Buscar

3 AVALIAÇÃO PARCIAL GESTÃO ESCOLAR MOA

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
	Avaiação Parcial: CEL0372
	 
	Aluno(a): MOÁ
	
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 16/10/2016 14:01:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307295252)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Indique o que NÃO contribui para a efetividade do exercício da gestão escolar:
		
	
	Disciplina
	 
	Centralização
	
	Responsabilidade
	 
	Autoridade
	
	Iniciativa
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307914315)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As Diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em Pedagogia, em seu Art,4, apresenta os campos de atuação do Professor/Pedagogo. Assinale com um X a alternativa que apresenta um campo de ação onde o Pedagogo/Professor NÃO pode atuar.
		
	
	Exercício da docência nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
	 
	Docência de qualquer disciplina do segundo Segmento ( 6o. ao 9o.ano)
	
	ONGs, museus, brinquedotecas;
	
	Mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico;
	
	Exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307914321)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	À medida que a organização da sociedade foi adquirindo a forma de divisão de classes (um segmento dominante e um segmento dominado) e que a organização social foi exigindo formas de ação mais complexas, devido à ampliação de sua produção, foi crescendo a acumulação de experiências sociais. Assim, foram necessárias mudanças nesta organização. Assinale a alternativa que NÃO indica uma mudança ocorrida na educação.
		
	
	Houve necessidade de uma educação que desse conta da transmissão e assimilação das condutas, dos comportamentos e dos saberes necessários à sobrevivência da comunidade.
	
	Foi se tornando necessária uma educação mais estruturada;
	
	Houve a necessidade de formas de transmissão e assimilação de condutas que a pura espontaneidade da convivência já não satisfazia mais.
	 
	Houve necessidade de uma educação mais rígida, forte, que desse conta de resgatar a qualidade do ensino.
	 
	Houve a necessidade de uma educação institucionalizada;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307870626)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que as mudanças que ocorreram na dinâmica da escola ao longo da história da educação brasileira se deram por necessidades de determinados momentos sociais. Muitas foram estas mudanças e as sentenças abaixo podem estar correta ou não. Assinale apenas as que refletem o pensamento que os textos das aulas apresentaram: I ¿ Estas mudanças sempre aconteceram para atender aos educandos; II ¿De maneira geral, as mudanças ocorriam por questões do poder político, onde nem todos tinham acesso à escola. III - O início da história da escola no Brasil deu-se com o domínio dos colonizadores, por meio dos jesuítas que representavam a Igreja Católica ¿ exemplo de poder político da época, logo atendiam a um determinado segmento da sociedade. IV - No Brasil, desde a Colônia até nossos dias, a escola foi privilégio do segmento dominante e todas as mudanças os beneficiaram. V ¿ Apesar de tantas mudanças, até hoje, povo reivindica pela escola, mas nem por isso tem acesso a ela.
		
	
	Apenas I e IV
	
	I,II,III e IV
	
	I, II, IV e V
	 
	II, III, IV e V
	
	I, III, IV e V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307295257)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos preveem:
		
	
	o autoritarismo nos processos de decisão.
	
	o respeito a todas as decisões individuais.
	 
	o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.
	
	a separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola.
	
	a centralização das ações.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308037770)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um aluno de 12 anos de idade tem a sua transferência requerida por seu responsável, no meio do ano, para a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública. A documentação evidencia que, realmente, o aluno estudou até a quarta série em outro Estado, mas numa escola que não foi reconhecida pelo respectivo sistema de ensino. Segundo a LDB, a conduta correta do estabelecimento que recebe o requerimento de transferência é:
		
	
	recusar a matrícula, já que os estudos realizados na escola de origem não são válidos.
	 
	avaliar o aluno, para reclassificá-lo segundo as normas curriculares gerais existentes.
	
	matricular o aluno na terceira série, para que ele se recupere das prováveis deficiências.
	
	matricular o aluno na mesma série que cursava antes, respeitando os seus direitos.
	
	informar-se junto à Secretaria de Educação, uma vez que esse é um caso muito especial.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307854110)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante do contexto das orientações legais da educação brasileira, percebemos que o antigo modelo de "administração" não satisfaz as concepções vigentes, sendo o modelo de gestão democrática o necessário para atender as demandas da escola a caminho da educação para todos e de qualidade. Concomitante às legislações, foram implementados Programas e Projetos Oficiais de formação de gestores das escolas públicas. Dentre os programas criados e implementados, está o PROGESTÃO. Assinale a opção que apresenta, corretamente, as diretrizes deste programa.
		
	
	O PROGESTÃO é um Programa de Formação Continuada de Gestores da Educação Infantil, Fundamental e Médio.
	
	O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, PROGESTÃO, nasceu como programa pioneiro, no Brasil, para capacitação da comunidade escolar.
	 
	A meta principal do PROGESTÃO é o desenvolvimento de uma gestão democrática focado no sucesso escolar do aluno.
	
	O público-alvo do PROGESTÃO é constituído pela equipe direção da escola e do Conselho Escola Comunidade.
	
	O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, PROGESTÃO, é um curso que substitui a graduação para os diretores de escolas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307300797)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma professora refletindo sobre a gestão democrática tentou se lembrar das características de uma escola onde realmente os princípios de colaboração, solidariedade e de cidadania estivessem presentes. Analise as frases abaixo e identifique a que corresponde a uma gestão democrática.
		
	
	Na escola democrática a ênfase é na recusa a normas e a sistemas de controle, acentuando a responsabilidade coletiva nas decisões;
	
	Na escola democrática se realiza a avaliação sistemática com a finalidade de garantir a autoridade do professor;
	
	Na escola democrática a equipe escolar participa da elaboração da proposta pedagógica e estabelece os objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola;
	 
	Na escola democrática a ênfase é nas relações entre as pessoas, no respeito à opinião do outro, na integração dos grupos para a consecução dos objetivos institucionais.
	
	Na escola democrática a comunicação é feita de forma hierárquica e linear baseada em normas e regras, pressupondo a obediência imediata e sem contestação;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307295306)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Unidades Escolares são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinalea opção correta.
		
	
	A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder.
	
	Cultura organizacional tem forte apelo psicológico e, muitas vezes, influencia o clima de uma organização por sua tendência antropológica.
	
	Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação.
	
	Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula.
	 
	Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308030184)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente e assinale a alternativa correta: O gestor escolar que atua com base nos princípios da gestão democrática, visando ao fortalecimento da autonomia escolar e a qualidade do ensino, desenvolve a ação de:
		
	
	Apoio aos professores em seus em suas queixas, visto que esses não tem respostas para os problemas cotidianos
	
	Fiscalização da escola publica, pois deve verificar os resultados de rendimento dos alunos e o cumprimento da proposta pedagógica
	
	Porta-voz do Estado, levantando para a escola as orientações ditadas pelos órgãos centrais, seguindo as referencias legais e adequando-as a realidade de cada escola
	
	Auditor do sistema educacional do Estado, cobrando iniciativas dos professores no sentido de garantir a qualidade de ensino
	 
	Apoio na elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na analise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicando medidas de correção de rumos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes