Buscar

Sistema Linfático.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 
*
 1- NÓDULOS LINFÁTICOS:
a) Estrutura:	Massa de Tecido Linfóide Denso (livres) de forma esférica, com 0,2 a 1mm de diâmetro e sem cápsula.
	Podem apresentar uma área menos corada na zona central = Centro germinativo, mais claro devido à presença de linfócitos jovens que tem o núcleo mais claro (maiores), Na periferia do nódulo = Coroa. 
	Nos nódulos (T.L.Nodular) predominam as células livres (denso): Linfócitos jovens e maduros, Macrófagos livres e Plasmócitos. 
	Sua formação e funcionamento dependem de estímulos antigênicos.
b) Localização:
	Encontrados isolados no TCF de vários órgãos, principalmente na LP do tubo digestivo, vias respiratórias e urinárias, ou formando acúmulos como nas Placas de Peyer do íleo.
	São estruturas temporárias, podendo aparecer ou desaparecer de determinado local.
	. 
 
*
*
*
 2- LINFONODOS:
a) Estrutura geral:
	Órgãos encapsulados, arredondados ou riniformes, constituídos de tecido linfóide, que apresentam um bordo convexo onde penetram os vasos linfáticos aferentes e um bordo côncavo (hilo), onde penetram artérias e saem veias e vasos linfáticos eferentes. 
	A cápsula de tecido conjuntivo denso envia trabéculas para o interior do órgão dividindo o parênquima em compartimentos incompletos.
b) Localização:
	Se apresentam isolados ou formando cadeias ao longo do trajeto de vasos linfáticos
	. 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
c) Estrutura histológica: O parênquima se divide em
 Zona cortical: Abaixo da cápsula (ausente no hilo), formada por nódulos linfáticos (TLD nodular) e seios subcapsulares e peritrabeculares (TLF). Os seios são delimitados por fibras reticulares, células reticulares primitivas e macrófagos fixos, recebendo a linfa dos vasos linfáticos aferentes.
 Zona medular: Ocupa o centro do órgão e o hilo, formada por cordões medulares (TLD) e seios medulares (TLF). Recebem a linfa dos seios corticais e comunicam-se com os vasos linfáticos eferentes.
 Zona paracortical ou cortical difusa: Entre a cortical e a medular (mal definida) formada por TLD, linfócitos T, de hipersensibilidade retardada e rejeição de enxertos.
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 3- Amígdalas: (tonsilas)
	São aglomerados de tecido linfóide localizados abaixo do epitélio da boca e faringe
	
Palatinas: Duas situadas na parte oral da faringe (orofaringe). O tecido linfóide forma uma faixa com nódulos abaixo do epitélio estratificado plano. Cada amígdala tem de 10 a 20 criptas (invaginações epiteliais) que contém: células epiteliais descamadas, linfócitos vivos e mortos e bactérias; são os pontos purulentos nas amigdalites.
	Possuem cápsula de TCD que separa as amígdalas do tecido adjacente, constituindo-se de uma barreira à propagação de infecções.
 
Faríngea: Única, na porção súpero-posterior da faringe (nasofaringe). Recoberta por epitélio respiratório. É formada por pregas da mucosa que contém TCF e nódulos linfáticos (TLD nodular). Sua cápsula é menos espessa que a das palatinas.
Linguais: Pequenas e numerosas, situadas na base da língua e cobertas por epitélio plano estratificado não queratinizado que se invagina formando criptas à volta de cada uma (nódulos linfáticos)
	. 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
4- Baço
a)Cápsula : de TCD que emite trabéculas (FML) para o interior do órgão dividindo o parênquima em compartimentos incompletos. 
b) Polpa esplênica: trama tridimensional de elementos fixos (macrófagos e células reticulares primitivas e fibras reticulares), que sustenta os elementos livres (linfócitos). Se divide em três regiões:
Polpa Branca: linfócitos dispostos de forma nodular e formando uma bainha em torno de artérias Bainha periarterial de polpa branca Nódulos linfáticos com uma artéria central 
Zona marginal: faixa entre a polpa branca e vermelha (mal delimitada), TLF
Polpa vermelha: cordões celulares em volta de sinusóides, cordões esplênicos ou de Billroth. Células ret. Primitivas, macrófagos, monócitos, plasmócitos, linfócitos e elementos do sangue (eritrócitos, plaquetas e granulócitos)
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
5- Timo
. Cápsula: bilobulado e envolvido por uma cápsula delgada de TCD que envia septos dividindo o parênquima em compartimentos incompletos : lóbulos 
Parênquima: prolongamentos de células reticulares epiteliais, núcleo grande e prolongamentos que se ligam aos das células vizinhas. 
Cortical- predomínio de linfócitos que se agrupam densamente, macrófagos e uma pequena quantidade de células reticulares epiteliais
Medular- predomínio de linfoblastos e células reticulares epiteliais, raros macrófagos e Corpúsculos de Hassal: células reticulares epiteliais dispostas concentricamente
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*
 
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais