que contribuíram para a diminuição do consumo interno no país.
(a) O arrocho salarial tirou poder aquisitivo da classe trabalhadora diminuindo o consumo.
(b) A distribuição desigual da renda em favor dos lucros, em detrimento dos salários, também contribuiu para inibir o consumo dos trabalhadores.
(c) As taxas de juros praticadas no Brasil, que já eram altas, com a crise aumentaram ainda mais, isso comprometeu a renda das famílias com prestações e por já estarem endividadas diminuíram o consumo.
Questão 2 (3,5 pontos):
Sabendo que II PND que contemplava uma mudança de rota no sentido de deixar de dar preferência a alguns setores e dar preferência a outros, responda o seguinte: Dentro desse novo padrão de prioridade que setores foram os priorizados?
Dentro do novo padrão de industrialização, comandado pelo setor de bens de produção, passam a ter prioridade:
(a) o setor da indústria básica, como por exemplo, bens de capital, eletrônica pesada e insumos básicos;
(b) o setor da grande mineração, como por exemplo, exploração de minério de ferro da Serra dos Carajás, extração da bauxita – minério de alumínio.
(c) a expansão do setor energético, através do aproveitamento do potencial hidráulico (construção das hidroelétricas de Itaipu, Sobradinho, Tucuruí, etc.) e do ingresso do país na era da energia nuclear (Angra I).
Questão 3 (3,0 pontos):
Sabendo que o III PND tinha como um dos seus objetivos a “melhoria da distribuição de renda com redução dos níveis de pobreza e elevação dos padrões de bem-estar das classes de menor poder aquisitivo”, responda o seguinte:
(3.1) O que o regime militar estava admitindo com relação à eficácia da política econômica por ele implantada no país?
RESPOSTA: Reconhecendo que o crescimento econômico de anos do regime militar tinha piorado a distribuição de renda no Brasil.
(3.2) Qual o caminho proposto no III PND para alcançar esse objetivo?
RESPOSTA: O caminho proposto era o de combinar rápido crescimento econômico com uma política de distribuição de renda coerente com a manutenção das liberdades democráticas, com o respeito às negociações salariais, com o uso de instrumentos fiscais em benefício da justiça social e com a crescente disponibilidade e acesso aos serviços de educação, saúde, saneamento e previdência social, bem como de moradia, alimentação e transporte

Outros materiais