Buscar

Resumo História.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Brasil já teve oito Constituições. Algumas delas foram outorgadas e outras promulgadas. São elas, 
Outorgada-criada sem nenhuma participação,mesmo indireta,do povo e imposta à nação
1824: positivada por outorga – Constituição do Império do Brasil
1937: positivada por outorga (Getúlio Vargas). 
1969: positivada por outorga (Golpe Militar). 
Promulgada,aquela feita pelos representantes do povo,e votada.Nossa constituição atual ou chamada de Constituição Cidadã
1891: positivada por promulgação – Constituição da 1ª República. 
1934: positivada por promulgação. 
1946: positivada por promulgação – Restabelecimento do Estado Democrático. 
1967: positivada por promulgação. 
1988: positivada por promulgação. A Constituição de 1988 restabeleceu e deu nova visibilidade ao regime democrático brasileiro, permanecendo até os dias de hoje.
Estado laico ou aconfessional  as religiões eram permitidas desde que descaracterizadas em 1980 pela proclamação da República
Estado confessional  religião predominante a do estado a católica credo oficial adotado pelo povo
Lei dos Sexagenários -Promulgada em 28 de setembro de 1885, a Lei dos Sexagenários  concedia liberdade apenas aos escravos com mais de 65 anos, que já não dispunham de força e disposição para encarar as péssimas condições de trabalho cedidas pelos senhores de engenho. Na prática, essa lei não mudava em nada a relação dos patrões com os escravos. De fato, dava mais autonomia aos donos dos grandes cafezais em dispensar mão-de-obra que não produzisse
A Lei do Ventre Livre-estabelecia que todo filho de escravo nascido a partir da promulgação da nova lei seria livre, gerando uma alteração no mundo do trabalho, todavia sem criar grandes mudanças na economia ou sociedade. Mas a prática da lei não era tão direta quanto parecia. A lei oferecia aos ingênuos, filhos de escravos, duas opções: poderiam ficar com seus senhores até atingir a maioridade, que era de 21 anos à época
Lei Áurea-Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.
Código Penal de 1890 não admitia penas perpétuas ou pena de morte. a maioridade penal - determinava a inimputabilidade somente até os 9 anos. Entre essa faixa e os 14 anos, o menino deveria ser submetido a uma avaliação psicológica bastante subjetiva. Caso fosse considerado consciente do crime, poderia ser condenado como adulto,ele previa as seguintes penas de privação de liberdade ou
A prisão celular, aplicável para quase todos os crimes e algumas contravenções 
A reclusão, executada em fortalezas, praças de guerra ou estabelecimentos militares 
A prisão com trabalho obrigatório, cominadas para os vadios e capoeiras a serem recolhidos às penitenciárias agrícolas para tal fim destinadas ou aos presídios militares 
A prisão disciplinar, destinadas aos menores até a idade de 21 anos, para ser executada em estabelecimentos industriais 
O banimento - A interdição -A suspensão de emprego público - A perda de emprego público- A multa A sanção pecuniária 
A proibição de penas infamantes - A temporariedade da pena de prisão –
A privação de liberdade individual não poderia exceder de trinta anos
1934
Promulgada pela Assembléia Constituinte no primeiro governo de Getúlio Vargas.
Instituiu a obrigatoriedade do voto e tornou-o secreto; ampliou o direito de voto para mulheres e cidadãos de no mínimo 18 anos de idade. Continuaram fora do jogo democrático os analfabetos, os soldados e os religiosos. Para dar maior confiabilidade aos pleitos, foi criada a Justiça Eleitoral.Instituiu o salário mínimo, a jornada de trabalho de oito horas, o repouso semanal e as férias anuais remunerados e a indenização por dispensa sem justa causa. Sindicatos e associações profissionais passaram a ser reconhecidos, com o direito de funcionar autonomamente.
1937
Outorgada (concedida) no governo Getúlio Vargas.
Instituiu o regime ditatorial do Estado Novo: a pena de morte, a suspensão de imunidades parlamentares, a prisão e o exílio de opositores.Suprimiu a liberdade partidária e extinguiu a independência dos poderes e a autonomia federativa. Governadores e prefeitos passaram a ser nomeados pelo presidente, cuja eleição também seria indireta. Vargas, porém, permaneceu no poder, sem aprovação de sua continuidade, até 1945.
A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NO ATO INSTITUCIONAL No 2 AI2 – ELEIÇÃO INDIRETA
A tomada do poder pelos militares através do golpe em 1964 foi seguida por medidas que visavam estabelecer o novo regime. Para isso foi publicado no mesmo ano o Ato Institucional Número Um, mas a situação política mostrou que seriam necessárias novas medidas para barrar a oposição e então foi decretado em 1965 o Ato Institucional Número Dois.
que determinou o fim da vasta quantidade de partidos políticos existentes no Brasil, estabelecendo umsistema bipartidário. De um lado formava-se a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), que representava o governo, e de outro o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reunia uma parcela da oposição, mas de forma controlada. Para garantir mais apoio ainda no Congresso, ficou estipulado também o aumento do número de Senadores - legitimava a intervenção do governo federal em estados e municípios, assim como o fechamento do Congresso Nacional, ambos sem aviso prévio.
COMPARAÇÃO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1967 E 1988
1967 - As eleições presidenciais permanecem indiretas, com voto descoberto.
1988 - Com a Constituição de 1988, foram determinada as eleições diretas para a presidente, governador, deputado estadual e federal, senador e vereador. E o direito ao voto facultativo foi dado aos jovens a partir dos 16 anos.
PRICIPAIS CARACTERISTICAS DO ATO INSTITUCIONAL 5
1-PODER DE FECHAR O CONGRESSO NACIONAL E AS ASSEMBLEIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
2-DIREITO DE CASSAR OS MANDATOS ELEITORAIS DE MEMBROS DOS PODERES LEGISLATIVOS E EXECUTIVO NOS NÍVEIS FEDERAL – ESTADUAL –E MUNICIPAL.
3-DIREITO DE DEMITIR – REMOVER – POSENTAR –OU POR EM DISPONIBILIDADE FUNCIONÁRIOS DAS BUROCRACIAS FEDERAL –ESTADUAL –E MUNICIPAL.
4-PODER DE DECRETAR ESTADO DE SITIO SEM QUALQUER DOS IMPEDIMENTOS ESTABELECIDOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1967.
5-DIREITO DE CONFISCAR BENS COMO PUNIÇÃO POR CORRUPÇÃO.
6-SUSPENSÃO DA GARANTIA DE HÁBEAS CORPUS EM TODOS OS CASOS DE CRIMES CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL.
7-JULGAMENTO DE CRIMES POLÍTICOS POR TRIBUNAIS MILITARES.
7-DIREITO DE LEGISLAR POR DECRETO E BAIXAR OUTROS ATOS INSTITUCIONAIS OU COMPLEMENTARES.
8-CENSURA AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO - 9- PERDA DOS DIREITOS POLITICOS POR TEMPO INDETERMINADO

Outros materiais