Buscar

simulado educaçao fisica adaptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503224419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Educação Física adaptada para pessoas com necessidades especiais não se diferencia da Educação Física escolar em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados em atividades com indivíduos com necessidade especial. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades dos alunos.
		
	
	A Educação Física escolar deve compreender jogos e competições para que ofereça mais oportunidade dos Portadores de Necessidade Especiais terem mais oportunidades na vida.
	
	A Escola Inclusiva deverá proporcionar a Educação Física Adaptada voltada somente para os Portadores de Necessidades Especiais.
	
	Então a Educação Física escolar deve ser orientada exclusivamente para a atenção aos Portadores de Necessidades Especiais.
	
	Todas as alternativas acima estão corretas.
	 
	Logo a Educação Física na escola, quando se adequa às possibilidades do educando, constitui significativa oportunidade que favorece a participação de todas crianças e jovens em jogos e danças.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502746774)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Seabra Júnior, Silva e Araújo em seu livro Educação Física Adaptada no Brasil: da História à Inclusão Educacional, a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), garante ações e direitos das pessoas com deficiências no que diz respeito a Educação. Com base nesta legislação considere as afirmativas abaixo:
I) Os sistemas assegurarão aos educandos com necessidades especiais - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades.
II - É garantida terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino superior, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
		
	
	III
	 
	I e III
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	I, II e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502746147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Baseado na assertiva abaixo assinale nas opções a seguir aquela que a completa de forma correta:
Para os(as) alunos(as) com algum tipo de deficiência, os conteúdos selecionados para a Educação Física que se pretenda atuar numa perspectiva Inclusiva, devem ter como propósito fundamental...
		
	 
	...considerar a diversidade como uma característica de todos, e não só da criança com deficiência, no momento do planejamento das atividades.
	
	...considerar a deficiência do aluno relevando suas limitações e conscientizando-o das suas incapacidades.
	
	...considerar as realidades exteriores que devem estar assimiladas e fechadas ao comportamento solidário do aluno.
	
	...atuar exclusivamente com as pessoas com necessidades especiais.
	
	...promover a inclusão centrada nas pessoas com necessidades especiais, considerando que as excluídas e discriminadas necessitam da seleção de outros conteúdos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502744161)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas a seguir:
I - Era comum na Antiguidade os romanos matarem as crianças que nasciam com mutilações, deformidades ou "monstruosidades", fato também comum entre as tribos indígenas brasileiras, também chamado de infanticídio.
II - Discriminar por motivo de deficiência significa estabelecer qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada na deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o gozo ou exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro.
III - Podemos considerar um avanço o fato de, atualmente, as deficiências estarem associadas também a condições sociais, ambientais e educacionais, desvinculando-a de um contexto exclusivamente médico.
IV - Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	II, III
	
	I, III, IV
	
	III, IV
	
	I, II
	 
	I, II, III, IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502889568)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação lançou o programa de acessibilidade, com propósito de incluir a pessoa com deficiência na escola, eliminando as barreiras existentes e que dificultam sua aprendizagem e desenvolvimento. O programa ESCOLA ACESSÍVEL, busca adequar o espaço físico das escolas estaduais e municipais, a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino. Em uma determinada Escola foram implementadas as seguintes adaptações: a) instalação de pisos táteis; b) instalação de rampas de acesso à quadra e as salas de aula. Diante dessa descrição, quais pessoas com deficiência foram beneficiadas pelas adequações citadas:
		
	
	Visual e auditiva
	
	Intelectual e visual
	 
	Visual e física.
	
	Auditiva e intelectual
	
	Física e auditiva

Outros materiais