Buscar

Fund da gestão comp.empree. apol 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Em 1916 Henri Fayol lança seu livro "Administration Industrielle et Générale";  nele  faz uma análise da administração e suas funções
Análise abaixo, e assinale quais sãos as funções do administrador, segundo Fayol:
	
	A
	análise, direção, coordenação, comando e controle
	
	B
	previsão, organização, comando, coordenação, controle
Você acertou!
Para Henri Fayol, os cinco elementos primários da administração são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
	
	C
	investigação, direção, coordenação, comando e controle
	
	D
	planejamento, organização, direção, comando e controle
	
	E
	planejamento, organização, liderança, comando e controle
Questão 2/5
Fonte: https://endeavor.org.br/15-definicoes-de-empreendedorismo/
As definições acima remetem a uma percepção de que:
I - O empreendedor é uma pessoa que gosta de ação, de transformação e de inovação. Seu perfil exige que ele faça tudo isso com muita fé, determinação e sem temer o fracasso.
PORQUE
II - O fato de não se alcançar o sucesso é questão secundária na ação do empreendedor. Sua percepção perante o risco, o erro e o fracasso deixam de ser relevantes à medida que sua fé na busca do objetivo o remete obstinadamente à ação.
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
	
	A
	Ambas estão corretas, mas a segunda não explica a primeira
	
	B
	Ambas estão corretas e a segunda complementa a primeira
	
	C
	A primeira está correta e a segunda é errada
Você acertou!
Há uma grande diferença entre temer o fracasso e respeitá-lo. O empreendedor é consciente da probabilidade de fracassar em sua ação e por isso, busca minimizar o risco disto acontecer. Mas não se pode dizer que com isso ele está deixando de achar relevante a questão do fracasso, erro e o risco envolvido. Ele teme o fracasso – inclusive uma das definições de empreender é “sentir apreensões” -, mas planeja e se organiza para minimizá-lo caso aconteça e isso não é algo secundário ou ao qual ele não se está dando relevância. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	D
	A primeira está correta, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira
	
	E
	Ambas são incorretas
Questão 3/5
Tomando como base o seguinte recorte da pesquisa realizada pelo SEBRAE:
 
SEBRAE:  SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS NO BRASIL
Tomando como referência as empresas brasileiras constituídas em 2007, e as informações sobre estas empresas disponíveis na SRF até 2010, a taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de atividade foi de 75,6%. Essa taxa foi superior à taxa calculada para as empresas nascidas em 2006 (75,1%) e nascidas em 2005 (73,6%).
Como a taxa de mortalidade é complementar à da sobrevivência, pode-se dizer que a taxa de mortalidade de empresas com até 2 anos caiu de 26,4% (nascidas em 2005) para 24,9% (nascidas em 2006) e para 24,4% (nascidas em 2007), conforme exposto no Gráfico 2.
Fonte: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf
 
Considerando o texto e gráfico acima, podemos afirmar que:
I – A queda de mortalidade de empresas está acontecendo em virtude da redução do número de aberturas de novas empresas no Brasil.
II – Esse resultado deve ser visto como positivo, porém é importante que seja bem observado seu contexto em termos geográficos e de áreas de atuação.
III – Os ganhos obtidos nos últimos anos são ainda marginais se considerar que esse patamar de mortalidade ainda está muito elevado.
IV – A taxa de mortalidade apresentada é basicamente formada por iniciativas de empreendedores por necessidade.
Na sequência, marque a alternativa correta:
	
	A
	I e III são falsas
	
	B
	III e IV são falsas
	
	C
	II e III são falsas
	
	D
	I e IV são falsas
Você acertou!
Considerando apenas o recorte apresentado, não é possível validar a afirmação que alega redução do número de abertura de empresas no Brasil e também de se vincular os fracassos ao fato dos empreendedores serem por necessidade. Apenas as afirmações II e III podem ser confirmadas pelo texto já que pode haver variações interessantes nesses números se avaliarmos por região geográfica ou área de atuação e que o patamar de fracasso de uma em cada quatro empresas novas é algo indesejado. O ideal é um índice bem mais baixo de fechamento de empresas.
	
	E
	I, II e III são verdadeiras
Questão 4/5
Segundo Weber existe uma convenção de regras sociais que orientam e dirigem o comportamento das pessoas. E ainda, segundo ele, as organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas
Assinale a alternativa que está alinhada ao conceito:
	
	A
	Divisão do trabalho
	
	B
	Eficácia
	
	C
	Autoridade
	
	D
	Eficiência
	
	E
	Racionalidade
Você acertou!
A racionalidade é uma convenção de regras sociais que orientam e dirigem o comportamento das pessoas. As organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas
Questão 5/5
Tomando como base o seguinte recorte do artigo “Eu sou criativo?” de RECINELLA(2011), publicado na Administradores.com.br:
“O maior obstáculo para a criatividade é acharmos que não somos criativos. Testes de criatividade realizados pelo Dr. Calvin Taylor, da Utah University, apresentados no livro "Ponto de Ruptura e Transformação" do Dr. George Land, indicam uma realidade impressionante. Oito tipos de testes aplicados num universo de aproximadamente 1.600 indivíduos avaliados em diferentes fases de vida evidenciaram o seguinte: 98% de um grupo de crianças, cuja idade se situava entre três e cinco anos, apresentaram desempenho de criatividade correspondente à genialidade; 32% das crianças entre oito e dez anos possuíam grau de gênio; apenas 10% entre treze e quinze anos ainda permaneciam "gênios"; e, finalmente, restou apenas 2% dos jovens adultos acima de vinte e cinco anos com essas habilidades ativadas. De alguma estranha forma, parece que as crianças aprendem a não ser criativas”.
Considerando o texto acima, podemos afirmar que:
I – Quanto mais aprendemos em nossa educação escolar, menos criativos ficamos.
II – O processo de amadurecimento pelo qual passamos nos remete a padrões de comportamento e percepção que não são elementos que ajudam na manutenção e melhoria de nossa criatividade
III – O adulto é naturalmente menos criativo. Faz parte do processo de se tornar um adulto normal e produtivo o fato de deixar de ser criativo.
IV – Os hormônios liberados a contar da adolescência se tornam verdadeiros exterminadores da criatividade canalizando a atenção, vontade e potencialidade dos jovens em direções opostas às da criatividade.
Marque a alternativa correta:
	
	A
	I e III são falsas
	
	B
	III e IV são falsas
Você acertou!
As duas primeiras afirmações tem fundamento. O processo de educação tanto formal como informal são fatores de enrijecimento de nosso potencial criativo. Também podemos dizer que o fato de nos tornarmos adultos nos remete a sermos maiores cumpridores de normas, regras, padrões e comportamentos, nos tornando menos questionadores, menos curiosos e resignados em relação a questões que em nossa infância tínhamos reações bem diferentes em virtude de nosso espírito criativo.
Considerando o recorte apresentado e o que foi visto no tema, não podemos dizer que o adulto é “naturalmente” menos criativo. O natural do ser humano é ser criativo. O adulto que perde acesso a sua essência e verdade criativa deixa de ser um ser humano normal.  Somos adultos artificialmente desprovidos de criatividade. Prova disso é que se fizermos um esforço de superar nossos bloqueios mentais que nos afastam de nossa essência criativa, nós voltamos a ser criativos. A quarta afirmativa é desprovida de sentido já que não há como relacionar hormônios da adolescência com as causas de perda de nossa criatividade. Portanto, a resposta certa é aquela que aponta serem falsas as afirmações 3 e 4.
	
	C
	II e III são falsas
	
	D
	I e IV são falsasE
	I, II e III são verdadeiras

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes