Buscar

1ª Lista de exercícios Eletrônica de potência (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

F-OP-072 Revisão 00 Data: 26/02/2013 
 Nome da unidade: Endereço da unidade 
Unidade Curricular: Eletrônica de Potência 
Curso: Técnico em Eletrotécnica 
Docente: Welington Pires Moreira Cezar 
 EXERCÍCIOS 1. Explique como ocorre a entrada em condução de um diodo. Ocorre algum fenômeno atípico? 2. Explique como ocorre o bloqueio de um diodo. Ocorre algum fenômeno atípico? 3. Em termos de comutação, qual a diferença de um tiristor para um diodo? 4. O que é corrente de fuga dos diodos? 5. O que é tempo de recuperação reversa dos diodos? Qual seu efeito durante funcionamento do diodo? 6. Quais a principais diferenças entre os diodos de junção pn e os Schottky´s? 7. Dois diodos são conectados em paralelo e a queda de tensão direta sobre cada diodo é de 1,5 V. As curvas características v-i dos diodos são mostradas abaixo. Determine as correntes diretas de cada diodo. 
 
Nome do Projeto Institucional : “Disciplina que gera Conhecimento” 
F-OP-072 Revisão 00 Data: 26/02/2013 
 8. Seja o circuito da Figura abaixo, considerando que a tensão da fonte seja de 5 V, o resistor de 100 Ω e os diodos (D1 e D2) sejam 1N4003, determine: 
• A corrente do circuito; 
• As perdas de condução em cada diodo; 
• A perda no resistor R1; 
• A potência fornecida pela fonte. 
 9. O SCR pertence a que família de semicondutores? a) MOSFET´s b) Diodos de três camadas c) Tiristores d) Transistores de junção 10. Num circuito de corrente continua, para desligar o SCR depois de disparado, devemos: a) Desligar a alimentação por um momento b) A inverter o sinal de comporta c) Desligar a comporta d) Colocar em curto o gate com o catodo 11. Os SCR’s ao serem disparados: a) Conduzem a corrente em ambos os sentidos b) Conduzem a corrente num único sentido c) O sentido da corrente depende do modo de disparo d) O sentido da corrente pode ser invertido por um sinal de gate 12. Qual e o melhor modo de se controlar uma carga por um SCR? a) Ligando-a entre o anodo e o positivo da fonte b) Ligando-a entre o catodo e o positivo da fonte c) Ligando-a entre o gate e o positivo da fonte d) Ligando-a entre o gate e o negativo da fonte 13. Em que caso corre-se o risco de queimar um SCR? a) Aplicando um pulso negativo a comporta quando ele esta disparado b) Aplicando um pulso negativo a comporta quando ele esta desligado c) Aplicando um pulso negativo a comporta quando o anodo está negativo em relação ao catodo d) Aplicando um pulso positivo a comporta quando o anodo está negativo em relação ao catodo. 14. Dois SCR´s ligados em paralelo e em oposição resultam num: a) Quadrac b) Triac c) IGBT d) Chave regenerativa 
F-OP-072 Revisão 00 Data: 26/02/2013 
 15. Os triac´s são utilizados principalmente em: a) Controles de muito alta potencia na indústria b) Controle de motores em veículos elétricos c) Controle de aparelhos elétricos ligados a rede de energia d) Carregadores de baterias 16. Em quantos quadrantes podem operar um triac? a) Um b) Dois c) Três d) Quatro 17. Um quadrac consiste na reunião de um triac com um: a) SCR b) Diac c) IGBT d) Diodo 18. Além da condução através do gate, existe outro meio de se colocar em estado de condução um Tiristor? 19. Como se pode bloquear o Tiristor quando este se acha no estado de condução? 20. Qual é a principal aplicação dos Tiristores? 21. A corrente que atravessa o Tiristor pode ser controlada pelo sinal de gate? Explique. 
 22. Quais são as vantagens e desvantagens dos GTO´s? 
 23. Qual o princípio de funcionamento de um GTO?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais