Buscar

Resumo de Sistema Respiratório Fisiologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O ar entra pelo nariz é filtrado, umidecido e aquecido, qd entra pela boca ñ ocorre esse processo, mas é aquecido pois ao entrar o ar adapta-se a temperatura do corpo. Quem respira pela boca tem + propensão a ter doenças como sinusite (inflamação dos seiosnasais) pq ao invés de partículas serem filtradas elas chegam + fácil a traquéia. 
O ar passa – nariz – faringe – orofaringe – nazofaringe – naringofaringe – laringe e traquéia. Chegando na traquéia o ar dissipa pros brônquios, bronquíolos, alcançando os alvéolos. 
Alveolos – distinção q ocorra em um grupo de célula são pneumocitos tipo I
Volume espaço morto – 150ML / Volume circulante ou corrente: 500ML
Função básica – suprir o organismo de O2 e dele remover o produto gasos do metabolismo celular, isto é o gás carbônico (CO2). 
Composição: zona de transporte – formada pelas vias aéreas superiores e arvore traqueobrônquica, encarregada de acondicionar e conduzir o ar até a intimidade dos pulmões. É onde acontece só o transporte do ar, desde o nariz até os bronquíolos terminais. / Zona de transição – se inicia do bronquíolo respiratório, caracterizado pelo desaparecimento das células ciliadas do epitélio bronquiolar. Fica entra o final dos bronquíolos até chegar aos alvéolos. / Zona respiratória – é constituída pelos ductos e sacos alveolares e alvéolos. 
Composição alveolar – O pneumócito tipo 1 ou célula alveolar escamosa: é a célula + freqüente, apresenta pouca organela citoplasmática, recobre a maior parte da superfície alveolar e ñ consegue se regenerar, isto é, ñ tem potencial mitótico. Mantem a estrutura da parede alveolar. / O pneumócito tipo II ou célula alveolar granular – apresenta muitos microvilos em sua superfície, onde suas organelas celular armazenam e secretam surfactante. O pneumócito tipo II tem a capacidade de se regenerar e se transformar em pneumócito tipo I qd ele é lesado. Pra garantir a presença dela montando o saco alveolar. O surfactante produzido pelo pneumócito tipo II mantem a pressão adequada no interior dos alvéolos, pra eles ñ grudarem (colabar), o surfactante mantêm os alvéolos com presso positiva ao final da expiração. / Macrofágos alveolares – constituem uma pequena %, passando livremente da circulação pro espaço intersticial, e a seguir, passam pelos espaços entre as células epiteliais e se localizam na superfície alveolar. Essas células macrofágicas tentam eliminar as impurezas q conseguiram passar e chegar até os alvéolos pra q ñ ocorra infecções, As pessoas q respiram pela boca terão então um trabalho maior nos alvéolos. Os macrófagos tem capacidade de se movimentar do espaço intersticial pra dentro e fora dos alvéolos através dos poros q existem na membrana suemipermeavel assim como a substancia surfactante. Macrófagos = limpeza das células pra ñ comprometer os pneumocitos. 
Processo respiratório – inspiração, Ciclagem, expiração, disparo. / Ciclagem – passagem da inspiração pra expiração / Disparo – é p SN mandando começar o ciclo novo, é a transição da exp. Insp. . / Gasta-se menos tempo pra inspirar que expirar.
Drive respiratório – é qd o SNC está preservado mandando estímulo pra respirar. 
Vetilação – é a entrada e saída do ar (gases) do pulmão. Na ventilação tem a FO2 fração de oxigênio inspirado, ela corresponde a 21% de O2, ou seja, nesse momento estamos inspirando essa fração de O2. / Difusão – é o processo de trocas gasosas nos alvéolos, é a hematose a nível alveolar entre os alvéolos e os capilares, e a nível celular entre os capilares e as células. Tem q ter diferença de pressão nessas trocas. / Perfusão – na perfusão tb ocorre a troca de gases mas de forma eficaz. O O2 precisa entrar na célula de forma eficaz mantendo o padrão de oxigenação celular. 
Perfusão pulmonar – é a entrada de O2 dentro dos alvéolos no processo de troca entre os alvéolos e capilares. Se a pressão do alvéolo for maior, o fluxo ficará + pros vasos q dentro dos alvéolos, então o alvéolo estará mal perfundido. Como no ápice a pressão intraalveolar é maior q a intravascular, esses alvéolos tem menos complacência, eles permanecerão + destendidos, com paredes + rígidas , já nos alvéolos da base pulmonar a pressão dentro dos vasos é maior, forçando a entrada de O2 pra dentro dos alvéolos q nesse momento apresenta um menor pressão por isso q os alvéolos de base pulmonar são melhor oxigenado do que os do ápice, pq o fato da pressão dentro do vaso sanguineo ser maior forcara a entrada de O2 dentro destes alvéolos melhorando o processo de troca gasosa. A oxigenação na base pulmonar, a oxigenação dos alvéolos é melhor pq a pressão do vaso é tão grande q vai empurrar o O2 pros alvéolos. No ápice a pressão é grande ñ deixando o O2 entrar de forma adequada.
Qd a pessoa está em pé ou sentada a pressão exercida é maior nos capilares q nos alvéolos no ápice. Os alvéolos no ápice pulmonar fica maior sempre, na base o diâmetro deles é sempre menor devido a essa pressão dos vasos sanguineos sobre eles. Como a pressão dos vasos em relação a pressão dos alvéolos nos ápices é menor, pq a pressão do alvéolo é maior por isso ele é maior q os vasos. 
Zonas pulmonares – Zona I – a ventilação sobrepuja (supera) a perfusão / Zona II – a ventilação e a perfusão são equivalente / Zona III – a perfusão sobrepuja a ventilação. 
Pleura – através da diferença de pressão é q estimulará e dará capacidade pro pulmão expandir. 
A perfusão encontra-se reduzida nos ápices devido a força gravitacional / A perfusão é aumentada nas bases pulmonares devido a gravidade. 
Álveolo normal / Espaço Morto – possui ar mas ñ realiza troca gasosa. Possui ventilação mas sem perfusão. A nível respiratório, temos espaço morto fisiológico e mecânico. O fisiológico ta dentro de nós, desde a entrada do ar até os bronquíolos, pois a troca gasosa é só nos alvéolos então todo esse espaço q ñ realiza a troca é o morto. Mecanico alem do fisiológico tem o mecânico, q é o tubo, as traquéias do ventiladores mecânico, qto maior o tubo maior o espaço morto./ Shunt – tem-se ventilação ruim mas os alvéolos conseguem ainda fazer a perfusão. 
Sangue vem pro coração venoso e sai de lá arterial pq tem troca gasosa nos alvéolos e tem troca gasosa nas células q é nos tecidos (órgãos) q precisam ser oxigenados. A finalidade da troca gasosa é fazer com q a célula tenha qtd suficiente de O2 e libere aquilo q é tóxico, e o q é tóxico é usado pra formar bicarbonato. 
O O2 precisa entrar no capilar, a pressão q o O2 dos alvéolos vai ter pra entrar no capilar é de 140 Me, e a pressão q o capilar vai exercer é de 40, então a pressão do alvéolo é maior q a do capilar, passando o O2 do alvéolo pro capilar tornando o sangue arterial. E o CO2 q precisa sair do capilar q é a parte venosa q tem muito CO2, a pressão do capilar com CO2 é 45, a pressão do CO2 no alvéolo é 40, então o Co2 vai migrar do capilar pro alvéolo, pra ser eliminado do corpo.
Qd o sangue venoso chega nos alvéolos pra q o CO2 do s. venoso entre no alvéolo e seja eliminado do organismo e o O2 entre no capilar fazendo com q o sangue passe a ser arterial e esteja bem oxigenado, essa troca de gases, chamado hematose, pra q ocorra, precisa existir pressão. Pressao parcial de O2 e a pressão parcial de CO2, tudo pra se movimentar precisa de pressão. 
2 tipos de hematose: alveolar e celular. 
O sangue oxigenado no pulmão qd o O2 chega nos capilares e estiver próximo as celular por diferença de pressão tb, o O2 vai entrar na celular e o CO2 vai pros capilares, pra q façam o sentido contrario do trajeto venoso echegue nos alvéolos pra ser eliminado. 
O2 – vai pro sangue / CO2 – sai do sangue pro alvéolo. 
- As trocas ocorrem nos alvéolos pulmonares, onde o CO2 sai do sangue e o O2 se difunde pro sangue, de acordo com as suas diferenças de pressão. 
- Nos capilares, o O2 se difunde pros tecidos enquanto o CO2 se difunde pro sangue. 
Respiracao externa – CO2 sai dos capilares pros alvéolos, e o O2 sai dos alvéolos pros capilares / Resp. Interna – O2 sai dos capilares pras células e o CO2 sai das células pros capilares. 
Os gasesde movimentam de um meio ao outro por diferença de pressão. O sangue q chega nos tecidos está rico em O2, pra chegar ate a célula, etran O2 nela e tira o CO2 toxico da célula indo pro sangue. 
Transporte de gases tanto O2 qto CO2 : Dissolvidos no plasma – parte liquida do sangue / Quimicamente combinados ou seja ligados com a hemoglobina – esse transporte acontece através das hemácias 99% do O2 é transportado nas hemácias. / Convertidos em moléculas diferentes. 
Hemáceas e Hemoglobina: Cada momécula de hemoglobina consiste de: Porçao globina, composta de 4 cadeias de AA, q agrupam 4 moléculas de ferro, ou seja, a hemácia vai captar 4 oxigenios ligados ao ferro chamado de heme. Celula anucleada cujo citoplasma é preenchido pela hemoglobina. 
Qd 4 O2 estão ligados na hemoglobina dizemos q ela está 100% saturada. A formação da oxihemoglobina é uma reação reversível. A oxihemoglobina é a ligação do O2 a hemoglobina. 
Oxihemoglobina - Nos pulmões a PaO2 é próxima a 100mmHg e a hemoglobina está a 98% saturada de O2. Nos tecidos a PaO2 é de 40 mmHg e a saturação de O2 no sangue é 75%.
Transporte de CO2. Formas de eliminação do CO2 no organismo – aproximadamente 7% de CO2 são transportados dissolvidos no sangue. O restante se difunde pro interior das hemaceas pra ser transportado pela hemoglobina: 23% se combina com a hemoglobina e 70% do Co2 é convertido em bicarbonato e é transportado pelo plasma e eliminado. 
Carbaminohemoglobina – qd é o CO2 ligado na hemoglobina – 23% do CO2 se liga na porção globina da hemoglobina e forma a carbaminohemoglobina. Ocorre em regiões de alta PaCo2 (tecidos) e em baixa PacO2 há a dissociação (pulmões).
Formação do bicarbonato – qd junta CO2 com H2O, origina o acido carbônico H2CO3, a enzima anidrase carbônica fará a quebra do acido carbônico originando íons hidrogênio mais o bicarbonato. 
Eliminação do bicarbonato – presente no sangue, será eliminado o excesso pelos rins, e outra parte em meios mais ácidos, ou seja por meio do quimo (bolo fecal) q se tornará neutro por meio do bicarbonato e continuara alcalino no trajeto. 
Qto mais Co2 tiver no sangue ao ginal do processo químico do organismo, + bicarbonato será formado. 
As substancias q tendem a liberar hidrogênio são ácidos, e as q tendem captar nas soluções são as bases. 
A eliminação de CO2 é regulada pelos pulmões e a de HCO3 pelos rins. 
Se há muito CO2, o pulmão será hiperventilado pra eliminar + Co2, se tem pouco a respiração fica lenta. 
pH (potencial hidrogenionico) é o potencial capaz de identificar a qtd de hidrogênio livre no corpo, identifica a qtd de ácidos presentes. / ph < 7,35 acidose / ph >7,35 alcalose. 
PaCO2 35 a 45 Respiratorio / HCO3 22 a 26 Metabolica. Sempre q tiver pH, PaCO2 e HCO3 alterados, todos estão tentando compensar, ñ é misto, sempre no mesmo sentido o bicarbonato ta tentando compensar, ai o distúrbio é respiratório
Pra ser misto o PaCO2 ou HCO3 tem q ta baixo ou vice versa.

Outros materiais