Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o depoimento de uma professora sobre sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
“Eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento? [...]. Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/inclusaoednealaeda.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
A autora do livro-base Fundamentos para Educação Especial também aponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são elas?
Nota: 16.0
	Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação.
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos (p. 196).
Resposta:As quatros dificuldades que são enfrentadas pelos professores no processo de inclusão são: o despreparo para se relacionar e ensinar os alunos com deficiências ou alunos especiais, falta de conhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas para estes alunos, insegurança no estabelecimento de ensino de interações cotidianas mais elementares como aproximação e comunicação, ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento e desenvolvimento desses alunos.
Questão 2/5
Leia a citação abaixo:
“O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=3>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base na teoria de Vygotsky apresentada no livro-base Fundamentos para Educação Especial, conceitue Zona de Desenvolvimento Proximal.
Nota: 20.0
	: “Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real, o que se sabe, determinado pela capacidade de resolver independente um problema, e o nível de desenvolvimento próximo, o que se pode chegar a saber, determinado por meio da resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outra criança mais capaz” (p. 171).
Resposta:O conceito de Zona de Desenvolvimento proximal para Vygotsky é tirar vantagens da diferença e apostar no potencial de cada aluno pois ninguém é igual a ninguém e cada um tem habilidade e facilidade em aprender de maneira particular assim devemos observar cada um para identificar a melhor forma para que haja um melhor desenvolvimento.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 92.
Tendo como base o livro Ética empresarial na prática, analise a citação acima, explicando a ideia de como a moralidade é assimilada pelos indivíduos
Nota: 20.0
	A moralidade é assumida pela consciência individual (autônoma), ou seja, as normas morais são incorporadas pelos indivíduos por adesão íntima, conforme os padrões da sociedade em que vive e foi educado. Assim, os fenômenos morais são interpretados conforme a realidade cultural de cada indivíduo (ALENCASTRO, p. 46).
Resposta:A moralidade é sempre assumida pela consciência individual ou autônoma, as normas morais são incorporadas pelo indivíduo por adesão intima. Já que as normas morais tem sua sensão estabelecidas através ou a partir de uma pressão social e pode variar de sociedade para sociedade. A estrutura de cada indivíduo que orientará cada ação e o comportamento dele assim tomada em diversas situações que é influenciada pelos valores da cultura que ele assim pertence.
Questão 4/5
Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 138.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
	Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p. 139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
Resposta:Uma criança cega desde o seu nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e escrever a escrita em braile, mas para isso precisa de um material própio e de um apoio especializado. Um aluno que troca os fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estrategias para perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para assim poder superar essa dificuldade. Algumas dessas necessidades podem ser temporárias ou permanentes dependendo das situações ou das circunstancias que assim ocorreram.
Questão 5/5
Leia o trecho a seguir:
“Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir de tal modo, é porque (ao menos teoricamente) também podemos não agir deste modo. Isto é: se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer, somos capazes de desobedecer à norma ou ao preceito. Também não tem sentido falar de responsabilidade, palavra que deriva de resposta, se o condicionamento ou o determinismo é tão completo que a resposta aparece como mecânica ou automática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 48-49.
Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, explique o que nos leva a agir moralmente.
Nota: 20.0
	A norma moral nos diz como agir, mas podemos escolher não agir de determinada forma. O que nos leva a agir moralmente é a nossa apropriação dos valores sociais sobre o que é certo e errado, que acaba sendo incorporado e interpretado pela razão e servem de bússola para a tomada de decisões éticas. (ALENCASTRO, p. 51).
Resposta:A norma nos leva a agir moralmente é fato de que se trata da própia vida, pois a ética esta sempre aplicada em nosso dia a dia como no trabalho, na escola, na família entre outros, se nós agimos moralmente
conseguimos viver bem, em harmonia com todos que nos ceram ou que possuímos contato ou convivência, com respeito ao próximo e referindo-se a boa conduta humana. A norma noz diz que podemos agir com o bem ou com o mal e assim nos leva a nossa apropriação dos valores sociais, devemos ver os registros que possuímos sobre o que é certo ou errado ou bem ou mal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais