Buscar

AP1 EBC 2014 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito da Avaliação Presencial – AP1
Período - 2014/1º (março de 2014)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
	Boa Prova!!!
Questão 1 (2,0 pontos):
Com relação ao debate sobre a política econômica do governo Geisel contida no II PND explique (a) o significado e as ações de uma política de financiamento e (b) o significado e as ações de uma política de ajuste.
Uma política de financiamento significava interpretar a crise como conjuntural e as ações contemplariam a busca de recursos no mercado externo (empréstimos) para cobrir os déficits do balanço de pagamentos provocados pelos desequilíbrios externos.
Uma política de ajustes significava interpretar a crise como estrutural e as ações deveriam ser no sentido de modificar a estrutura produtiva, para que fosse possível conviver com a nova realidade caracterizada por custos de produção mais elevados em função da crise do petróleo.
Questão 2 (4,0 pontos):
Com relação ao tema do Milagre Econômico Brasileiro (MEB), no que diz respeito à configuração da crise externa na década de 1970, marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( F ) 
2.2. ( F )
2.3. ( F ) 
2.4. ( F ) 
Questão 3 (4,0 pontos):
Com relação aos objetivos do III PND marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
3.1. ( V ) 
3.2. ( F ) 
3.3. ( V ) 
3.4. ( V ) 
Observações quanto ao gabarito:
A divulgação desse gabarito tem por objetivos: a) apresentar os pontos que deveriam estar presentes no conteúdo das respostas e que servirão de referência para a correção das provas; (b) apresentar uma redação com uma estrutura lógica e coerente para os pontos que deveriam estar presentes nas respostas; (c) seguir exatamente o que está no material didático da disciplina para que o(a) aluno(a) possa localizar a pergunta e a resposta nesse material.
O que está sendo avaliado é o domínio do conteúdo das aulas. O esperado e desejado é que cada aluno(a) construa sua própria redação. Isso significa dizer que as respostas dos alunos, obviamente, não têm que ser idêntica à redação do gabarito, mas o seu conteúdo sim.

Outros materiais