Buscar

Relatório administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS - CCHE
CAMPUS VI – POETA PINTO DO MONTEIRO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMPONENTE CURRICULAR: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 
DOCENTE: PROF. Ms. CAMILLA MARIA MARTINS DUTRA
RELATÓRIO ADMINISTRATIVO 
COMPONENTES: 
BIANCA RAVANA DANTAS DE CASTRO 
CAIO MATHEUS DE MEDEIROS 
DIEGO AMÉRICO DA SILVA
JANDILSON LOPES DE SOUSA
THÂMARA NASCIMENTO DA SILVA
MONTEIRO – PB
SETEMBRO DE 2016
INTRODUÇÃO
Relatório administrativo são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridas ou verificadas pelos administradores. Eles podem ser uma simples carta ou memorando ou, ainda, uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela.
Como encontrar ideias: o plano
A elaboração do plano compreende determinação de partes, tópicos, itens, alíneas e distribuição estratégica delas para que se obtenha resultado eficaz.
O passo inicial para a realização do plano é listar as ideias e informações obtidas durante a fase de pesquisa.
Plano: relatório de produção
Introdução 
 -> Objetivo 
 -> Estabelecimento de cronograma 
Desenvolvimento
Tarefas realizadas 
 -> Quantidade e qualidade 
Tarefas que serão realizadas
 -> A curto , médio e a longo prazo
Tarefas impossíveis de realizar 
 -> por impossibilidade técnica e falta de recursos 
Conclusão
Necessidade de atualização de maquinaria e contratação de pessoal
Organização do texto
Tendo colhido o material informativo sobre o qual se apoiará a mensagem, é realizado o plano de ideias, a etapa seguinte compreende a organização do texto. É hora de refletir sobre o objetivo do texto e principais pontos que devem ser salientados, agrupar ideias semelhantes e eliminar as inoportunas.
O objetivo do texto determina a direção e organização da mensagem. Considere-se aqui o tipo de mensagem: argumentativa, informativa, persuasiva ou de orientação.
Exposição
Os relatórios devem apresentar as características dos principais problemas que estão sendo examinados. Em geral, o redator leva em consideração a audiência e expõe os dados estatísticos, examinando-os profundamente.
Como fazer relatório administrativo
Os relatórios administrativos visam fornecer à administração condições para avaliar o desempenho por setor de atividade, fornecer informações para o planejamento futuro, melhorar o controle das operações do exercício e favorecer a tomada de decisões, corrigir distorções, calcular a rentabilidade.
Conteúdo do relatório:
1. Indicar o autor e o titulo do relatório;
2. É desejável que o titulo não seja vago nem impreciso;
3. É necessário delimitá-lo;
4. Nome do destinatário e data no inicio do relatório.
Também se revela conveniente considerar a maneira pela qual se deve dirigir ao destinatário. Alguns exigem argumentos racionais, técnicos, outros preocupam-se com pormenores, outros com estética, outros com linguagem pomposa, repleta de adjetivos. Alguns gostam de ser abordados com palavras que exprimem certa docilidade, gentileza.
Como fazer relatório administrativo
Problema
O problema básico que será objeto do relatório consiste naquele em que o relatório se concentrou.
Uma frase introdutória genérica do problema básico seria:
O problema básico é...
O problema fundamental é...
O objeto desse relatório é...
Para evitar a generalização e ampliar a explicitação, pode-se optar por:
Não obstante os esforços na área de planejamento, o problema fundamental que temos vivido na administração de produção refere-se a...
O redator de relatório deve dar respostas às seguintes perguntas:
1. Qual o tipo de problema que a empresa está enfrentando?
2. Qual o tipo de problema que o departamento está enfrentando?
3. Quais são as características dessa empresa?
4.Que situação conflitiva a empresa está enfrentando?
5.Quais são as mudanças internas que estão provocando alterações na produção, ou que estão afetando toda empresa?
6. Com relação ao ciclo de vida, em que estagio a empresa se encontra?
Tipos de Relatório
Os relatórios podem ser: contábil, científico, de pesquisa, de cobrança, de vendas, de rotina, progressivo, de inspeção, relatório-roteiro (aquele em que só se responde a um formulário).
Pode-se dizer, também, que eles são formais, informais, para fins especiais, analíticos e informativos. São ainda rotineiros e não rotineiros. 
Os mais comuns são os informais, cuja característica principal é o comprimento, ocupando uma ou duas páginas no máximo. Os memorandos são um tipo comum desses relatórios. Eles sempre contém:
Data.
Endereço.
Remetente.
Assunto do Memorando.
Tipos de Relatórios 
Relatório de auditoria
Há basicamente dois tipos de relatórios de auditoria: formais ou informais. os primeiros são escritos e resumem os resultados em um exame de auditoria.
Os relatórios de auditória são escritos depois de feita a auditoria e a revisão de todos os documentos que constituem objetivo da análise. O relatório evidenciará logo às primeiras palavras o objetivo do texto e as demonstrações contábeis que foram objeto de revisão. Em seguida, deverá descrever os procedimentos utilizados, informar o limite do trabalho realizado e declarar se encontrou ou não desvios com relação aos princípios contábeis fundamentais. Se houver desvios, informa-se quais são eles e quais são suas consequências.
Tipos de Relatórios 
Relatório de controle 
Esses relatórios não visam impressionar a audiência e só têm valor se fornecerem ao pessoal operacional os fatos que necessitam, de forma rápida e compreensível. Deve constar desses relatórios uma comparação entre o desempenho e o padrão e revelar se a situação está melhorando ou piorando.
Os relatórios de controle focalizam os desvios de desempenho em relação ao que foi planejado. A informação de controle deve levar à investigação dos problemas e dificuldades.
Conclusão 
Levando em conta o que foi observado, o relatório administrativo é aplicada numa reunião, muito importante quando se refere a relatar uma ocorrência na fonte de informação (escolas, empresas, auditorios, etc.), deve ser estruturada como uma carta comum ou um memorando, feito pelo resultados correspondentes sem que haja nenhuma desconsideração, desde que o autor tenha os melhores metodos em prática, pois o leitor é o ponto crucial de importancia para o plano. Caso seja de pesquisa, não pode ser considerada como competitivo, deve ser escrita formal, em outros casos, pode ser oral, com linguagem formal ou informal, sendo claro, conciso, tendo afirmações moderado e diferenciar fatos e opiniões, com finalidade de decidir e considerar o que pode ser exigido na interação do conteúdo no relatório.
Questões:
De acordo com o que foi abordado, o que seria um relatório administrativo?
Referente ao plano, como seria a sua estrutura?
Referência
MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental: para cursos de Contabilidade, Economia e Administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais