A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
APANHADO DIDATICA FUNDAMENTAL (1)

Pré-visualização | Página 1 de 8

DIDATICA FUNDAMENTAL
1- Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino da história indicam, entre os objetivos que deverão ser atingidos, que o aluno deverá questionar sua realidade, reconhecer mudanças e permanências nas vivencias humanas presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço. Ao refletir sobre esta afirmação e sobre o conceito de Haydt (1999) sobre objetivos podemos afirmar que:
I – Objetivos específicos são aqueles definidos .............. ou uma aula.
II- Objetivos específicos consistem no desdobramento .............. Gerais.
III- Para atingir o objetivo geral ......específicos.
IV- Os objetivos específicos se identificam ....... Professor.
Resp: C- I, II e III apenas.
2- Para Alarcão, estamos hoje inseridos em um mundo com excesso de informação. Podemos afirmar que:
I – O cidadão comum facilmente consegue lidar com a avalanche de novas informações que o inundam e que se entrecruzam com novas ideias e problemas, novas oportunidades, desafios e ameaças.
II- O mundo, marcado por tanta riqueza informativa, garante pela informação, o conhecimento.
III – A informação se não for organizada não se constitui em conhecimento.
IV- A informação não é saber se não traduz em poder. Não há conhecimento sem aprendizagem
Resp: B- III e IV apenas ( correta )
3- Dermeval Saviani defende a tendência “ Critico social dos conteúdos”. Sobre esta tendência podemos afirmar que:
I – Tendência progressiva assume o saber como tendo um conteúdo relativamente objetivo, produzido historicamente pela humanidade, com possibilidade de uma reavaliação critica.
II – Tendência liberal para o autor é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. 
III – Tendência progressiva A relação prof X aluno consiste em movimento, em colaboração e em Trocas.
IV – Tendência progressiva O aluno se reconhece ....... Professor.
Resp: C) I, II e IV apenas ( correta )
4 – Para Morin, a fragmentação dos saberes:
I – Impede a percepção do complexo, das interações entre as partes e entre a parte e o Meio.
II – A separação das disciplinas possibilita o entendimento do Complexo.
III – O complexo é o conjunto de coisas que tem qualquer ligação entre si. O todo e as partes são dependentes e interativas.
Resp: A - I e III apenas.
5 – Blikstein se coloca a favor da educação como um instrumento de libertação de engrandecimento da condição humana, de descoberta de nossas potencialidades. Para o autor:
I – A tecnologia pode ser um grande fio condutor ......... mudança.
II – A tecnologia não é desumanizadora, pelo contrario ........ Dela.
III – A educação tradicional .......aprendizagem.
IV – Quanto mais regras impostas .......interesse.
Resp: A - I e II apenas (correta)
6 – Durante a aula de geografia utilizando o livro didático, o professor descreveu as paisagens naturais e humanizadas, sem preocupação de criar relações com o espaço vivido pela sociedade. Os procedimentos didáticos adotados promoviam principalmente a descrição e a memorização dos elementos que compõem as paisagens. Esta aula não atende aos objetivos previstos no PCN, que espera que os alunos sejam capazes de compreender de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Ao analisar esta situação, podemos afirmar que:
Resp: B – Os parâmetros curriculares nacionais (1997) apresentam os objetivos propostos que concretizam intenções educativas que devem ser desenvolvidas pelos alunos, no entanto foram desconsiderados pelo professor durante a aula. 
7- Para Morin (2004) o desenvolvimento da inteligência geral requer que seu exercício seja ligado a dúvida fermento de toda atividade crítica , podemos afirmar , sobre isso:
I – Segundo Juan deMairena, a dúvida permite repensar o pensamento.
II – O autor alerta para a extinção …. Adulto.
III – O autor compara o estudar ............ historia.
IV – O bom uso da inteligência geral é necessário em todos os domínios da cultura das humanidades.
Resp: E - I, II , III e IV 
8 – Segundo Alarcão (2003) é necessária a construção de competências para lidar com a informação na sociedade da aprendizagem. Podemos, com relação a isso afirmar que:
I – É preciso saber o que procurar e onde procurar.
II – Uma vez conectado é preciso distinguir entre o que relevante e irrelevante.
III – A informação, pela sua grande quantidade e pela multiplicidade de utilizações que potencialmente encerra, tem de ser reorganizada por quem a procura.
IV – Na busca pela informação, é necessária uma mente interpretativa, seletiva, sistematizadora e Criadora 
Resp: E- I, II III e IV (todas corretas)
9 – Segundo Libâneo (1994) o planejamento do ensino e a avaliação são atividades que supõem o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino aprendizagem e das condições externas que codeterminam sua efetivação. Podemos afirmar que:
I – Planejamento escolar tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto sua revisão e adequação no decorrer do processo de Ensino.
II – O planejamento é um meio para programar as ações docentes e também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado a Avaliação.
III – Tres modalidades de planejamento se articulam entre si: plano de escola, plano de ensino e plano de aulas.
Resp: D - I, II e III ( todas corretas )
10 –A competência requerida hoje em dia é o domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distancia para construí-los em situações abertas e tarefas complexas aproveitando ocasiões partindo dos interesses dos alunos explorando os acontecimentos em suma, favorecendo a apropriação ativa e a transferência dos saberes sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumario (PERRENOUD 2007). Para o autor a competência “ organizar e dirigir situações de aprendizagem exige que o professor:
I – Conheça os conteúdos a serem ensinados a sua tradução em objetivos de Aprendizagem.
II – Trabalhe a partir das representações dos alunos, pois isso pode ajuda-los na aproximação do conhecimento cientifico a ser Ensinando.
III – Envolva os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
IV – Considere o erro um revelador dos mecanismos de pensamento de aprendiz.
Resp: E - I, II, III, IV (corretas).
11- Segundo Haydt (1999), um plano, para ser adequado, deve seguir certos tipos de princípios. Sobre estes princípios, analise as afirmativas abaixo e responda:
I – Coerencia: as atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções, de sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
II – Sequencia: deve existir uma linha interrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a ultima de modo que nada fique jogado ao acaso.
III – Flexibilidade: é outro pré-requisito importante que permite enriquecimento dos conteúdos por desenvolver, bem como alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.
IV – Precisão e objetividades: os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos.
É CORRETO:
A) I e II
B) I, II, III e IV ( correta )
C) I, III e IV
D) II e III
E) III e IV
12 – Segundo Nogueira para qualquer temática de projeto o cuidado que devemos ter ao traçar aos objetivos é definirmos as ações dos alunos considerando suas opiniões desejos e vontades.
I – Ao planejar o professor deve ter claras suas intenções e ter atenção para as ideias e emoções das Crianças.
II – O planejamento deve garantir um ensino ..... Todos.
III – O professor ao construir sua ação pedagógica, precisa pensar a pedagogia dos espaços, dos tempos, dos projetos, dos processos, das interações das aquisições, das classes, das instituições cooperativas, da autonomia e da Interpessoalidade.
IV- O professor é desafiado constantemente