Buscar

Estudo dirigido citoesqueleto 2

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Biologia Celular – Citoesqueleto.
Descreva sucintamente os principais componentes estruturais do citoesqueleto. Explique em termos gerais quais as funções celulares dos filamentos intermediários, dos microtúbulos e dos filamentos de actina. 
Você acha que é mais fácil adicionar tubulina a um microtubulo pré-existente do que iniciar um novo microtúbulo a partir do zero ? Por que ?
Uma metodologia para purificar tubulina é preparar um extrato celular, resfriar o extrato a 0°C, centrifugar a alta velocidade e coletar o sobrenadante. O sobrenadante é então aquecido a 37°C e incubado na presença de GTP. A mistura é então centrifugada a alta velocidade e o pellet é separado e redissolvido. Então o ciclo é repetido: resfriar a 0°C dissolvendo o pellet, centrifugar a alta velocidade, salvar o sobrenadante, em seguida incubar com GTP a 37°C, centrifugar a alta velocidade, salvar o pellet. Após poucos ciclos é possível obter preparações puras de tubulina. Explique como esse procedimento permite a obtenção de tubulina pura. 
A Fig. 1A foi obtida a partir de microtúbulos que estavam em crescimento acelerado. A Fig. 1B mostra microtúbulos em outro estágio. Responda:
A) Como se denomina o fenômeno observado em 1B ?
B) Discorra sucintamente sobre as diferenças observadas nas figuras. 
Se você adicionar filamentos de actina pequenos e marcados com cabeças de miosina a uma solução com um excesso de monômeros de actina, esperar alguns poucos minutos e então examinar os filamentos por meio de microscopia eletrônica, você verá uma imagem parecida com a da Fig. 2. Responda:
A) Qual é a extremidade mais (+) e qual a extremidade menos (-) dos filamentos de actina marcados com cabeças de miosina ? Como você chegou a essa conclusão ?
B) Quando os filamentos de actina se despolimerizam, por que as subunidades são removidas exclusivamente a partir das extremidades e não a partir do meio do filamento ?
�
Figura 1: Análise por microscopia eletrônica da dinâmica dos microtúbulos. (A) Microtúbulos em rápido crescimento (B) Microtúbulos em despolimerização. (The Cell, Garland, 2008).
Figura 2:Filamentos de actina marcados com miosina após alguns minutos em uma solução com excesso de monômeros de actina. O segmento menor, com maior contraste, é o filamento de actina marcado com miosina. (The Cell, Garland, 2008).

Continue navegando