Buscar

PSCOLOGIA DO DIREITO ANALISANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201608973072)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Abraham Maslow (1908-1970), as necessidades humanas obedecem uma ordem de importância e podem ser dispostas numa hierarquia como em uma pirâmide: na base, estão as necessidades básicas e, no topo, as mais complexas. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Necessidades de realização são relacionadas com o modo como o indivíduo se vê e se avalia. Sua não satisfação pode levar ao desânimo, o que pode refletir no rendimento do funcionário.
	
	Necessidades de autoestima são consequência do autodesenvolvimento pessoal e profissional;
	
	Necessidades fisiológicas referem-se à busca pela proteção contra a ameaça e à fuga ao perigo;
	 
	Necessidades sociais ou de relacionamento são as necessidades de afeto, de participação e de aceitação por parte do grupo;
	
	Necessidades de segurança são as necessidades intrínsecas ao indivíduo. Estão ligadas à sobrevivência e são o primeiro nível a ser satisfeito;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608790013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a maturidade e o envelhecimento, leia as afirmações abaixo e assinale a seguir a alternativa correta I. A essência do envelhecimento é uma vulnerabilidade aumentada aos estresses biológicos, psicológicos e sociais. II. Uma das conquistas deste período é a aceitação dos próprios pais, como são ou foram, e uma compreensão do modo como eles viveram as suas vidas. III. A perda é um tema predominante nas experiências emocionais dos idosos. IV. Para E. Erikson, esta etapa defini-se pela relação entre identidade e intimidade.
		
	 
	I,II e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	II,III e Iv estão corretas
	
	I, II e IV estão corretas
	
	I e II estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609086643)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação à psicologia jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	Inicialmente, a psicologia se aproximou do direito para colaborar com estudos sobre a loucura, deslocando o lugar da psiquiatria.
	
	As áreas de atuação da psicologia jurídica são a criminologia, a adoção, o divórcio e a separação, sendo de sua competência realizar tratamento psicoterápico quando solicitado pelo juiz.
	 
	Nos primórdios da psicologia jurídica, os estudos de psicologia contribuíram, principalmente, com a área da psicologia do testemunho.
	 
	A psicologia jurídica surgiu em razão dos magistrados em decidir demandas jurídicas de guarda e tutela.
	
	A visão psicometrista é o campo da psicologia jurídica de maior relevância e o mais estudado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608844656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao analisarmos a história da relação da psicologia com o direito, inúmeros são os fatores que favoreceram a consolidação dessa relação. Dentre estes fatores, está incorreto:
		
	
	A afirmação da prisão enquanto nova modalidade de pena, e a conseqüente possibilidade de exame, estudo sobre a personalidade do criminoso.
	
	O surgimento do conceito de periculosidade, que aproxima psicologia, psiquiatria e judiciário.
	
	A ênfase, após a reforma penal do século XVIII, no estudo acerca da vida, da biografia do criminoso, muito mais do no ato criminoso propriamente dito. Os criminosos passaram a ser julgados pelo que virtualmente poderiam fazer, e pra isso a psicologia é convocada.
	
	A partir do século XX os testes psicológicos reforçaram a relação da psicologia com o direito, sobretudo na área da psicologia do testemunho.
	 
	A necessidade, a partir do surgimento da prisão, de se tratar os presos com recurso da psicoterapia, no intuito de cumprir com a missão ressocializadora da prisão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608969727)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No _________, encontra-se a tese de que, em última análise, a origem fundamental do conhecimento está na experiência sensível. A lacuna pode ser corretamente preenchida com o termo:
		
	 
	Psicanalismo.
	
	Racionalismo;
	
	Idealismo;
	
	Romantismo;
	 
	Empirismo;

Outros materiais