Buscar

AV2 Homen Cultura e Sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) 
Herdamos as discriminações raciais da Europa antiga e medieval, baseada nos fatores religiosos, políticos, de nacionalidade, de cultura e de diferenças raciais que passaram a ser utilizadas para classificar os seres humanos. Essa fórmula de racismo europeu, distingue os tipos físicos, a pele escura, os negros e os não europeus, sendo considerados inferiores. Somente aqueles de pele alva, os brancos, são considerados como raça superior. Justificando dessa forma o domínio colonial e a exploração européia sobre os outros povos. Estudos demonstram que é no século XIX que a ideologia racial ganha grande força e justifica a exploração dos europeus sobre os povos diferentes. Dessa forma,assinale a afirmação que complementa o enunciado.
Alternativas:
	a) 
A história e a cultura brasileira foi marcada por concepções eurocêntricas de preconceito racial e discriminações raciais, criando um círculo vicioso que inferiorizou e excluiu a população negra do acesso aos bens sociais, culturais, econômicos e políticos. 
Alternativa assinalada 
	b) 
Historicamente as manifestações afrodescendentes não reconhecem como violência o processo de colonização europeu, pois entendem que os acontecimentos políticos da colonização, isto é, os europeus estavam melhor organizados para impulsionar o desenvolvimento das sociedades africanas e a submissão se deu de forma pacífica.
	c) 
Apesar de historicamente os negros e africanos terem se submetidos aos europeus brancos e o próprio processo de escravidão, há de se reconhecer o incentivo dado pelos europeus em suas colônias para o branqueamento e a mestiçagem, sendo esse fator de muito importante para o desenvolvimento da Africa e do Brasil.
	d) 
Entende-se que a discriminação racial é um processo natural biológico, fisiológico, datado antes mesmo da modernidade no século XIX e foi explicada pela teoria da seleção natual, procurando explicar que na sociedade humano existem grupos fortes e outros fracos. 
2) 
A miscigenação no Brasil aparece como uma ideologia, que passaria a resolver todos os problemas etnicoracial , possibilitando a construção de uma sociedade mais competitiva, visto que o pais, foi considerado durante a colonização, fadado ao atraso e a pobreza, segundo algumas teorias científicas raciais. Por isso, a construção de um ideal de branqueamento. Analise as asserções abaixo:
I - A tese do branqueamento reside a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros. O branco, sendo uma raça superior, seria predominante sobre a negra, garantindo a melhoria genética da prole.
II-A teoria do branqueamento foi de tal forma imposta que os próprios negros passaram a ter vergonha de si mesmo desprezando suas origens.
III-O fato de ser negro ou branco europeu no Brasil, trouxe como conseguencia estigmas negativos frente aos europeus que tinham muito mais privilégios. 
IV- O espaço do mulato era um pouco melhor do que o do negro porque de alguma forma possuía um pouquinho da genética do branco e isso dava a ele o estatuto de superior aos negros e a condição de ser inferior aos brancos.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
	a) 
As asserções I-II-III estão corretas e a asserção IV incorreta
	b) 
As asserções II – III –IV estão corretas e a asserção I incorreta
	c) 
As asserções III e IV estão corretas e as asserções I e II incorretas
	d) 
As asserções I-II-IV estão corretas e a asserção III incorreta.
Alternativa assinalada 
3) 
Muitas são as polêmicas que envolvem as cotas raciais no Brasil. Alguns acreditam que é um privilégio aos negros e que reforça a própria discriminação. Contudo, já existe lei fundamentada nas ações afirmativas que reconhecem o direito à diferença de tratamento legal para grupos que foram discriminados negativamente, sendo desfavorecidos na sociedade brasileira. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta alguns dos benefícios defendidos na Lei 10639 sobre a questão do preconceito racial e discriminação cultural negra e resistência social.
	
Alternativas:
	a) 
A lei resolve restituir aos negros do Brasil que comprovem suas descendências africanas, terras e títulos, reconhecendo a exploração colonial.
	b) 
A lei torna obrigatório a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, instituindo também a data de 20 de novembro no calendário escolar, como dia da consciência negra
Alternativa assinalada 
	c) 
A lei obriga Portugal, Espanha e Inglaterra a indenizarem os negros brasileiros com descendencias de escravos à 70 mil euros.
	d) 
A lei torna obrigatório aos negros, mulatos e quase brancos a se manifestarem frente ao racismo e a discriminação, promovendo dias culturais como o dia de Zumbi dos Palmares, o dia da negritude africana da Banhia, dia do Negro e do Mulato sulista etc.
4) 
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Lino Gomes, afirmou, em recente entrevista que " considera as políticas afirmativas – como a inclusão de cotas para o ingresso de negros em universidades federais e no serviço público – fundamentais para correção de desigualdades históricas no Brasil. Para a ministra essas políticas têm o potencial, de no médio e longo prazo, mudar o perfil da sociedade brasileira, tornando-a realmente justa e democrática." (Leia a matéria completa em:Cotas têm o potencial de mudar o perfil da sociedade brasileira, afirma Nilma Lino Gomes - Geledés). A partir dessa afirmação, pode se compreender que as ações afirmativas são
Alternativas:
	a) 
As ações afirmativas são ações e bandeiras defendidas por políticos de esquerda, que procuram com suas politicagem ideológica angariar votos de movimentos sociais distintos, tais como os negros, índios e as mulheres.
	b) 
As ações afirmativas são políticas públicas orquestradas pelos movimentos sociais e tem como função atender as demandas econômicas, políticas, sociais e culturais de pequenos grupos.
	c) 
Um conjunto de políticas públicas e privadas que tem caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebida e pensada com vistas ao combate à discriminação de raça, gênero etc., buscando corrigir efeitos presentes da discriminação praticada no passado.
Alternativa assinalada 
	d) 
As ações afirmativas são ações voltadas à minoria brasileira, não se tornou lei ainda, pois, sofre discriminação dos políticos que defendem o grande capital econômico.
5) 
Leia atentamente os proposições textuais:
I-"A simples negligência de problemas culturais, étnicos e raciais numa sociedade nacional tão heterogênea indica que o impulso para a preservação da desigualdade é mais poderoso que o impulso oposto, na direção da igualdade crescente. [...] Nenhuma democracia será possível se tivermos uma linguagem "aberta" e um comportamento "fechado". retirado das ideias de Florestan Fernandes, (2008, p. 161-162, grifos do autor).
II-Muitos foram os casos denunciados no ano de 2014 sobre o racismo no futebol brasileiro, reascendendo debates sobre a discriminação racial no Brasil e principalmente no espaço do futebol que sempre tentou transparecer um esporte de igualdades e de inclusões, pois reuni milhares de pessoas em torno de um mesmo símbolo," o time –, mas que, às vezes, parece reforçar diferenças e preconceitos.
A partir dos fragmentos assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) 
As proposições I e II tratam de assuntos diferentes, sendo que a I recebe um tratamento científico e leva-nos ao conceito de democracia racial e a II proposição a um comportamento limitado e não universalizante.
	b) 
A proposição I de Florestan Fernandes discorre sobre a democracia racial brasileira, deixando evidente que a cultura do nosso pais é hipócrita, pensa em ser democrática, mas não passa de oligárquica. E a proposição II faz crítica ao futebol, que é um esporte predominantemente de negros.
	c) 
As proposições I e II tratam da
discriminação histórica racial existente na sociedade brasileira que está enraizada na cultura e nas estruturas social.
Alternativa assinalada 
	d) 
Ambas as proposições falam sobre o racismo no Brasil, contudo, a II não pode ser pensada como formas de preconceito, visto que no calor da competição tudo vale, até mesmo minimizar a importância de um jogador, colocando-o como uma raça inferior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais