Exerecício
3 pág.

Exerecício


DisciplinaComposição dos Alimentos2.595 materiais69.369 seguidores
Pré-visualização1 página
Turma 2NUN \u2013 COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS.
Exercícios para estudar.
Marque a resposta certa.
A vitamina E apresenta um função fundamental no processo de proteção de membranas celulares contra radicais livres. Os tocoferóis são encontrados principalmente em:
Folhas
Bananas
Germe
Farelo 
Batata
O regime alimentar deve ser completo na sua composição, para oferecer ao organismo, que é uma unidade indivisível, todas as substancias que integram. Marque a resposta certa:
Lei da adequação
Lei da Harmonia
Lei da quantidade
Lei da alimentação saudável
Lei da qualidade
Alguns alimentos possuem nutrientes e outras substancias que exercem função terapêutica. O licopeno é uma dessas substancias. Com relação a sua função terapêutica é correto afirmar que:
O licopeno está presente nas frutas mamão e manga e previne doenças de pele.
O licopeno está presente na melancia e previne o câncer de próstata e é um antioxidante.
O licopeno está presente nas frutas mamão e manga, previne o câncer de próstata e é um antioxidante.
O licopeno está presente na melancia e previne doenças de pele doenças de pele.
Apenas a opção a está correta
Apenas a opção b está correta
Apenas a opção c está correta
Apenas a opção d está correta
Nenhuma das opções está correta
Sobre as vitaminas do complexo B, avalie as afirmativas abaixo:
A riboflavina conhecida como vitamina B2 atua no metabolismo dos macro nutrientes e sua deficiência causa má formação do colágeno, podendo causar queilose, estomatite e glossite.
A tiamina é essencial para o metabolismo dos carboidratos e sua deficiência causa uma síndrome chamada beribéri, cereais integrais e sementes oleaginosas são boas fontes alimentares.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, hidrossolúvel, instável ao calore sua deficiência causa o escorbuto.
A priridoxina possui um papel primário no metabolismo das proteínas e os efeitos de sua deficiência são parecidos aos da deficiência das vitaminas B2 e B3.
É correto apenas o que se afirma em:
1,2 e 4.
2,3 e 4
1,2 e 3
1 e 2
3 e 4.
A legislação brasileira define alimentação funcional ou alegação de propriedade funcional como \u201cé aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico o nutriente e o não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano\u201d. Assinale a alternativa correta em relação aos alimentos funcionais.
Os flavonoides apresentam função antioxidante e estão presentes na soja e outros cereais. 
O tomate, a melancia e a goiaba vermelha são fonte de licopeno, um potente oxidante que inibe a formação de ateromas.
O gingerol encontrado no gengibre é considerado protetor contra doenças cardiovasculares por reduzir a concentração de colesterol sérico e a pressão sanguínea.
As bactérias benéficas, \u201cprebiótica\u201d, encontradas em leites fermentados aumentam a resistência a infecções impedindo a colonização por bactérias patogênicas.
Em relação as vitaminas, identifique as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A vitamina K tem papel importante como antioxidante, atuando na defesa do organismo contra os radicais livres e retardando o processo do envelhecimento. 
( ) Ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, tem como função manter a normalidade das substancias intercelulares do corpo. A sua deficiência produz a incapacidade de cicatrização dos ferimentos, de atuar como antioxidante e de converter o ferro não heme em ferro heme, entre outras funções.
( ) A vitamina A, está relacionada com a integridade do epitélio germinativo do sistema reprodutor masculino e sua deficiência pode levar a esterilidade.
( ) a vitamina D, promove a reabsorção de cálcio pelo tubo digestivo, sem as quantidades adequadas dessa vitamina, os ossos ficam descalcificados, podendo levar ao quadro de raquitismo ou quadro de osteoporose.
( ) A vitamina E, é necessária na formação de protombina e de vários outros fatores de coagulação.
Com o conhecimento adquirido na disciplina composição dos alimentos, explique porque o nutricionista utiliza na sua prática profissional as tabelas de composição e as listas de substituição de alimentos?
Cada proteína apresenta uma única estrutura, porém pode-se verificar moléculas maiores (proteína intacta) ou menores (aminoácidos ou peptídeos). Aponte uma característica de diferenciação do aminoácido e do peptídeo.
De manhã leite achocolatado e biscoito recheado. Bife com batatas fritas e refrigerante no almoço, salgadinhos, balas e chicletes o dia inteiro, e para encerrar o dia, pizza de calabresa e um sundae de sobremesa. Essa dieta é a responsável pelo quadro absurdo que uma nutricionista se deparou ao fazer um detalhado estudo com crianças obesas: Dos 102 meninos e meninas examinados por ela 93% já apresentavam alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos e 49% estavam mais de 160% acima do peso ideal. Responda os itens de 1 a 2, relativos a dieta básica ingeridas pelas crianças. 
Explique como podemos reverter esse quadro e melhorar a dieta dessas crianças através da alimentação racional.
O consumo das porções diárias de alimentos que compõem a pirâmide alimentar vai garantir a presença de nutrientes importantes e que devem ser consumidos diariamente. Comente a orientação nutricional que você adotaria, utilizando o conceito, a distribuição dos alimentos e as porções descritas na pirâmide alimentar brasileira.
Segundo a OMS \u2013 Recomendação internacional, a proporção ideal de ácido graxos ômega 3 e ômega 6, deve ser de 1:5 até 1:10. Baseado nessa afirmativa desenvolva as seguintes questões:
Explique o que é ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 e os seus benefícios.
Por que esse órgão está tão preocupado com a proporção ideal de ácido graxo ômega 3 3 ômega 6?
Cite 3 alimentos que sejam fontes de ácido graxo ômega 3 e ômega 6.
Sabrina
Sabrina fez um comentário
gabarito?
0 aprovações
Daiane
Daiane fez um comentário
o gabarito?
6 aprovações
Joelma
Joelma fez um comentário
adorei o exercicio!
0 aprovações
Carregar mais