Buscar

3 AV PARCIAL ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL MOA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Avaiação Parcial: CEL0373
	 
	Aluno(a): MOÁ
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 16/10/2016 16:40:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307965138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional exerce um importante papel na escola . É necessário que ele tenha um olhar atento e, dessa maneira:
		
	 
	atue conjuntamente com os demais profissionais da escola e com a família na busca de instrumento e recursos para a escola trabalhar com a diversidade, bem como realizar uma gestão o mais democrático possível.
	
	garanta a presença de funcionários para ficarem no momento do recreio cuidando das crianças com necessidades especiais, pois elas são incapazes de se relacionar nas brincadeiras com os alunos considerados normais .
	
	participe diariamente de momentos em sala de aula com alunos e professores, para pode avaliar as estratégias utilizadas pelos professores e destacar os docentes mais competentes .
	
	organize palestras com a comunidade escolar para destacar a importância de as famílias assumirem por escrito o compromisso de resolver os problemas de ordem comportamental e de aprendizagem dos seus filhos.
	
	comunique apenas no final de cada ano letivo aos familiares o insucesso escolar das crianças e as dificuldades enfrentadas durante todo o ano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307909330)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Dentre tantas funções e atribuições que o Orientador Educacional possui, talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos mais importantes papéis que esse profissional realiza. Considerando o Orientador Educacional dentro do âmbito escolar, pode-se afirmar que sua postura correta é:
		
	 
	Utilizar-se das reuniões para informar pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
	 
	Utilizar-se das reuniões com pais, para lhes informar apenas os resultados apurados na avaliação de desempenho do aluno.
	
	Efetuar o levantamento de dados estatísticos comparativos a respeito dos alunos de cada turno.
	
	Ficar restrito aos atendimentos às famílias de alunos que apresentam maiores problemas de disciplina, realizados apenas dentro da escola.
	
	Utilizar-se da comunicação aos pais ou responsáveis apenas para discutir questões de indisciplina.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307403985)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA.
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
		
	
	 (  ) O desejo de se adequar aos grupos políticos regionais.
	 
	 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
	
	 ( ) A possibilidade de se tratar a Educação como um problema de ordem social.
	
	   (   ) A defesa de uma educação privada.
	
	(  ) A centralização do ensino.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307892431)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entende-se esta Carta-Documento como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas sendo a atual promulgada em 1988 e única com a participação popular. Esta é a definição de um dos conceitos abaixo. Qual opção apresenta o conceito dessa explicação?
		
	
	Lei de Diretrizes e Bases
	 
	Constituição
	
	Plano Nacional de Educação
	
	Projeto Político Pedagógico
	
	Lei Orgânica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307778266)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A indisciplina é um fenômeno que se manifesta independente da realidade socioeconômica e cultural nos espaços escolares ou em outros, tendo sua origem na motivação diversa. É caracterizada por condutas que se opõem ao ideal de disciplina prevista pela instituição para o desenvolvimento do ato educativo de forma harmoniosa. Assim, podemos afirmar que:
		
	
	Pode-se considerar que se um aluno sentar em uma mesa em dada escola será considerado um ato indisciplinar em todas as escolas.
	 
	A caracterização de um ato como indisciplina está associada à concepção de disciplina de um indivíduo ou dado grupo, variando conforme os valores construídos e instituídos por uma comunidade
	
	A indisciplina deve ser considerada como um ato que necessita ser punido com severidade, para que a escola possa continuar sua rotina de forma harmoniosa.
	
	O tratamento da escola, no tocante à indisciplina, deve ser refletido pela Direção da escola englobando ações relacionadas a posturas dos alunos.
	
	É imprescindível reconhecer que o manejo das questões disciplinares requer alternativas, que apontem para a descoberta dos culpados, com as devidas repreensões.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307778226)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A escola, por muitas vezes, age de maneira autoritária, distanciando sua prática dos reais anseios de todos os envolvidos. Dessa forma, afasta a participação dos responsáveis e que, por sua vez, passam a cobrar ações da escola o que eles mesmos desconhecem. Assinale a alternativa que não representa um meio de atuação da Orientação Escolar com vistas a aproximar a comunicação entre os pais e a comunidade.
		
	
	Palestras com temas específicos.
	 
	Reuniões para solicitar auxílio para compra de materiais para a escola.
	
	Reunião para informar aos pais sobre a frequência e o rendimento.
	
	Uso do espaço escolar para reuniões da própria comunidade.
	
	Encontro para trocas de experiência ou atividades de lazer entre escola e a comunidade.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307892752)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hoje, compete à escola tratar de forma mais critica, muitas questões, possibilitando ao aluno a construção de sua identidade numa cultura democrática e de paz. Tudo isso envolve diretamente o Orientador Educacional como mediador da construção da cultura de Paz. A partir dessa afirmação, qual opção apresenta uma ideia contrária à atuação do Orientador Educacional:
		
	
	tem sua organização e desenvolvimento atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social.
	
	no contexto escolar, não pode ser compreendida de forma isolada, mas estar em sintonia com os demais setores e projetos da escola.
	
	deve levar em conta a globalização como marco de mudança e ao acesso às informações e transformações na sociedade e nas instituições.
	
	compreender que atitudes de intolerância, violência, diferenças e desigualdades e outras que envolvem a convivência necessitam de um olhar atencioso.
	 
	entender que as transformações na sociedade não devem influenciar sua atuação, pois seu papel está intimamente ligado à rotina do aluno na escola.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307293278)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Orientação Educacional, no contexto escolar, não pode ser compreendida de forma isolada, tendo sua organização e desenvolvimento atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social. Um desses aspectos se refere à mudança política e cultural mundial, possibilitando novas posturas quanto o acesso a informação e transformações na sociedade e nas instituições. Este aspecto se denomina:
		
	
	Dialogismo.Etnocentrismo.
	
	Cultura.
	 
	Globalização.
	
	Relativismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307362827)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O atual contexto educacional exige que o orientador, respeitando a relação básica educador−educando, apresente uma competência profissional política e pessoal que o torne capaz de colaborar no conhecimento da realidade concreta dos alunos, ajudando na elaboração participativa da proposta educacional de sua escola. Para isso, ele deve desenvolver, prioritariamente, vários procedimentos.
 
Assinale, na lista abaixo, o único procedimento em que ele NÃO deve se ocupar.
 
		
	
	D) Trabalhar em cooperação com os professores, técnicos e comunidade.
	 
	C) Preocupar-se predominantemente com o ajustamento pessoal de seus alunos.
	
	B) Colaborar ativamente na organização do processo de ensino.
	
	E) Buscar clareza nos objetivos educacionais, elaborados de forma participativa.
	
	A) Conscientizar-se dos condicionamentos externos que podem impedir a aprendizagem do aluno.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307733950)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos papéis mais importantes que o profissional da orientação educacional tenha para realizar. O orientador fora do âmbito escolar terá como postura correta:
		
	
	Ficar restrito somente às famílias daqueles alunos que apresentam os maiores problemas dentro da escola.
	
	Nas visítas familiares, agrupar familiares para uma reunião sobre os problemas dos filhos
	
	Utilizar as visitas às famílias para informar dos resultados e desempenhos dos filhos, relatando o mal desempenho.
	 
	Nas visítas domiciliares, criar um clima de cooperação e participação, que irá gerar condições de um trabalho construtivo e positivo e atrair todos da família para a escola.
	
	Usar da comunicação, apenas, o telefone para modificação das entrevistas com os alunos.

Outros materiais