Buscar

Aula_08 - Max Weber e a Sociologia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Prof. Mauro Leão
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Aula 8
*
Aula 8
*
A história humana, segundo Max Weber, poderia ser definida como um processo crescente de racionalização das relações sociais. O agir em sociedade pressupõe determinadas normas, que se enraízam, institucionalizam e em seguida assumem a forma de leis. 
Para explicar este movimento Weber constrói novamente uma tipologia, num sentido ideal, destinada analisar as diferentes formas de dominação legítima. 
Aula 8
*
Baseada nas tradições e mais diretamente relacionadas às monarquias absolutistas do período conhecido como Idade Moderna. 
Aula 8
Dom Pedro II
*
Nestes casos a legitimidade se baseia no carisma do líder. Esta forma de dominação se apresenta, geralmente, em períodos de ruptura institucional. 
Aula 8
*
Relacionada ao Estado de Direito e a presença de uma burocracia em termos administrativos,cujo princípio de legitimidade se baseia na racionalidade e nas disposições legais. 
Aula 8
*
É neste momento que a sociologia weberiana atribui um significado relevante para as práticas de educação. Para Weber a educação é o modo pelo qual os indivíduos são preparados para exercer funções, relacionadas à nova realidade caracterizada pela racionalização da vida, tanto na administração do aparelho de estado, quanto nas empresas capitalistas. 
Aula 8
*
Aula 8
*
A pedagogia do cultivo teria como objetivo educar o indivíduo e prepará-lo culturalmente para a camada social em que vive, desenvolvendo nele certas formas de reflexividade, com vistas ao comportamento social. Esta prática pode ser comparada à educação humanista do Ocidente, assumindo a característica de uma “qualificação cultural” no sentido de uma educação de caráter abrangente.
Aula 8
*
 
Aula 8
*
A racionalização da vida social e a crescente burocratização do Estado moderno, fez com que a educação deixasse gradualmente de ter como objetivo a “qualidade da posição do homem na vida” e passasse a se constituir num projeto especializado com o objetivo de formar peritos e especialistas, com vistas ao mercado de trabalho. 
Aula 8
*
Para Weber, a pedagogia do treinamento, imposta pela racionalidade da sociedade capitalista, se apresentava como um forte obstáculo ao desenvolvimento do talento e da própria realização pessoal dos homens, de um modo geral. Uma racionalidade que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento e seria destinada apenas a obtenção de poder e dinheiro. 
Aula 8
*
ACESSEM:
Gonzalez, Wania R.C. A educação à luz da sociologia weberiana. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/25/minicurso/educacaoteoriaweberiana.doc
Aula 7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais