Buscar

Fund. gestão comp.empree. Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

8313 
Nota: 92
PROTOCOLO: 201606019183138EABDD
Disciplina(s):
Fundamentos de Gestão
Comportamento Empreendedor
	Data de início:
	01/06/2016 21:10
	Prazo máximo entrega:
	01/06/2016 22:40
	Data de entrega:
	01/06/2016 21:39
Questão 1/5
A materialização de todo o planejamento para um empreendimento resulta do trabalho do empreendedor de negócios. Há diversas formas de se concretizar esse sonho empreendedor.
Pede-se que cite 3 ações conhecidas para se atingir o sonho de se empreender.
Nota: 20.0
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85), as formas de empreender que o aluno pode citar são: montar um empreendimento, comprar uma empresa, ser sócio em um novo empreendimento, ser sócio em uma empresa já existente ou abrir uma franquia.
Resposta:no planejamento deve-se haver mão de obra de qualidade, um mercado a ser explorado, baixo nível de desperdícios e boa gestão para se ter sucesso no negocio. 
Questão 2/5
Há algumas formas de empreender, tais como: montar um empreendimento, comprar uma empresa, sociedade em um novo empreendimento, sociedade em empresa existente e franquia. A partir dessa temática, analise o caso a seguir:
A empresa Savóia, foi criada por Evair e presta serviços de segurança digital, e após 15 anos de operação no mercado, vendeu a Marcos a empresa. Evair resolveu então abrir uma franquia da empresa Cruz.
Quais as formas de empreender foram adotadas por Evair e Marcos.
Nota: 20.0
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85), que Evair montou um empreendimento pois ele criou a Savóia e também abriu uma franquia da empresa Cruz. Já Marcos, empreendeu comprando uma empresa.
Resposta:ambos empreenderam de forma segura, pois Marcos comprou uma empresa que já tinha 15 anos no mercado e Evair uma franquia que geralmente é algo bem seguro e rentável. 
Questão 3/5
Uma definição adotada sobre o empreendedor é de que ele é o responsável por reunir todos os fatores de produção e descobrir no valor dos produtos a reorganização de todo capital que ele emprega, o valor dos salários, o juro, o aluguel que ele paga, bem como os lucros que lhe pertencem. Sendo assim, surgem definições como intraempreededor.
Dê um exemplo de como se manifesta o intraempreendedorismo nas empresas.
Nota: 20.0
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 29) o intraempreendedor é uma pessoa que empreende na empresa em que trabalha, que faz a caminhada empreendedora em uma organização da qual é um colaborador.
Assim, o aluno pode apresentar situações em que funcionários implementam mudanças/inovações em produtos/serviços da empresa.
Resposta:se manifesta com novos negócios, orientações e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias assim surge o intra empreendedorismo. 
Questão 4/5
A Teoria de Contingência tem por ideal que para se atingir a eficácia em uma empresa, não deve se seguir apenas a uma linha organizacional, apenas a um modelo de administração. 
Descreva a Teoria da Contingência.
Nota: 16.0
	A teoria da contingência preconiza que não existe uma melhor forma ou única maneira de gerir, pois os fatores que impactam e determinam as decisões a serem tomadas são inúmeros e depende do ambiente interno e do ambiente externo. Os caminhos dependem também dos objetivos de cada organização que são, obviamente, influenciados pelas variáveis do ambiente. (Aula 04, p. 23-24).
Resposta:o estudo das teorias organizacionais, a estrutura organizacional, ambiente interno e externo ,e o mercado que esta inserida
Questão 5/5
A experiência de Hawthorne, elaborada por Mayo foi realizada em quatro etapas durante o período de 1927 e 1932. A investigação buscava encontrar a relação existente entre a alteração de uma variável da condição de trabalho com a eficiência dos operários. Diversas variáveis foram testadas: iluminação, pausas, jornadas de trabalho, local de trabalho, sistema de pagamento, lanche, entre outros.
Cite os principais resultados da experiência de Hawthorne.
Nota: 16.0
	As principais conclusões forma com relação à integração social do trabalhador com o grupo, que é fator determinante para a eficiência da execução das tarefas em tempo determinado. Os trabalhadores agem de acordo com o comportamento do grupo, não individualmente. Foi possível perceber também que, em relação às recompensas e sanções sociais, os funcionários preferiam produzir menos e ganhar menos para não serem desconsiderados como membro do grupo de colegas. Portanto, os grupos informais dentro da organização têm importância relevante na eficiência e eficácia da empresa.
Resposta:melhoras nos resultados de produção, pessoas mais bem disposta e contentes e mais qualidade de vida dos colaboradores.

Outros materiais