Buscar

Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Max Weber
Tipos de ação social (Max Weber):
Ação social tradicional: motivada pela tradição, costumes. Ex: ter decidido se casar com o vestido da mãe, na igreja que eu sempre frequentei.
Ação social afetiva: motivada pelos sentimentos. Ex: ter decidido se casar.
Ação social racional em relação a valores: motivada pelos valores, crenças.
Ação social racional em relação aos fins: motivada pelo projeto, calculo. Ex: fazer faculdade.
Qual é a visão de Marx? É critico porque para ele o estado liberal é aliado da burguesia.
mais-valia? Mais-valia é uma expressão do âmbito da Economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão.
Durkheim
Anomia? O conceito foi estabelecido por Émile Durkheim nas sua obras Da Divisão do Trabalho Social e em o O Suicídio. Durkheim emprega este termo para mostrar que algo na sociedade não funciona de forma harmônica. Algo desse corpo está funcionando de forma patológica ou "anomicamente." Em seu famoso estudo sobre o suicídio, Durkheim mostra que os fatores sociais - especialmente da sociedade moderna - exercem profunda influência sobre a vida dos indivíduos com comportamento suicida, sendo a anomia uma dessas influências.
fato social? Para Durkheim, fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem. Só há fatos sociais onde houver organização definida.
Segundo Émile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade. O sociólogo francês defende que estes têm três características:
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
O fato social será normal quando se encontra generalizado pela sociedade e quando desempenha alguma função importante para a evolução social (progresso). Ex: crime, porque ele faz parte de toda a sociedade e não sai do controle.
É patológico o fato que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social. Ex: acidente de automóvel, engarrafamento nas vias expressas da cidade.
Método cientifico: estudar o objeto como coisa, tornando-se totalmente imparcial.
Consciência coletiva: sentimento comum de uma determinada sociedade. Ex: quando o brasil foi campeão, todos de sentiram orgulhosos.
Cultura? A cultura é parte do que somos nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade.
Etnocentrismo? é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. Ex: preconceito contra a cultura do outro.
Relativismo? é uma corrente de pensamento ou doutrina que tem como objetivo entender as diferenças culturais e estudar o porquê das diferenças entre culturas distintas.
Determinismo biológico? é a doutrina que afirma que o agir humano é determinado por variáveis biológicas, negando o livre arbítrio dos homens, já que todas as vontades e ações não são livres, mas sim resultado de mecanismos biológicos. Ex: diferenças entre homens e mulheres. Mulher não sabe dirigir.
Determinismo geográfico? Exemplos utilizando posicionamentos geográficos. Ex: abaixo da linha equatorial existe promiscuidade.
Positivismo de Comte? Auguste Comte considera o Positivismo como a fase final da evolução da maneira como as idéias humanas são percebidas. O Positivismo tem por base teórica a observação, ou seja, toda especulação acrítica, toda metafísica e toda teologia devem ser descartadas. 
ORGANICISMO: definição do objeto sociedade, que é percebida como um corpo, um organismo complexo composto por diferentes partes, cujo funcionamento coeso e integrado, necessariamen-te marcado por uma harmonia e equilíbrio naturais, possibilitaria uma evolução contínua.
CIENTIFICISMO: Comte recorre à metodologia das ciências naturais, depositando uma fé absoluta e inabalável na razão, como única forma (objetiva e neutra), de compreender o funcionamento do organismo social; sendo a ciência sempre inquestionável — na medida em que o conhecimento científico seria a tradução da realidade sob a forma de leis naturais.
Movimento estático: responsável pela organização e equilíbrio do organismo, ajustando os indivíduos às condições que garantiriam um melhor funcionamento da sociedade. A harmonia é pressuposto fundamental da vida social e do próprio progresso. 
Movimento dinâmico: é o responsável pela evolução do organismo social, segundo a lei universal: do mais simples para o mais complexo. Tal evolução se dá de forma linear e não contraditória.
Darwinismo social? É uma visão etnocêntrica. Darwinismo social é a forma como é conhecida, atualmente, a tentativa de se aplicar o darwinismo para sociedades humanas. A teoria de Charles Darwin foi uma construção de pensamento que explica adversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural.
Solidariedade mecânica? Considera mais importante a consciência coletiva superior à consciência individual, suprimindo por assim dizer a personalidade de individuo. Sociedades simples, pré-industriais, coerção mais forte.
Solidariedade orgânica? Sociedade que possui divisão de trabalho, mais desenvolvida se comparada à solidariedade mecânica, indivíduos diferentes, possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. A coesão resultante dessa solidariedade é mais forte.

Outros materiais