Buscar

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO DESCENDENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação:  » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - ALDNA 
	Professor:
	CATIA DA CONCEICAO FARIA FERNANDES
FLAVIA MIGUEL DE SOUZA
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2    Data: 16/09/2016 08:59:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201508331341)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"(...) meu coração estremece de infinita alegria por ver que a terra onde nasci em breve não será pisada por um pé escravo. (...) Quando a humanidade jazia no obscurantismo, a escravidão era apanágio dos tiranos; hoje, que a civilização tem aberto brecha nas muralhas da ignorância e preconceitos, a liberdade desses infelizes é um emblema sublime (...). Esta festa é a precursora de uma conquista da luz contra as trevas, da verdade contra a mentira, da liberdade contra a escravidão." (ESTRELLA, Maria Augusta Generoso e Oliveira. "Discurso na Sessão Magna do Clube Abolicionista", 1872, Arquivo Público Estadual, Recife-PE.) A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho. A) Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil. B) Explique um fator que tenha contribuído para a transição para o trabalho livre no Brasil no século XIX.
		
	
Resposta: A- 1-Irmandades onde os negros contribuiam juntando dinheiro para comprar a liberdade dos outros negros. 2 fuga para os Quilombos, 3-Sincretismo religioso onde os escravos mesclavam suas religiões ao catolicismo B- O tráfico de navios negreiros.
	
Gabarito: A) Uma forma de resistência era a fuga e a posterior organização em quilombos; outra era a simples passividade perante o trabalho e o não-enfrentamento com o senhor, levando o escravo algumas vezes ao suicídio. B) Um fato foi o fim do tráfico negreiro em 1850 (Lei Eusébio de Queirós), levando ao lento processo de diminuição da população de escravos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507936080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: A escravidão deixou um legado de castigos relacionado as chibatas, que ficou empreguinado em seus descentes, deixando rastro de castigos violentos, João Candido foi um dos que liderou essa revolta, vendo que mesmo depois da liberdade de seu povo, os navios onde os negros trabalhavam ainda existia essa mancha, que infelizmente ainda era visível em 1910. Foi uma tentativa de lutar pelo direito de ser livre e não ter que trabalhar sendo castigado.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507921580)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após os contatos iniciais, os colonos portugueses acabaram fazendo uma distinção da população indígena em dois grandes grupos. São eles:
		
	
	Apaches e tupis.
	
	Aimorés e apaches;
	 
	Tupiguaranis e tapuias;
	
	Tupis e guaranis;
	
	Guaranis e apaches;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507877204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
		
	
	o dos capitães do mato e de caça ao índio;
	 
	da caça ao índio e o de busca do ouro;
	
	o de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
	
	o dos capitães do mato e de prospecção;
	
	o de expansão das fronteiras e de prospecção;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507734963)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a importância econômica da escravidão indígena na era colonial?
		
	
	Apesar da assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles não se encaixaram de maneira produtiva portanto, naõ constituíram a força de trabalho escrava necessária ao desenvolvimento nacional.
	
	No Brasil recém colonizado a quantidade de portugueses era muito pequena, e sendo os povos indígenas maioria seria mais barato fazê-los cativos a transportar trabalhadores da Europa para o Brasil.
	 
	A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	O fato dos povos indígenas aceitarem trabalhar por pouco ou mesmo nada ajudou as lavouras portuguesas, que não tiveram gastos salariais, aumentando assim sua margem de lucro.
	
	Graças a uma assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles se encaixaram de maneira produtiva ao constituir uma força de trabalho escrava que visava o desenvolvimento nacional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507819950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As irmandades negras, criadas desde o período colonial, seguiam os mesmos preceitos religiosos das demais: todos os membros deveriam efetuar o pagamento da taxa anual ― dinheiro que seria revertido em festas, rituais fúnebres e missas das igrejas. A grande diferença dessas irmandades estava na condição de seus membros (a maioria eram escravos e/ou libertos) e o fato delas adorarem santos negros. Sobre as irmandades podemos afirmar que:
		
	
	Eram organizadas nos quilombos.
	 
	foram importantes formas de resistência.
	
	enriqueceram a custa dos escravos.
	
	não funcionaram no auxílio aos negros.
	
	Foram o embrião do desenvolvimento da Umbanda.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507819959)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as fugas da escravidão podemos identificar tipos específicos como:
		
	
	Fugas para as Igrejas, considerados territórios sagrados e quem lá estivesse não podia ser resgatado.
	
	Fugas de negros para as florestas, passando a viver em comunidades indígenas.
	
	Fugas de índios para as cidades e denunciarem a escravidão ilegal.
	 
	Fugas que tinham por objetivo a reivindicação escrava por melhores condições.
	
	Fugas para tentar retornar a África, com barcos e que todas fracassaram.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508311693)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de dois pensadores brasileiros que se dedicaram ao tema da miscigenação.
		
	 
	Gilberto Freyre e Arthur Ramos.
	
	Sérgio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes.
	
	Arthur Ramos e Florestan Fernandes.
	
	Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr.
	
	Caio Prado Jr e Gilberto Freyre.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507735604)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
		
	
	Sua participação não foi permitida, uma vez que a organização do evento não acreditava que poderiam contribuir com o mesmo.
	
	Houve uma participação massiva de indígenas de todas as regiões do país, que viam na Conferência o único canal de negociação possível e legítimo para suas questões.
	 
	Sua participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim, assumir responsabilidades sobre suas ações, assim como ser consultados quanto a políticas públicas e decisões que venham a interferir emseu território e sua cultura.
	
	Não houve participação alguma de indígenas na Conferência, pois eles não reconheciam aquele espaço como legítimo para debater suas questões.
	
	A eco-92 nada acrestou sobre os direitos indígenas e os referentes à terra.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507957199)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta uma dança que é marcada pela herança indígena:
		
	
	Dança do Ventre
	
	Cumbia
	 
	Maracatu
	
	Jazz
	
	Tango
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 09/09/2016 até 21/09/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais