INSTITUIÇõES DE SAÚDE Simulado 03
3 pág.

INSTITUIÇõES DE SAÚDE Simulado 03


DisciplinaPsicologia e Instituições de Saúde36 materiais85 seguidores
Pré-visualização1 página
Simulado: SDE0616_SM_201301989142 V.3 
	 Fechar
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 10/10/2014 00:04:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302222572)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que se refere à uma habilidade interpessoal necessária ao gestor hospitalar.
		
	
	Raciocínio abstrato
	
	Empatia
	
	Flexibilidade
	
	Autoconhecimento
	 
	Comunicação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302222566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique, entre as opções abaixo, as capacidades que se caracterizam como nucleares na gestão contemporânea, notadamente quando se considera a necessidade freqüente de gerenciamento de conflitos.
		
	
	autoridade e negociação
	
	centralização e autoridade
	
	autoridade e comunicação
	 
	comunicação e negociação
	
	comunicação e centralização
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302222556)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No gerenciamento de instituições de saúde é de extrema importância se considerar a carga de trabalho que inside sobre os funcionários a fim de se garantir a integridade física e emocional dos mesmos. Esta carga de trabalho refere-se a:
		
	
	ao custo financeiro do trabalho para a empresa
	
	ao peso, em quilos, que um determinado trabalhador pode agüentar diariamente
	 
	ao impacto emocional que o trabalho exerce sobre o trabalhador
	
	ao relacionamento do gestor com cada uma de suas equipes
	
	ao relacionamento mantido pelos profissionais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302222554)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que momento histórico as instituições de saúde começam a tomar o contorno em que se apresentam hoje como locais específicos que concentram o cuidado de pessoas doentes?
		
	
	na modernidade após a criação do SUS
	 
	na idade média através da utilização dos monastérios para tal fim
	
	desde o inicio da história da humanidade
	
	na antiguidade com os cuidados inicias com os doentes
	
	na pós modernidade com o intenso desenvolvimento tecnológico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302222561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique, dentre as opções abaixo, a influência da organização científica do trabalho na área da saúde.
		
	
	Desenvolvimento de equipes transdisciplinares no cotidiano de trabalho das instituições de saúde.
	
	Forte trabalho conjunto favorecendo à comunicação e integração dos profissionais.
	 
	Desenvolvimento das especializações, caracterizadas como um trabalho técnico e estratificado.
	
	Integração dos serviços profissionais e científicos aos serviços religiosos prestados nas instituições de saúde.
	
	Ênfase no trabalho integral do profissional que acompanharia na íntegra o atendimento ao paciente.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302222560)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os contornos do hospital geral, como hoje o conhecemos, foi impulsionado por quatro elementos principais, a saber:
		
	
	Desenvolvimento do capitalismo, desenvolvimento da medicina, desenvolvimento da religião e desenvolvimento social dos países.
	
	Desenvolvimento econômico, desenvolvimento do socialismo ligado à saúde, aparecimento de novos profissionais na área, melhoria da comunicação profissional.
	 
	Desenvolvimento da medicina, aproveitamento dos recursos disponíveis, redefinição de seu perfil institucional e atribuição de suas funções terapêuticas
	
	Desenvolvimento do capitalismo; inclusão de novos profissionais ao quadro funcional do hospital; injeção de recursos financeiros, inclusão social dos profissionais da saúde.
	
	Desenvolvimento social dos países do terceiro mundo, grande injeção financeira em pesquisas, melhoria da comunicação dos profissionais, desenvolvimento da estrutura dos hospitais.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302222555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estratificação funcional que pode ser observada nas instituições de saúde recebem forte influência de qual de qual movimento?
		
	
	cristianismo
	 
	organização científica do trabalho
	
	revolução industrial
	
	modernidade
	
	idade média
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302222567)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que podemos afirmar que a conjugação da satisfação pessoal e da satisfação pessoal deve ser um objetivo freqüente da gestão uma vez que reverte em ganhos para a própria instituição?
		
	
	O nível de produtividade pessoal e de equipe é fortemente correlacionado com a formação acadêmica do profissional não mantendo relação com os níveis de satisfação laboral.
	
	A satisfação do trabalhador é um objetivo conguente com a administração contemporânea tratando-se de uma questão ética no gerenciamento das instituições de saúde.
	
	A satisfação pessoal e profissional do trabalhador é um objetivo em todos os segmentos do mundo do trabalho e, consequentemente, também das instituições de saúde.
	 
	A satisfação do trabalhador e a conseqüente melhoria da qualidade de vida do mesmo apresenta reflexos positivos sobre a qualidade de se trabalho e sua produtividade.
	
	Não há nenhuma relação comprovada entre satisfação pessoal e profissional do trabalhador e sua produtividades nos postos de trabalho por ele ocupados nas instituições.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302222491)
	
	A que devemos a forte estratificação funcional que pode ser observada hoje nas instituições de saúde, sendo, inclusive, fonte de muitos problemas?
		
	
Sua Resposta: Historicamente pode-se observar que os cuidados em saúde não possuíam estratificação funcional até o advento da organização científica do trabalho que iniciou a divisão do trabalho em diversas categorias complementares, resultando na forma como conhecemos hoje em dia.
	
Compare com a sua resposta: Historicamente pode-se observar que os cuidados em saúde não possuíam estratificação funcional até o advento da organização científica do trabalho que iniciou a divisão do trabalho em diversas categorias complementares, resultando na forma como conhecemos hoje em dia.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302222490)
	
	Em que momento histórico as instituições de saúde começam a tomar o contorno em que se apresentam hoje como locais específicos que concentram o cuidado de pessoas doentes?
		
	
Sua Resposta: As instituições de saúde começam a se apresentar com uma estrutura semelhante que possuem na atualidade a partir da idade média quando os monastérios eram utilizados para o tratamento e até mesmo para a exclusão social dos doentes, diminuindo progressivamente o cuidado doméstico dos enfermos iniciando a institucionalização de tal cuidado.
	
Compare com a sua resposta: As instituições de saúde começam a se apresentar com uma estrutura semelhante a que possuem na atualidade a partir da idade médias quando os monastérios eram utilizados para o tratamentos e até mesmo para a exclusão social dos doentes, diminuindo progressivamente o cuidado doméstico dos enfermos e iniciando a institucionalização de tal cuidado.