Buscar

PENAL I DP SIMULADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. (OAB Exame Unificado VIII) Em relação ao princípio da insignificância, assinale a afirmativa correta.	
a) O estado de necessidade e a legítima defesa teriam sua análise antecipada para a tipicidade.
 b) A jurisprudência predominante dos tribunais superiores é acorde em admitir a aplicação do princípio da insignificância em crimes praticados com emprego de violência ou grave ameaça à pessoa (a exemplo do roubo).
 c) A mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica constituem, para o Supremo Tribunal Federal, requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicação do princípio da insignificância.
d) O princípio da insignificância funciona como causa de exclusão da culpabilidade. A conduta do agente, embora típica e ilícita, não é culpável.
e) O princípio da insignificância funciona como causa de diminuição de pena.
2. Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ?mal necessário? à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade, desde que, no caso concreto, seja a única forma de controle social capaz de proteger determinado bem jurídico.Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:	
a) o Direito Penal possui como características ser essencialmente preventivo e repressivo, buscando sempre que possível, a aplicação de penas privativas de liberdade como forma de controle penal;
b) o Direito Penal possui como características ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando sempre que possível, a aplicação de penas privativas de liberdade como forma de controle penal;
 c) o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, e possui como características ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando sempre que possível, a aplicação de medidas alternativas às penas privativas de liberdade como forma de controle penal e portanto, devendo ser utilizado como última forma de controle social.
d) o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
e) o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, e possui como características ser essencialmente retributivo buscando sempre que possível, a aplicação de medidas alternativas às penas privativas de liberdade como forma de controle penal e portanto, devendo ser utilizado como primeira forma de controle social.
3. Leia o texto abaixo, de autoria da Juíza coordenadora da Comissão Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e marque a alternativa correta de acordo com os estudos realizados sobre a missão do direito penal no Estado Democrático de Direito: O sistema punitivo brasileiro é um equívoco de prioridades. O país está em sentido contrário ao do mundo todo, inclusive das recomendações da ONU, que é o de desencarceramento. Essa filosofia que infelizmente ainda há no Brasil, da condenação ao esquecimento, à invisibilidade, se volta assim contra o próprio Estado em forma de lesões no sistema penitenciário. Não se pode esquecer que essas pessoas existem, elas se relacionam, ficam grávidas, têm filhos. Não se pode esquecer que há crianças no sistema. Encarcerar sem cuidar de seus presos é inviável em um Estado Democrático de Direito (CHRISPINO, Raquel. Dando à luz em meio à escuridão. Tribuna do Advogado, fevereiro/ 2016, p. 25. Rio de Janeiro: OAB/RJ).	
a) Desde que respeitados os princípios gerais do direito penal, devem ser tolerados eventuais abusos que violem direitos e garantias fundamentais.
b) Entre as missões do direito penal está a submissão de mulheres ao cárcere para que, durante o processo de ressocialização, possam reaprender seu real papel na sociedade e na família.
c) O direito penal é ferramenta legítima de contenção de conflitos sociais, seja qual for a consequência para grupos e indivíduos, porque os fins justificam os meios.
 d)O fundamento republicano da dignidade da pessoa humana exige que o direito penal respeite direitos e garantias fundamentais para que sua aplicação permaneça socialmente legítima.
e) Não há que se questionar a legitimidade do direito penal diante de situações de desrespeito aos direitos fundamentais porque os infratores deles abriram mão ao praticarem delitos.
4. Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.	
a) Cabe ao Direito Penal limitar a violência da intervenção punitiva do Estado.
b) Compete ao Direito Penal atender aos anseios sociais de punição para pacificar conflitos.
c) O discurso jurídico-penal de justificação deve pautar-se na ampla possibilidade de solução dos conflitos pelo Direito Penal.
d) em virtude da abolitio criminis cessam a execução e os efeitos principais da sentença condenatória, como a imposição de pena, permanecendo os efeitos secundários, como a reincidência e a menção do nome do réu no rol dos culpados.
 e) O recurso à pena no Direito Penal garantista está condicionado ao princípio da máxima intervenção, máximas garantias.
5. Assinale a alternativa INCORRETA:
 a) A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito penal tenha incidência evita que a vítima assuma por si só a tarefa de castigar o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito penal.
 b) A fragmentariedade do Direito penal possui apenas um significado, qual seja, o de que somente os bens mais relevantes devem merecer a tutela penal.
c) O princípio da intervenção mínima determina que a intervenção penal deve ser fragmentária e subsidiária. Isso é o que caracteriza o chamado Direito penal mínimo. O princípio da intervenção mínima possui dois aspectos relevantes: fragmentariedade e subsidiariedade.
d) O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
e) O recurso à pena no Direito Penal garantista está condicionado ao princípio da minima intervenção.​

Outros materiais