Buscar

Desenvolvimento físico nos três primeiros anos de vida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento físico nos três primeiros anos
O recém Nascido
O período neonatal são as primeiras quatro semanas de vida é um tempo de transição do útero, onde o feto é totalmente sustentado pela mãe, para uma existência independente.
Fatores importantes no Nascimento
	Escala de Apgar: 
	É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. 
	Consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1, 5 e 10 minutos de vida. Os aspectos avaliados são: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. 
	
	Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10.
	O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. 
	Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte.
	Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. 
	Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. 
	De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. 
	Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação).
Peso e Tamanho
	As crianças crescem rapidamente nos dois primeiros anos de vida, normalmente dobrando o peso de nascimento aos 4 ou 6 meses e triplicando-o no final do primeiro ano. 
	Aos 2 anos a criança já possui quase metade de sua provável altura quando for adulta e quadruplicou o peso do nascimento.
	Após esse período dos 2 primeiros anos, percebe-se que há pequenas mudanças na altura até que a estatura seja alcançada.
	Alterações nas Proporções Corporais
	À medida que a criança cresce, o formato corporal muda rapidamente.
	O desenvolvimento ocorre em uma direção cefalocaudal (da cabeça para os pés) e o tronco é o que mais cresce no primeiro ano de vida.
	Do primeiro ano de vida até a adolescência, as pernas crescem rapidamente, contabilizando mais de 60% do aumento da estatura.
	Enquanto as crianças crescem para cima também estão crescendo internamente em uma direção próximo-distal (do centro para as extremidades).
	Durante o desenvolvimento pré-natal, por exemplo, o peito e os órgãos internos formam-se primeiro, seguidos pelos braços e pernas; mãos e pés.
	Desenvolvimento ósseo
	As estruturas ósseas que formam no período pré-natal são inicialmente uma cartilagem mole que gradualmente ossificará (endurecerá), transformando-se em material ósseo.
	O crânio do recém-nascido consiste em diversos ossos moles que podem ser comprimidos de modo que a criança pode passar através da cérvix e canal de nascimento.
	Esses ossos do crânio estão separados por seis pontos suaves chamados de fontanelas, que gradualmente são preenchidos por minerais formando um único osso craniano por volta dos 2 anos de idade, com suturas flexíveis onde os ossos cranianos se juntam, possibilitando o crânio expandir na medida que o cérebro cresce.
	Nem todas as partes do esqueleto crescem e amadurecem na mesma taxa. 
	O crânio e as mãos amadurecem antes, enquanto os ossos da perna continuam a se desenvolver mais rapidamente até metade da adolescência. 
	No entanto ossos das pernas e das mãos aumentam durante toda a vida, sendo que em outras partes se encerra na adolescência.
Desenvolvimento Muscular
	O recém-nascido já nasce com todas as fibras musculares que terá por toda vida.
	Ao nascimento, o tecido muscular é 35% água, e isso equivale não mais que 18% a 24% do peso corporal do bebê. Entretanto, as fibras musculares logo começam a crescer à medida que o fluído celular no tecido muscular é aumentado pela adição de proteínas e sais.
	.
	O desenvolvimento muscular ocorre nas direções cefalocaudal (da cabeça para os pés) e próximo-distal (do centro para extremidades) com músculos na cabeça e pescoço que amadurecem antes daqueles do tronco e membros.
	Assim como outros aspectos do desenvolvimento físico, a maturação do tecido muscular acontece muito gradualmente durante a infância e então acelera no início da adolescência.
Desenvolvimento Cerebral e o Comportamento reflexo.
	O sistema nervoso central - o cérebro e a medula espinhal (um feixe de nervos que percorre a coluna vertebral) a uma rede de nervos que se estende a todas as partes do corpo. Por intermédio dessa rede de mensagens sensórias seguem para o cérebro e comandos motores voltam como respostas.
Desenvolvimento do cérebro 
	O crescimento do cérebro é um processo que dura a vida toda e que é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
	No nascimento o cérebro tem somente de um quarto a um terço de seu volume adulto definitivo. O crescimento do cérebro é contínuo e se desenvolve até a fase adulta.
Principais partes do cérebro
	Nem todas as partes do cérebro desenvolvem no mesmo ritmo. 
	O cérebro aos poucos se desenvolve, a partir de um tubo oco, em uma massa celular esférica. Até o nascimento, o surto de crescimento da medula espinhal e do tronco encefálico( a parte do cérebro responsável por funções corporais básicas como respiração, ritmo cardíaco, temperatura do corpo e o ciclo de sono e vigília) está quase concluído. 
	O córtex cerebral as áreas mais diretamente envolvidas nos movimentos corporais voluntários, percepção e atividades altamente intelectuais, tais como aprendizagem, pensamento e produção de linguagem.
	As primeiras áreas do cérebro a amadurecer são as áreas motoras primárias (que controlam as atividades motoras simples, como levantar os braços) e as áreas sensoriais primárias (que controlam processos sensoriais como visão, audição, olfato e paladar. 
	Assim, os recém-nascidos humanos são seres com reflexos e habilidades sensório-motores, visto que apenas as áreas sensorial e motora do córtex são as únicas a funcionar bem no nascimento.
	
	Aos 6 meses, a área motora primária do córtex cerebral desenvolveu-se a ponto de dirigir diretamente a maior partes do movimento do bebê.
	O Cérebro possui Plasticidade – capacidade de alteração; um estado desenvolvimental que tem o potencial de ser moldado pela experiência.
Desenvolvimento Motor
	Os bebês possuem uma capacidade incrível de desenvolvimento motor.
	Preensão Ulnar- Habilidade manipulatória inicial na qual a criança consegue segurar objetos pressionando os dedos nas palmas das mãos. (a partir de 4 a 6 meses).
	Preensão em Pinça: Modo de segurar em que o polegar é usado em oposição aos dedos permitindo que o bebê se torne mais seguro ao erguer e manipular os objetos. (a partir de 14 meses a 16 meses).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais