Buscar

CATALOGO DE CONHECIMENTO CURRICULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CATALOGO DE CONHECIMENTO – CURRICULO TEORIA E PRATICA
*Qual a importância do currículo na profissão do pedagogo?
Resposta:	O que é currículo? O termo é polissêmico e sua concepção abrange o conjunto de atos, experiências, conteúdos, processos de ensino e aprendizado, atividades vivenciadas pelos estudantes sob os auspícios da escola. Para Krug (1956) currículo compreende "todos os meios empregados pela escola a fim de prover aos estudantes oportunidades desejáveis de aprendizagem." Sugiro revisar a aula 1 e conferir, também, a concepção de Moreira e Candau ( 2007) Qual a importância do currículo na profissão do pedagogo? Como profissional especialista em educação o pedagogo deve conhecer o currículo como campo de estudo e investigação. Os pedagogos e professores participam de decisões e delineamentos de propostas curriculares.
*O currículo tem o mesmo sentido do PPP?
Resposta:	O currículo tem o mesmo sentido do PPP? O currículo deve ser articulado ao projeto pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição escolar, portanto mais abrangente. O currículo escolar se expressa nos conhecimentos, nas atividades, nas experiências a serem vivenciadas pelos alunos. O plano global da escola e o currículo devem ser elaborados de modo participativo e ambos expressam opções teórico-pedagógicas e compromissos educacionais.
*Quais os fatores que contribuíram para a concepção de currículo como campo de conhecimento ?
Resposta:	O interesse pelo tema antecede a origem do currículo como campo de conhecimento e objeto de estudo de uma especialização do campo pedagógico. Dentre os principais fatores destacam-se: - contribuições de autores e estudos precursores que possibilitaram a formação de corpo de especialistas sobre currículo; - elaboração de estudos e pesquisas que se sistematizaram as teorias de currículo; - explicitação da disciplina Currículo como componente de estudos nos Cursos de Formação de Docentes de diferentes níveis; -institucionalização de setores especializados na burocracia educacional do Estado, em diferentes níveis da administração do ensino; -surgimento de publicações especializadas e oficiais e -recomendações legais sobre organização de currículo.
*Quais os pontos comuns entre o Modelo Tradicional e Técnico-linear de Ralph Tyler e o movimento denominado Escola Nova. inspirado em John Dewey e outros autores, em relação aos currículos escolares?
Resposta:	Os métodos ativos da Escola Nova e a proposta do modelo de Ralph Tyler têm como pontos comuns a preocupação com atividades que contribuem para "aprender a aprender", a preparação para viver em sociedade e o não-questionamento das desigualdades sociais.
*O que é teoria crítica no campo do currículo?
Resposta:	As teorias críticas consideram que o currículo deve ser uma construção conjunta e de responsabilidade dos atores envolvidos.Levantam questões ideológicas, políticas e sociais.Criticam o modelo de currículo que adota uma linha técnica que valoriza eficiência, racionalidade, a objetividade e produtividade. De acordo com Silva (2001: 17) ¿as teorias críticas de currículo, ao deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, por exemplo, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva. ¿
*O que é teoria crítica?
Resposta:	As teorias críticas consideram que o currículo deve ser uma construção conjunta e de responsabilidade dos atores envolvidos.Levantam questões ideológicas, políticas e sociais.Criticam o modelo de currículo que adota uma linha técnica que valoriza eficiência, racionalidade e produtividade. De acordo com Silva (2001: 17) ¿as teorias críticas de currículo, ao deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, por exemplo, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva. ¿
*Qual a relação entre ideias da filosofia marxista e da sociologia crítica que, também, são consideradas nas teorias de currículo?
Resposta:	No campo do currículo, as teorias críticas e pós-críticas questionam ações educativas que reproduzem a relação de poder, do ponto de vista ideológico, na concepção de Louis Althusser, porque levam a aceitação das estruturas sociais capitalistas existentes como desejáveis.
*O que é interculturallimos?
Resposta:	O interculturalismo busca o diálogo e a interação recíproca entre diferentes culturas, propiciando uma convivência harmoniosa que promove a troca e o respeito às características peculiares de cada cultura, em seus diferentes aspectos, pessoais, etnicos, sociais, religiosos, ecológicos, econômicos, etc.
*Qual a concepção e as críticas do pós-modernismo como referencial que se faz presente em diversos atos e práticas curriculares de algumas instituições escolares?
Resposta:	A concepção de pós-modernismo refere-se ao tempo histórico, que sucede o modernismo em meados do século XX, caracterizando-se por um movimento multifacetado que apresenta críticas aos princípios do modernismo com ideias iluministas de razão, de racionalidade e um modelo único de sujeito, desconsiderando seus aspectos sócio- histórico e cultural.
*O que são os Atos do Currículo?
Resposta:	Podemos utilizar de exemplos para os atos de currículo todos os sujeitos que produzem ações e seus efeitos na escola: a mãe de um aluno da Educação Infantil que solicita satisfações à coordenadora ou à professora sobre o que seu filho está aprendendo; o professor que reflete sobre os assuntos e atividades pertinentes para mediar certo conhecimento eleito como formativo; o formado que questiona a importância do conhecimento proposto pelo currículo como importante para a sua vida; o mais alto especialista que é contratado para fazer e orientar grandes políticas públicas de currículo; o trabalhador que negocia nas tensões das relações capital-trabalho as propostas de formação para o trabalho e a formação profissional; os movimentos sociais que, ao propor conhecimentos para suas formações, protagonizam de forma crítica concepções e implementações curriculares, são todos, absolutamente todos, curriculantes. Eles instituem, portanto atos de currículo, ou seja, do lugar dos seus interesses e posicionalidades produzem atos de currículo. (MACEDO, 2013, p. 30). Para saber mais: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/download/108/215 =) Débora.
*Quais as evidências de ideias vinculadas ao pensamento moderno, que se fazem presentes nas escolas de um tempo denominado pós-moderno?
Resposta:	Dentre as ideias identificadas com as características do pensamento moderno, que também se fazem presentes em muitas escolas do século XXI e em tempos pós-modernos, destacam-se a universalização e padronização de um modelo ideal de aluno; a valorização do conhecimento científico como único critério de verdade e a objetividade aplicada aos processos avaliativos.
*Qual a concepção de currículo por competências?
Resposta:	Na organização do currículo por competências, a equipe escolar valoriza a relação teoria-prática e a articulação entre as várias disciplinas ou componentes curriculares. Além de construir conhecimentos, estudar conteúdos básicos relativos às diferentes áreas do saber é necessário demonstrar saber aplicar, resolvendo situações e mobilizando saberes e habilidades para solucionar problemas. Philippe Perrenoud (2000) explica que competência é a capacidade que uma pessoa tem de mobilizar uma série de recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação ou solucionar. As competências se referem a alguma forma de atuação e por isso o processo de ensino deve articular teoria e prática nas atividades curriculares a serem desenvolvidas. EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS: - Exprimir-se oralmente com correção e clareza usando a terminologia correta. - Produzir textos adequados para relatar experiências, formular dúvidas ou apresentar conclusões. - Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente relacionadosaos contextos sociais, econômicos, científicos ou cotidianos. (Fonte: PCNEM - Parâmetros Curriculares do Ensino Médio - http://portal.mec.gov.br/seb) IMPORTANTE LEMBRAR! Os exames nacionais buscam avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares e as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas, ao longo da educação básica.
*Apenas as políticas públicas de currículo têm importância para a educação.
Resposta:	As políticas públicas oficiais no campo do currículo são expressas na legislação do ensino. Observe que na LDB 9394/96 diversos artigos destacam recomendações sobre organização e componentes curriculares, dentre outros aspectos. Além disso, existem resoluções específicas dos Conselhos de Educação. Ao acessar o portal do MEC, também poderá consultar as Diretrizes Curriculares Nacionais. As políticas públicas através dos documentos norteadores são importantes para definição da parte comum do currículo, contudo cada Estado, cada Município e cada escola devem propor sua parte diferenciada em função de suas peculiaridades regionais, culturais, sociais, etc. Do ponto de vista educacional, as interpretações das equipes de cada localidade, instituição, atores responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação dos currículos, também são relevantes e importantes.
*DE QUE MODO OS CURRÍCULO ESCOLARES PODEM UTILIZAR AS TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação), EM SUA ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA EDUCATIVA?
Resposta:	As tecnologias e possibilidades de mediação no desenvolvimento dos currículos escolares podem ocorrer: - aplicando as novas tecnologias que se fazem presentes na realidade do século XXI para aproximar nativos digitais e imigrantes digitais ¿ sujeitos históricos e culturais. - articulando, dialeticamente, os currículos e as atividades dos cursos EAD com os currículos e atividades dos Cursos Presenciais e - aprimorando os currículos na modalidade EAD, fazendo uso inteligente da máquina para fortalecer a sociedade do conhecimento. A internet possibilitou o surgimento de novos paradigmas de organização curricular como currículo em rede, currículo hipertextual e a educação online.
*QUAL A CONCEPÇÃO DE PLANO CURRICULAR?
Resposta:	O Plano curricular da escola é um documento que expressa: - a intenção pedagógica da escola de modo coerente com as bases filosóficas do PPP; - o modelo de currículo que a equipe pretende desenvolver; - os conteúdos curriculares e suas formas de organização vertical e horizontal distribuídos pelos níveis, ciclos ou anos de escolaridade, que devem ser expressos em seu ¿desenho curricular¿; - a metodologia e seus pressupostos pedagógicos coerentes com as intenções declaradas no projeto escolar. (PPP) e - os procedimentos previstos para avaliar os alunos e a auto avaliação institucional.
*Quais as transformações sociais do mundo contemporâneo que se fazem presentes nas escolas e repercutem no trabalho docente e no desenvolvimento das atividades e atos do currículo escolar?
Resposta:	Importante destacar os estudos de Tedesco e Fanfani (2002) ressaltando alguns aspectos: - novas configurações sociais e familiares; - novas demandas da produção e de mercado de trabalho; - novos desafios da educabilidade face à exclusão social; - evolução das tecnologias da comunicação e da informação; - critérios de recrutamento e seleção e características sociais dos docentes; - características sociais e culturais dos alunos e dos professores. Além disso, lembramos que as diferentes épocas e cenários onde a escola se localiza agregam desafios que afetam o trabalho docente como: - dificuldades de deslocamento dos estudantes. - questões ambientais. - violência urbana e rural. - influência das mídias gerando novos

Outros materiais