Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação:  PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 2 - ALDNA 
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9001
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2     Data: 19/09/2016 08:56:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201507776514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No período Medieval, a fé era reconhecida como verdade e acreditavam que a filosofia estava a serviço da teologia e a ciência era especulativa e a Terra era considerada o centro do universo. No período moderno, a Filosofia passou a delinear melhor os limites dos seus estudo, os filósofos pareciam conceber suas teorias filosóficas ou como fornecendo algum tipo de fundamento para uma determinada concepção científica ou para preparar o terreno para a ciência tomar seu rumo. Indique duas mudanças ocorridas com a ciência na Modernidade.
		
	
Resposta: MÉTODO HELIOCENTRICO, MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTE (GALILEU), INCIADA POR JORDANO BRUNO E NICOLAU COPERNICO. CIÊNCIA CONTEMPLATIVA, A MATEMÁTICA PASSA SER UTILIZADA COMO LINGUAGEM DA FÍSICA.
	
Gabarito:
A revolução científica. O modelo heliocêntrico de Galileu. A idéia de que a ciência passa a ser ativa. A integração entre a técnica e a ciência, onde as hipóteses teóricas são testadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507750479)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descrever e não explicar ou analisar foi a primeira conotação dada por Husserl no estudo da fenomenologia. O primeiro problema por ele colocado foi o da "questionalidade do conhecimento". "Mas questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção céptica com respeito a ele. Por outro lado, o método fenomenológico parte da ideia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível, ainda que , de 'início, não nos é permitido admitir conhecimento algum como conhecimento'" (TRIVINOS.1987, p. 43-44). "Tudo o que sei do mundo, mesmo devido à ciência, o sei a partir de minha visão pessoal ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência nada significam" (MERLAU-PONTY, 2000, p. 5-6). Nas suas reflexões, os autores defendem que:
		
	
Resposta: DEFENDE O CONHECIMENTO INVESTIGATIVO, BASEADO EM PESQUISAS E A BUSCA DO CONHECIMENTO CIÊNTIFICO, PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NOVOS E SIGNIFICATIVO, FAZENDO ACOMODAÇÃO COM O QUE JÁ EXISTE.
	
Gabarito: O conhecimento ou a verdade absoluta não existem, todo conhecimento é transitório, movente e provisório. Todo conhecimento que o homem constrói está condicionado a sua percepção e influenciado pelas suas experiências pessoais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507743676)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?" (Luckesi - Filosofia da Educação - p. 97). Nesse texto, o autor chama a atenção para o "rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais", referindo-se ao:
		
	
	senso crítico
	
	senso problematizador
	 
	senso comum
	
	senso estético
	
	senso sistematizador
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507931968)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ANALISE AS ASSERTIVAS SOBRE O SENSO COMUM:
I. O CONHECIMENTO DO SENSO COMUM É ADQUIRIDO INDEPENDENTEMENTE DE ESTUDOS, DE PESQUISAS, DE REFLEXÕES OU DE APLICAÇÕES DE MÉTODOS.
II. PODE TORNAR-SE CIENTÍFICO, DESDE QUE PASSE PELAS EXIGÊNCIAS DOS PARES DE UMA COMUNIDADE CIENTÍFICA.
III. USUALMENTE, É ADQUIRIDO POR ACASO OU PELAS TRADIÇÕES OU TRANSMITIDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, NÃO PASSANDO PELO CRIVO DOS POSTULADOS METODOLÓGICOS.
ESTÃO CORRETOS OS ITENS:
		
	
	I E III
	
	I E II.
	
	APENAS O ITEM I.
	 
	I, II E III.
	
	II E III.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507958697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os homens que em consonância com o seu tempo, mantinham uma prática que os distinguia e os caracterizavam; que iam de cidade em cidade com o fim de transmitir aos filhos dos cidadãos , por um preço estipulado,uma educação que lhes garantisse uma participação de sucesso na vida pública e na vida política eram denominados:
		
	
	Escolanovistas
	
	racionalistas
	
	marxistas
	
	positivistas
	 
	sofistas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507946456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe o trecho de uma canção popular medieval: ¿... nunca bebe o vinho de suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver ganso ou galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor. Muito feliz será aquele que puder ter seu pão preto e em pouco de sua manteiga...¿ Que grupo social está representado na canção?
		
	 
	o servo.
	
	o proletariado
	
	a nobreza
	
	a burguesia.
	
	o clero
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507924875)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Chauí (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2003, p. 231), são três as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: a racionalista, a empirista e a construtivista. Sobre as elas afirmar:
I. A concepção racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática e, portanto, capaz de provar a verdade.
II. A concepção empirista afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções.
III. A concepção racionalista estabelece métodos experimentais rigorosos, pois deles depende a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.
IV A concepção construtivista não espera apresentar uma verdade absoluta, mas uma verdade aproximada que pode ser corrigida, modificada, abandonada por outra mais adequada aos fenômenos.
Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas II, III, IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, III e IV são verdadeiras
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507923537)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão:
"Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados".
Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.
		
	
	Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.
	
	A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.
	 
	Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.
	
	O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.
	
	A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507877766)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Marx, o homem é o produto da natureza, e esta, por sua vez, não oferece gratuitamente as condições materiais que garantam a sobrevivência de nossa espécie. Em outras palavras, o homem necessita produzir tais condições e, para tanto, antecipa em sua mente a ação eatravés do trabalho faz um movimento de retorno à natureza para produzir a própria existência. Isso nos permite afirmar que o ser humano produz sentidos e significados para o mundo e para si, para a sua relação com o mundo e demais seres humanos, pois, a natureza humana:
		
	
	é algo pronto e acabado e historicamente produzido
	
	é algo pronto e acabado e psicologicamente produzido
	 
	não é algo pronto e acabado, mas, historicamente produzido
	
	não é algo pronto e acabado, mas, psicologicamente produzido
	
	todas as alternativas de resposta estão incorretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507716877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a postura esperada do professor pesquisador?
		
	 
	inquietude diante dos fatos
	
	aceitação dos fatos
	
	reprodução dos fatos
	
	contemplação dos fatos
	
	indiferença diante dos fatos
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 09/09/2016 até 21/09/2016.
Parte inferior do formulário

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes