Buscar

Comun Organiz Sist Inform Gerencial Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

8902 
Nota: 74
PROTOCOLO: 2016040813689027CE268
Disciplina(s):
Sistemas de Informação Gerencial
	Data de início:
	08/04/2016 16:46
	Prazo máximo entrega:
	08/04/2016 17:46
	Data de entrega:
	08/04/2016 17:27
Questão 1/5
A aquisição e implantação de sistemas integrados de gestão normalmente são encaradas como projetos caros e de médio/longo prazo, além das dificuldades inerentes ao processo de aculturamento às novas tecnologias e processos.
Por isso muitas organizações de pequeno e médio porte resistem à implantação destes sistemas, com o receio de investirem altas somas financeiras em um projeto que pode não trazer os benefícios esperados. 
Descreva como as pequenas e médias empresas representam um mercado a ser explorado no segmento de sistemas de informação do porte de um ERP.
Nota: 16.0
	É esperado que a resposta do aluno contemple os elementos:
Mercado com necessidade de integrar a gestão tanto quanto grandes empresas;
Mercado em busca de soluções baratas e simplificadas;
Mercado com demanda por sistemas com seções modulares, acessíveis online;
Mercado com pouca necessidade de customização, reduzindo o custo do produto.
Resposta:Pequenas empresas devem ser estudadas e exploradas, para o desenvolvimento de novos ERP mais baratos, simples e de fácil acesso com interfaces simples e amigáveis. muitas pequenas não tem conhecimento e isso também deve ser explorado com propagandas demonstrações e cursos gratuitos 
Questão 2/5
O grupo americano de informática IBM anunciou a intenção de investir 1,2 bilhão de dólares no desenvolvimento do setor de arquivos virtuais (computação em nuvem), principalmente através da abertura e novos centros de dados.
A IBM espera abrir 15 novos centros de dados no mundo este ano, somando 40 na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.
A empresa "prevê abrir centros de dados em todas as regiões e centros financeiros maiores, com planos para se estender ao Oriente Médio e à África em 2015", destacou a IBM em um comunicado.
Segundo estimativas citadas pelo grupo americano, o mercado mundial de computação em nuvem poderia alcançar os 200 bilhões de dólares em 2020.
Disponível em: < http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/ibm-investira-us-1-2-bi-na-computacao-em-nuvem> Acesso em: 16 de jul de 2015
 De acordo com o texto é possível observar que a computação em nuvem está em amplo crescimento. Com base nessa situação, elabore um texto dissertativo que contemple os seguintes aspectos:
Características da computação em nuvem; (Valor 5,0 pontos).
Benefício que esse tipo de tecnologia pode trazer para as corporações; (Valor 5,0 pontos).
Nota: 16.0
	O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:
Características da computação em nuvem: Permite a contratação de recursos de TI sob demanda, como se fosse um “serviço terceirizado”. Nesse modelo, a infraestrutura tecnológica pertence a outra empresa, conhecida como provedor de nuvem (cloud provider) e é administrada por ela. Os clientes alugam a quantidade de tempo e os recursos de servidor de que necessitam, de forma flexível, e podem alterar dinâmica e radicalmente os termos da contratação.
Benefícios: Custo, flexibilidade, segurança, backup dos dados, equipe de TI reduzida e acessibilidade e mobilidade.
 
 
Resposta: Computação em nuvens é um softwares de arquivos que coleta dedos de clientes e pesquisas de mercado facilitando o comercio. Por ter acesso as tendencias e preferencias do consumidor. A computação em nuvens pode trazer muitos benefícios as corporação por estar a frente nas pesquisas de mercado e tendencias gerando maiores lucros e ganho de tempo e informação em relação e outras corporações 
Questão 3/5
Em uma perspectiva instrumental clássica, é possível considerar que uma organização empresarial esteja dividida em funções e em níveis hierárquicos ou decisórios. Há o nível responsável pelas decisões mais abrangentes da organização que possuem impacto no longo prazo e permitem direcionar e caracterizar o futuro da organização. Outro nível é o da rotina diária da organização, caracterizado por decisões de impacto a curto prazo. E existe o nível responsável pelas decisões setoriais da organização, focado na concretização das estratégias a partir do acompanhamento e do controle das atividades que irão concretizar os objetivos estabelecidos.
Essa forma de organização das decisões que devem ser tomadas em uma empresa exige que a mesma tenha tecnologias de suporte à sua estrutura, que viabilizem a realização das tarefas diárias de cada nível decisório. Tradicionalmente, sistemas de informação específicos são utilizados em cada um desses níveis, cada qual com denominação e função determinadas.
Descreva que tipo de sistema de informação corresponde a cada um dos níveis decisórios apresentados acima, indicando também a nomenclatura desses níveis.
Nota: 10.0
	A partir da demanda fornecida, o aluno deve apontar que o nível operacional de decisão se utiliza de Sistemas de Processamento de Transações (SPT), que registram dados relativos às operações rotineiras e básicas da empresa, fornecendo a seus usuários uma visão das transações de dados executadas, abastecendo bases de dados de outros sistemas mais complexos.
O nível gerencial de decisão se utiliza de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), que permitem o controle e a coordenação do nível operacional, auxiliando os gestores em seu acompanhamento por meio de gráficos, relatórios gerenciais e tabelas.
Já o nível estratégico de decisão utiliza Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e Sistemas de Apoio Executivo (SAE), que permitem delinear estratégias competitivas ou apoiá-las, alterando a forma de conduzir o negócio para que a empresa mantenha ou adquira vantagem competitiva.
Resposta:ferramenta de uso operacional, decisões estruturadas sig- uso gerencial operacional como relatórios gerencias , semiestruturadas EAD ferramenta de auxilio aos executivos,inteligencia decisões não estruturadas 
Questão 4/5
Os SIG (Sistemas de Informação Gerencial) são aqueles que oferecem suporte aos gestores de unidades operacionais, fornecendo a eles informações a respeito das operações realizadas na empresa, de forma tratada para administrá-las e tomar decisões. Eles fornecem aos usuários finais produtos de informação que apoiam grande parte de suas necessidades de tomada de decisão do dia a dia.
Uma situação que ilustra a aplicabilidade de um SIG é a seguinte: um gerente de vendas precisa monitorar constantemente a produtividade de cada vendedor, mensurada na forma de vendas concluídas, juntamente com a saída de cada produto, mensurada na forma de redução do estoque. Unindo essas informações, o gerente obtém subsídios para decidir a respeito de sua estratégia comercial – mantê-la, realizar alterações, aplicar mudanças em determinados períodos do ano.
Nessa situação, descreva qual a função do SIG para uma empresa como um todo, indicando a importância desse tipo de sistema para a longevidade da organização.
 
Nota: 16.0
	Em termos de atendimento à questão proposta, é esperado que o aluno descreva o Sistema de Informação Gerencial como recurso para suporte à tomada de decisão em uma empresa, transformando dados em informações contextualizadas destinadas às pessoas certas para solucionar problemas, orientar mudanças e direcionar a empresa ao alcance de seus objetivos. Espera-se, também, que o aluno aponte que o SIG é importante para a gestão do cenário atual da empresa, permitindo a ela monitorar e controlar suas ações, e para a previsão de seu desempenho futuro.
Resposta:sig e fundamental para a empresa, por gerar relatórios gerencias que influenciam diretamente nas decisões de grande portância em uma empresa e seus negócios 
Questão 5/5
Tomar uma decisão significa escolher o que deve ser feito em determinada situação, e deve ocorrer sempre que houver mais de uma alternativa para se resolver um problema ou se alterar uma situação. Tomar uma decisão significa não apenasidentificar as alternativas possíveis, mas, sobretudo, escolher aquela que melhor atende aos nossos objetivos, desejos ou valores.
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2012.p.32.
Suponha que, o presidente de uma corporação precisa avaliar se deve investir na construção de uma nova unidade, que terá um custo muito alto. Há uma previsão de crescimento para o setor na região onde a unidade será incorporada. Para a tomada de decisão, estão sendo utilizadas fontes de informação diversificadas, com uma cuidadosa análise de riscos.
 
Levando em conta a situação acima, faça o que se pede nos itens a seguir.
Comente se o tipo de decisão que o presidente precisa tomar é estruturada ou não estruturada; (valor 5,0 pontos).
Dentro do processo decisório o que deve ser analisado pelo presidente na etapa de concepção; (valor 5,0 pontos).
Nota: 16.0
	O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:
A decisão que o presidente deve tomar é não estruturada, pois envolve um contexto de incerteza, uma situação imprevista, ou seja, as informações que apoiam a decisão são imprecisas, estimadas ou desconhecidas.
Na etapa de concepção o presidente deve avaliar os “prós” e “contras”. É analisada a viabilidade técnica, comportamental e financeira do processo.
Resposta:Não estruturada por ter um custo alto e a incerteza do futuro e do sucesso do negocio Deve ser analisado o custo da construção, o tempo para conclusão a mão de obra para a nova empresa o produto a ser produzido, mercado para esse produto de logística e prazo para lucros

Outros materiais