Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA AV PARCIAL 1

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA
	Avaiação Parcial: CEL0286_SM_201603283579 V.1 
	 
	Aluno(a): DILMA CHARLES BASTOS
	Matrícula: 201603283579
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 12/10/2016 20:10:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201604011830)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando o pesquisador tem como objetivo investigar, explorar, por exemplo, um determinado comportamento humano compreendendo assim as várias variáveis que possam incidir sobre a hipótese levantada, estamos tratando de qual pesquisa?
		
	
	pesquisa comparada
	
	pesquisa explicativa
	
	pesquisa documental
	
	pesquisa qualitativa
	 
	pesquisa exploratória
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603582001)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na construção do conhecimento científico há um procedimento metodológico fundamental, sem o qual não é possível iniciar o estudo. Este procedimento denomina-se:
		
	 
	Pesquisa bibliográfica.
	
	Pesquisa pura.
	
	Pesquisa aplicada.
	
	Pesquisa variável.
 
	
	Pesquisa qualitativa.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604042891)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. Caso 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. Caso 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.
		
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	 
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser genérico; no caso 2, não considerou que o tema deve ser viável.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603540635)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. CASO 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. CASO 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.
		
	 
	O caso 1 mostra que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	
	O caso 1 mostra que o tema não precisa ser delimitado no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser factível.
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	
	O caso 1 mostra que o tema pode ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser genérico; no caso 2, não observou que o tema deve ser viável.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603930524)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As ______________________, apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade e não podem ser utilizadas para confirmar um dado primário. Complete esta afirmativa com a opção correta:
		
	
	Fontes terciárias
	
	Fontes documentais
	
	Fontes primárias
	 
	Fontes secundárias
	
	Fontes bibliográficas
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603930454)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A _______________ implica em um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo, que recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema e por tais motivos, não pode ser aleatória. Complete esta afirmativa com a opção correta:
		
	
	Pesquisa Experimental
	
	Pesquisa Descritiva
	
	Pesquisa Documental
	 
	Pesquisa Bibliográfica
	
	Pesquisa Pura
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603886665)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a opção cujo problema levantado atenda a questões de natureza científica:
		
	 
	Como aumentar a satisfação no trabalhador no serviço público?
	
	Como fazer para que o Metrô se torne um transporte que atenda a toda a população?
	
	Os pais devem interferir nos estudos dos filhos?
	 
	Em que medida a construção de uma planta de gasolina poderá concorrer para a deterioração ambiental de uma determinada área?
	
	Como estão relacionados os meios de comunicação de massa com os votos?
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603554377)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	QUANDO REALIZAMOS UMA PESQUISA, NÃO BASTA DELIMITAR O TEMA E O OBJETO DE PESQUISA. É PRECISO IDENTIFICAR UM PROBLEMA ESPECÍFICO QUE SERÁ ANALISADO NO TRABALHO. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA CORRETAMENTE DUAS CARACTERÍSTICAS QUE ESSA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DEVE TER:
		
	
	CLAREZA E GLOBALIZAÇÃO
	
	AMBIGUIDADE E OBJETIVIDADE
	 
	OBJETIVIDADE E CONCISÃO
	
	ESPECIFICIDADE E CONCLUSÃO
	
	CLAREZA E CONTIGUIDADE
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603579396)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um dos pontos importantes na elaboração dos objetivos é a escolha dos verbos.  A afirmação que NÃO condiz com com esse processo é:
		
	
	Os verbos dos objetivos aparecem no infinitivo.
 
	
	Os verbos dos objetivos são claros e diretos.
 
	 
	Os verbos dos objetivos são usados no tempo futuro.
 
	 
	Os verbos devem expressar a ação que o estudante pretende executar.
	
	Os verbos dos objetivos são verbos de ação.
 
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603984909)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A etapa do projeto da pesquisa onde deve ser apresentado o tema e o problema é:
		
	
	Justificativa.
	
	Referencial Teórico.
	
	Objetivos.
	
	Sumário.
	 
	Introdução.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes