Buscar

Exercícios Jurisdição e Competência CPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I 
DATA: 05 DE MAIO DE 2015
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
Qual o juízo competente para o processo e o julgamento de crime de tráfico internacional de substância entorpecente? Competência da Justiça Federal. Art. 109, CF
Arimateia, prefeito municipal, juntamente com Sérgio, seu motorista, este na qualidade de partícipe, mataram Gisela, esposa do prefeito. Vanessa, a empregada da casa, se depara com ambos ainda nervosos diante do cadáver e resolveu propor que ocultassem o corpo, enterrando-o no jardim da casa, o que foi feito pelos três. Qual a(s) justiça(s) competente para julgamento dos 3 acusados?
Prefeito – Tribunal de Justiça – (homicídio + ocultação). Art 29 CF
Sérgio – Tribunal do Júri (homicídio + ocultação)
Vanessa – TJ (junto com o prefeito pela ocultação) Sumula 704 + Art. 78, III
Crime doloso contra a vida – separa!
Indique os tipos de conexão ou continência:
Se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas conexão ocasional.. 
Quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração conexão instrumental ou probatória
(C) Se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relação a qualquer delas conexão objetiva 
(D) Se, por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras, forem praticadas duas ou mais infrações conexão intersubjetiva concursal e recíproca. 
4) Preencha as lacunas com a resposta correta e base legal:
(A) compete ao ... juiz de direito..... do ..Tribunal de Justiça do RS.... julgar Juiz de Direito que atua na comarca de Rio Pardo e comete um crime no Rio de Janeiro.
(B) compete Tribunal do Juri, Justiça Militar - julgar policial militar acusado de homicídio doloso, cometido no exercício da função de policiamento civil.
(C) compete ao Tribunal do Juri o julgamento do autor de crime doloso contra a vida que não goza de foro privilegiado por prerrogativa de função, quando praticado o crime em concurso com pessoa com direito àquele foro privilegiado.
(D) compete à Justiça Estadual processar e julgar crime de roubo contra agência do Banco do Brasil estabelecida neste Estado. Sumula 42, STJ
Parte superior do formulário
(E) Será do Tribunal de Justiça a competência para o processo e o julgamento de membro do MP acusado de praticar crime doloso contra a vida. 
(F) Compete ao local aonde foi recusado o pagamento (ao banco que carimba) processar e julgar o crime de estelionato mediante cheque sem provisão de fundos. Sumula 521, STF. 244 do STJ
(G) O Tribunal de Justiça é competente para julgar um Prefeito nos crimes da competência da Justiça Comum Estadual.
5) Deputado Estadual, com prerrogativa de função prevista na Constituição Estadual, comete um delito de homicídio, quem será competente para o julgamento? Tribunal do Júri. Sumula 721, STF. S. Vinculante 45, STF
6) Um particular comete um crime em concurso de pessoas com um Deputado Federal, que possui prerrogativa funcional, quem julgará o caso? STF. Sumula 704, STF
7) Um particular comete um crime doloso contra a vida, a mando de um juiz de direito, quem julgará o caso? Cisão processual. Juiz no TJ. E o comum no T. do Juri.
8) Quando a conexão se estabelecer entre um crime eleitoral e outro da competência do Tribunal do Juri, qual a solução? 
9) Numa pacífica manifestação de protesto pelo preço das passagens, a situação foge do controle e alguns manifestantes incitam os outros a invadir um prédio de moradia, eis que um deles arremessa uma pedra na porta, iniciando a invasão. Trata-se de reunião de processos por conexão ou continência? Qual tipo? Conexão intersubjetiva ocasional.
10) Um policial civil (estadual) e um policial militar (estadual), em atividade conjunta das duas polícias, cometem o delito de lesão corporal dolosa e de abuso de autoridade na cidade de Curitiba. Qual a justiça competente para o julgamento dos réus? 
Civil: Lesão – Comum pelos 2
Militar: Abuso – lesão – Militar; abuso – comum;
11) No mesmo caso acima, se além dos delitos de lesão corporal e abuso de autoridade, os dois policiais cometerem um homicídio contra um civil, qual será a solução? 
+ Homicidio:
PM (homicídio + abuso) = T. do Juri
 (lesão) = T. de Justiça
Civil – pelos 3 = T. do Juri
12) João, Antônio e Bráulio, previamente ajustados, subtraem em Porto Alegre três veículos com os quais, em Guaíba, cometem um roubo a banco, atingindo na fuga um policial militar que reagiu, causando-lhe a morte. Qual a justiça competente para o julgamento? Tribunal do Juri de Guaíba
13) Previamente ajustados, João (policial federal) e Pedro (policial militar estadual), em serviço e com equipamento oficial, exigem para si determinada importância indevida de uma pessoa que abordaram em São Paulo e, ato contínuo, ameaçam-na caso relate o ocorrido. Na continuação, ao efetuarem outra prisão na cidade vizinha de Registro, cometem o delito de abuso de autoridade e, posteriormente, matam outro detido, em Campinas, para assegurar a impunidade em relação aos delitos anteriores. Responda:
Há conexão ou continência? Conexão intersubjetiva concursal
Qual a justiça competente para julgar quem e por quais delitos? Policial Militar: Na justiça militar – pelo delito de ameaça e concussão. Pelo abuso de autoridade junto com o Homicídio no Tribunal do Juri Federal.
Policial federal: Por todos no Tribunal do Juri Federal. 
A vítima Maria, na comarca de Estrela, é alvejada com 05 disparos de arma de fogo por seu marido Cornélio, que a surpreende com o amante no leito conjugal. Ainda como vida, Maria é levada para o hospital de Lajeado, vindo a falecer. Considerando-se as regras que fixam a competência, pergunta-se: a) o júri realizar-se-á em qual comarca? Pela regra, do art. 70 o Juri deveria ocorrer na Cidade de Lajeado. Que é onde se consumou o homicídio. Entretanto, por razoes de politica criminal, (local do abalo social) e ordem instrumental, as provas do fato encontram-se todas em Estrela. O juri realizar-se-a em Estrela. 
15) Antônio Canabrava (22 anos), em uma festa particular, ingeriu 03 cervejas e, na saída (por volta de 04 horas), pegou o seu veículo e deslocou-se pela Avenida Bento Gonçalves, subindo nas calçadas do Café Virtual, local em que havia grande concentração de pessoas. Foi abordado por uma viatura da Brigada Militar, ocasião em que foi constatada a sua embriaguez e apresentado na Delegacia de Polícia. Pergunta-se:
a) qual a ação penal a ser proposta pelo Ministério Público? Ação Penal Publica Incondicionada. Embriaguez ao volante.
b) a instauração depende de alguma condição de procedibilidade? Não. 
16) Hélio Fumacinha, encontrava-se no Parque dos Dick em companhia de seus amigos e foram abordados pela Brigada Militar, que encontrou, no bolso da bermuda de Hélio, uma porção de canabis sativa (maconha) e papel Colomi. Hélio foi apresentado na Delegacia de Polícia. Pergunta-se: a) Qual ação penal deverá ser proposta? Lei de Drogas. É crime. Mas não possui pena. Lei 11343, Art. 28. Ação Publica Incondicionada.
17) Antônio Carlos, com 24 anos, mediante a utilização de uma arma de fogo, roubou um aparelho de telefone celular da vítima Joventino da Silva. A vítima conseguiu deter Antônio Carlos, imobilizando-o e o apresentado na Delegacia de Polícia em situação de flagrância. Pergunta-se: se o Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal, qual medida poderá ser interposta pela vítima e em qual prazo? Crime de Roubo. Ação penal publica incondicionada. 5 dias para oferecer denuncia. Não oferecendo denuncia, Ação Penal Privada Subsidiária da Publica. Art 29 e 38. Qual o prazo: 6 meses a contar do esgotamento do prazo do MP.

Outros materiais