Buscar

contabilidade geral pol05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
De acordo com o Guia de Estudos da aula 04: “No eterno dilema entre regimes de competência e de caixa, o correto reconhecimento do conjunto “Receitas e Despesas”. A esta altura, já entende-se a relevância do regime de competência e sua relação com o fato gerador, independente da realização financeira. ”
A empresa elaborou a folha de pagamento de pessoal da área administrativa com salários no montante de R$ 30.000,00. É de 34% a alíquota total da Previdência, sendo 11% da parte dos empregados e 23% da parte patronal.
Demonstre o lançamento a ser efetuado na contabilização da provisão  dos encargos da empresa com a Previdência. :
Nota: 0.0
	Lançamento
D – Despesas com previdências....................10.200,00
C – Contribuição a Recolher...........................10.200,00
Aqui seguiremos o princípio da competência, primeiramente reconhecendo a despesas com previdência da competência, depois registrando no passivo a obrigação com este encargo.
Resposta:
Questão 2/5
 De acordo com o Guia de Estudo da Aula 03: “Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 19.1), depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Para Favero, Hamilton, Souza e Takakura (1997), falar em depreciação é falar sobre o “reconhecimento da perda ou diminuição da capacidade de geração de caixa dos bens”.
Determinada indústria mantém um controle individual de seu imobilizado.
Em 31.12.2001 os saldos das contas no Balanço Patrimonial eram os seguintes:
As máquinas foram utilizadas em três turnos de 8 horas, em todo o período de 2002. A empresa adota o método das quotas constantes de depreciação, sendo sua vida útil de 10 anos. Considerando-se que o coeficiente adotado é de dois para três turnos de 8 horas. Demonstre o cálculo que determina  o valor da depreciação no período, de tais máquinas, a ser contabilizado pela empresa.
Nota: 0.0
	R$ - 21.310,00
No caso de depreciação normal a taxa de 10%, neste caso se usar o coeficiente 2,0 - para turno de 8 horas de operação, então será de 20%, aplicar sobre o valor dos bens,
106.550,00 *20%. = 21.310,00
Resposta:
Questão 3/5
“Reservas são práticas contábeis legais, da mesma forma que as provisões, porém sua natureza é distinta. Ela pode ser considerada como uma “poupança”, a qual a empresa antes da distribuição de lucros prevê possíveis gastos e, então, reserva um valor para estes prováveis gastos. ”
A constituição da reserva legal e obrigatória somente para sociedade por ações, antes de qualquer outra destinação. Descreva as duas situações em que a constituição dessa reserva deixa ser obrigatória.
Nota: 0.0
	Quando o montante da reserva Legal atingir 20% do capital Social, e quando o montante da reserva legal acrescido do montante de Reservas de capital atingir 30% do capital social.
 
Explicação.
Esta modalidade, conforme Lei 6.404/76 deverá ser composta por 5% do lucro do exercício, a qual não pode exceder 20% do Capital Social da Empresa. A mesma, poderá deixar de constituir esta reserva caso o montante entre o saldo desta reserva acrescido da reserva de capital exceder 30% do Capital Social. Sua principal finalidade é assegurar a integridade do capital social, e sua utilização é restrita a compensação de prejuízos ou aumento do capital.
Resposta:
Questão 4/5
“Reservas são práticas contábeis legais, da mesma forma que as provisões, porém sua natureza é distinta. Ela pode ser considerada como uma “poupança”, a qual a empresa antes da distribuição de lucros prevê possíveis gastos e, então, reserva um valor para estes prováveis gastos. ”
O artigo 195 da Lei no. 6404/76, traz o seguinte texto:
“A Assembleia Geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado”,
Diante desta contextualização descreva a reserva de contingência?
Nota: 0.0
	A contingência representa uma situação de risco já existente, que poderá ou não se caracterizar como perda ou ganho para a empresa em decorrência de eventos futuros.
A reserva de contingência refere-se à expectativa sobre evento( incerto) de perda ou ganho de capital.
Resposta:
Questão 5/5
De acordo com o Guia de Estudo: “Quando estudamos o dinâmico universo contábil, podemos notar que a exigibilidade de constante atualização do saber a cada dia torna-se um diferencial no cenário econômico. Isto acontece devido as recentes alterações nas normativas que regem este labor. ”
 
Os critérios de avaliação do ativo estão previstos no art.183, da Lei no.6.404/76, com redação dada pela lei no. 11.638, de 2007, e pela lei n 11.941, de 2009, desta forma, “ Descreva o que significa Reavaliação dos Ativos”?
Gabarito
Nota: 0.0
	A Reavaliação de Ativos representa o procedimento contábil que visa, de uma forma direta, atualizar o valor de um ativo, na relação do valor contábil e seu valor de mercado, porém esta atualização não é uma simples correção monetária, e envolve avaliação técnica do bem. Podemos entender melhor este assunto ao iniciar o estudo por meio da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976 na Lei nº 11.638/2007. 
Resposta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais