Buscar

O planejamento dos estudos de usuários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O planejamento dos estudos de usuários
O planejamento dos estudos de usuários
 
Estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada (Figueiredo, 1994, p.7).
Para que os estudos de usuários possam de fato ser úteis aos gestores como instrumentos de planejamento e gestão, podem ser realizadas as mais diversas pesquisas. 
O planejamento e a realização dessas pesquisas exigem o rigor do método científico, de modo que a coleta de dados resulte em dados e informações confiáveis que possam ser replicadas em outros contextos. 
Assim, os resultados obtidos na pesquisa realizada poderão ser utilizados pelo gestor para destacar as atividades realizadas, comprovando o compromisso da gestão e justificando as reivindicações gerenciais de apoio e investimento da organização mantenedora.
Para ter certeza e validar a elaboração do documento do projeto de estudo de usuários, antes de iniciar, devemos tentar responder às seguintes perguntas:
O que queremos saber sobre os usuários da informação?
Por que precisamos saber sobre os usuários?
Para quem será útil saber sobre os usuários?
Onde podemos saber sobre os usuários?
Como podemos saber sobre os usuários? 
Quando podemos saber sobre os usuários?
Butler e Gratch distinguem três fases no processo de planejamento de um estudo de usuários: a fase normativa, a operacional e a de avaliação.
 
Na fase normativa, é realizado o diagnóstico da situação com a identificação do problema e a justificativa da necessidade do estudo. Apresentamos o prognóstico da situação futura, definimos os objetivos (geral e específicos), as metas a serem alcançadas e os limites da pesquisa que será desenvolvida. Então, passamos a descrever os procedimentos metodológicos a serem adotados.
Na fase operacional inclui o desenvolvimento de uma estratégia que garanta o melhor uso dos recursos para execução dos métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados e informações obtidos, tendo em vista:
 a disponibilidade orçamentária, os recursos humanos disponíveis, as limitações de tempo, dinheiro, acesso etc., 
a receptividade da equipe e dos sujeitos a serem pesquisados, 
a disponibilidade de especialistas que possam colaborar como consultores, 
os recursos materiais, como impressoras, softwares etc., 
e as considerações políticas de apoio ao desenvolvimento do estudo.
A fase da avaliação envolve a análise e o relato dos resultados, a avaliação do custo-benefício do estudo e a comparação dos resultados aos objetivos para a realização dos ajustes necessários.
O planejamento para um estudo de usuários envolve várias etapas, que devem ser destacadas no documento do projeto do estudo de usuários. A estrutura do documento do projeto deve incluir:
	
Diagnóstico da situação;
Esboço do prognóstico da situação futura;
Identificar possíveis agências financiadoras para o projeto;
Definição dos objetivos, metas e limites do estudo;
Determinação dos tipos de dados a serem coletados;
Escolha das técnicas de coleta de dados a serem utilizadas;
Elaboração do pré-teste dos instrumentos de coleta de dados;
Determinação da população/amostra
Escolha do programa de análise estatística;
Coleta e análise de dados;
Controle e avaliação das etapas no desenvolvimento do projeto;
Elaboração de cronograma.
Orçamento dos custos envolvidos: recursos humanos, materiais de consumo, transporte, impressão, etc.
Esboço da estrutura do relatório final para a apresentação dos resultados, bem como os tipos de tabelas, gráficos e figuras que poderão ser utilizados;
Apresentação das referências dos documentos e obras utilizadas em todas as fases do projeto;
Inclusão de anexos e apêndices, quando necessários.
O importante é ter em mente os objetivos do estudo de usuários que está sendo proposto. A decisão sobre a escolha do método e das técnicas a serem adotadas dependerá da clara definição dos objetivos que pretendemos alcançar com a realização da pesquisa.
 
CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angelica; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais