Buscar

Penal Vl p2 primeira parte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Penal: Matéria pra p2- Cabette
	Colaboração Premiada e as tradições ética-filosóficas no Brasil
	Nas visões éticas- filosóficas tudo era visto no pé da letra não tinha meio termo e além disso tinha suas classificações, sendo que tem influências na colaboração premiada na qual hoje refere-se em nosso cenário atual na Lava jato- Mensalão, no cenário político e penal: Vejamos as classificações e suas caracteríticas.
Deontológica ou Principialista tem como pioneiros um dos estudiosos, Emanuel Kant- ética dos princípios, na deontologia a coisa é abstrata e não viola as leis imperialistas, nunca as leis abstratas são tocáveis, se no conflito entre principios a regra podia ser quebrada, nessa característica nao, se o principio era lei cumpria a lei, não quebra nunca.
Consequecialista: Era subdivida em tres categorias: Utilitaristas, Pragmática e Processualistas/ Procedimentalistas.
* Utilitarista era representada pelos estudiosos Jeramy Benthan, Mill, etc; eram economistas e utilitaristas que diziam que se voce sentir dor e prazer era para o bem do coletivo então estava tudo correto, o suplicio e teatro era garantia de poder e equilibrio coletivo e nesse sistema o escudo era a colaboração premiada como beneficio da sociedade, porque nesse categoria consequencialista o que causam na prática(ações) é normal , e como consequencia a colaboração premiada para eles como causa cultural e não na nossa cultura que tem limites, ou seja, há equilibrio entre garantias e resistencia de poderes.
* Pragmática, é representada por Misses, etc, dix que para a pessoa é o interesse individual que as normas eram esse escudo premiado e não para o coletivo então estava tudo certo, valia o que é tradicional.
* Processualistas/ Procedimentalista: É representada pelos estudiosos como Habermans , Lhuman Dworkin, etc, são formalistas e sistêmicos, ou seja o que diz a forma da lei e não no conteudo, com influencia ética filosófica no direito penal, ou seja, no livre discurso democrático na sociedade, na tomada de decisões no limite, no equilibrio entre correntes, forma, principio no coletivo dos bons costumes e também do individual, é por isso que a colaboração é limitada em nossa cultura e pouco usada.
Extorsão Indireta: está no artigo 160 CP, exigir garantias para receber o dinheiro, por exemplo credor que extorque fora do meio legal como garantia do devedor lhe pagar, é ilicito penal, é crime.
	O bem juridico é patrimonio, exploração torpe do objeto do credito, o crime de ação multipla de conteudo variado do tipo misto, alternativo, principal verbo é exigir: formal, receber: material
O problema do crime de usura na extorsão indireta é o agiotagem, ver na lei 1521/51, artigo 4º - pratica como crime.pois, lesiona potencialmente o patrimonio da vitima, porem não foi lesionado. A tutela é a não exploração torpe do credito- moralidade no negocio intessubjetivo é entre pessoas, mas influencia na tentativa, formal e nao material , pq na material nao cabe tentativa
_ Usura- é sinonimo de agiota: juros extorsivos, pratica economia popular: lei, cobra juro abusivo com condutas diferentes ou seja poder difuso com concurso material usura e extorsão indireta é uma acossiação diferencial ambiente social portanto a jurisprududencia é unanime.
Estelionato: está no artigo 171 cp
Conceito e análise criminologica
etmologia: stelligio: lagarto, muda cor de acordo com ambiente, assim como o estilionato tem a inteligencia e sapiencia de labia como o lagarto, usa a sutileza para causar prejuizos, passa sempre despercebido levando a pessoa ao erro.
	A fraude é mais poderosa que a violencia, uso da força, o bem juridico é patrimonial e segurança dos negócios difuso minimamente seguro.
	O estelionato é uma qualidade para ser enganado, todos somos sujeitos passivos e ativos desse crime.
É preciso observar quem é o incapaz mental e o menor incapaz
Incapaz mental, não é estelionato, é classificado como vitima de furto mediante fraude, 155, & 4, llcp
Menor Incapaz não é estelionato e sim crime de abuso de incapaz está no artigo 173 cp
É preciso que tenha necessidade que a vitima no estelionato seja determinada, caso contrario é outro crime, é preciso observar as leis:
Lei 1521/51: lei de economia popular, crime mais rigoroso
Lei 8137/90: relações de consumo e ordem tributária: é menos rigorosa que a primeira 
Lei 8078/90: CDC é lei subsidiária, é crime de menor potencial ofensivo
Observa-se também os artigos 106 e 107 do Estatuto do idoso, qualidade da vitima
Artigo 91 da lei 13146/15 estatuto da pessoa com deficiencia
* Pessoa juridica também pode praticar ou ser vitima de estelionato, observar essa questão.
* Pessoa com deficiencia mental não é vitima de estelionato
* menor incapz não tem capacidade de resitencia é furto mediante fraude não é estelionato. Exemplo trocar pirulito pelo rubi do menor incapaz, subtraiu devido a vitma ter capacidade mental reduzida, portanto é furto mediante fraude.
	O tipo penal especifico para obeter lucro do incapaz está no art 178 cp: abuso de incapaz
Nisso comprova que a vitima ter que ser determinada(as), ex, balança adulterada, combustivel adulterado não é estelionato, pq é indeterminado, mais se a pessoa te escolhe para aplicar o golpe, como clonar seu cartão de credito no banco é crime de estelionato pq a vitima ( vc) é determinada, escolhida.
	Atos executórios do estelionato atos preparatórios
Os atos preparatorios do estelionato não é punivel, porém, no estatuto do idoso os atos preparatorios são puniveis, desde que este idoso não tenha discernimento
Atos executorios no estelionato são puniveis
O estelionato é crime notorio, ou seja no ato notarial o idoso sem discernimento for vitima o ato preparatorio não é punivel.
Se a vitma for deficiente tem um crime especifico não é estelionato.
Tipo Objetivo: meios para enganar, tem 3 especies:
a- artificio: meio material, fisicamente
b- ardil: meio moral, intelectual ou psicologico
c- qualquer outro meio fraudulento: meio virtual, que entregou de forma mais que inteligente a coisa

Outros materiais