Buscar

AV1 IED CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Respostas:
1- Dentre as formas de se resolver conflitos entre princípios pode se afirmar que:
Deve-se analisar no caso concreto quais princípios devem prevalecer não havendo uma hierarquia entre estes.
2- Considerando um acidente aéreo sem sobreviventes em que fique comprovado que uma tempestade e fortes ventos foram as coisas determinantes do desastre se estaria diante de um:
Fato jurídico = Como diz Gonçalves, “ fato jurídico em sentido amplo é todo o acontecimento da vida que o ordenamento jurídico considera relevante no campo do direito”
Fato natural = éo que não depende da vontade humana, como por exemplo o nascimento ou a morte de um indivíduo.
Ato jurídico = é a atuação humana, depende da vontade para que se realizem atos com consequências jurídicas. É toda ação humana capaz de criar, extinguir, manter, alterar ou transferir direitos. São atos humanos capazes de causar consequências jurídicas.
Ato ilícito= é uma ação ou omissão voluntaria negligência ou imprudência que contraria a lei, viola o direito e causa dano a outrem, ainda que seja o dano exclusivamente moral.
Fato social= Durkheim diz que fato social como os agentes reais ou o conjunto de maneiras que estão no centro focal de uma sociedade. São os instrumentos sociais e culturais que determinam na vida de um indivíduo as maneiras de agir, pensar e sentir, e o obrigam a se adaptar as regras da sociedade. 
3- Diante das discussões travadas em sala de aula acerca dos direitos subjetivo e protestativo, assinale a alternativa correta:
O direito protestativo se vincula a uma obrigação geral de sujeição a sua materialização.
DIREITO POTESTATIVO: E UM DIREITO SEM CONTESTAÇÃO. É O CASO POR EXEMPRO DO ASSEGURADO AO EMPREGADOR DE DESPEDIR UM EMPEGADO, CABE APENAS ACEITAR ESTA DECISÃO.
DIREITO SUBJETIVO: É A POSSIBILIDADE QUE A NORMA DÁ DE UM INDIVIDUO EXERCER DETERMINADA CONDUTA DESCRITA NA LEI. É A LEI QUE APLICADA AO CASO CONCRETO AUTORIZA A CONDUTA DE UMA PARTE. EX: SE UMA PESSOA DEVE UM VALOR EM DINHEIRO, A LEI TE CONCEDE O DIREITO DE COBRAR A DEVIDA POR MEIO DE UM PROCESSO JUDICIAL DE EXECUÇÃO
4- Quanto ao conceito de direito é possível afirmar:
Pode ser compreendido como mecanismo de controle social, pacificação dos conflitos ou ainda técnica de dominação. 
5- Considerando os elementos discutidos acerca da escola positiva do direito, é possível identificar como alternativa CORRETA: 
Parte do pressuposto de que forma ideal de se compreender o direito em sua inteireza, corresponde a analise normativa com base cientifica a isolar o objeto e estudar apenas a lei escrita. 
6- Considerando os costumes como fontes gerais do direito, esta se caracteriza conceitualmente como sendo:
As condutas reiteradas em sede de determinada sociedade.
7- Discorra acerca dos elementos que caracterizam os planos de VALIDADE, VIRGENNCIA E EFICACIA COMO FUNDAMENTOS ESTRUTURANTES DAS NORMAS JURIDICAS.
VALIDADE: tem relação com o ingresso na norma no ordenamento jurídico, ou seja, uma norma será valida quando não contradizer norma superior e tenha ingressado no ordenamento atendendo ao processo legislativo pré-estipulado.
VIRGENCIA: por sua vez tem relação com a sua existência especifica. Ele é um termo com o qual se demarca o tempo de validade de uma norma, é a norma valida pertencente ao ordenamento, cuja a autoridade já ode ser considerada imunizada sendo exigíveis os comportamentos prescritos. Assim a norma será vigente quando puder ser exigida
EFICACIA: está relacionada com a produção de efeitos, com o fato real dela ser efetivamente aplicada e observada da circunstância de uma conduta humana conforme a norma de verificar no ordenamento dos fatos.
8-Trace as principais características das escolas jurídicas do jus naturalismo e do jus positivismo diferencie-os:
A corrente do jus naturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para o jus naturalismo o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça
Ao contrário do que defende a corrente do jus naturalista, que acredita que só pode existir direito e consequentemente a justiça através de normas positivas pelo estado com o poder coercivo, podemos dizer que são todas as normas escritas criadas pelos homens por intermédio do estado.
Tendo como principais características:
O jus naturalismo: leis superiores, direito como produto de ideias, pressuposto: valores, existência de leis naturais. E o jus positivismo: leis impostas, leis como produto de ação humana, pressuposto: o próprio ordenamento positivo, existência de leis formais.
9- Aborde criticamente a importância de hermenêutica jurídica para o estudo das normas, citando exemplificando em sua resposta duas das modalidades interpretativas clássicas que podem ser observadas na aplicação do direito.
A hermenêutica jurídica é de grande importância para o direito, que necessita de ser interpretado a todo momento. O direito não sobrevive sem um bom trabalho de interpretação baseado numa teoria sólida, com a hermenêutica, haja vista que nem sempre as leis são totalmente claras e precisas. Podendo ser lembrado da interpretação logica e da interpretação sistemática.
10- Considerando as discursões travadas em sala de aula, discorra acerca da teoria tridimensional do direito, apontando seus elementos características e a sua aplicação na pratica. 
A teoria tridimensional do direito é um arcabouço teórico traçado pelo jurista e filosofo brasileiro Miguel Realle no trabalho de tese “fundamentos do direito” e elaborado em caráter definitivo em seu livro homônimo. Em termos gerais, ela prega a interpretação do direito sob três simultâneas e complementares a normativa, a tática e a axiológica, unificando três correntes filosóficas-jurídicas até então independentes e se tornando , se não a principal uma das mais importantes terias gerais do direito do brasil e na américa latina.

Outros materiais