Buscar

Semana 3 CP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 3
Caso Concreto
Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta-se:
Quais as finalidades do Estado em Hobbes?
R: Para Hobbes o Estado tem a função de conter, de monitorar o homem, já que para o autor a natureza do ser humano é perversa.
Analisando a situação expressa na charge abaixo – corriqueira nas grandes cidades brasileiras-, o que supostamente poderia ser dito por Hobbes a partir dos termos pactuados no Contrato Social?
 R: Para Hobbes o Estado deveria monitorar constantemente os seus cidadãos, pois “o homem é o lobo do homem”. O autor já dizia que o Estado deve ser como o Leviatã - forte, atemorizante, para que os que estão sob sua égide adotem determinados proceder impostos aquela sociedade. Também defendia Hobbes que quando o Estado se afasta, os indivíduos praticam atos que normalmente não praticariam sob olhar estatal. 
 Por isso, Hobbes defendia que o Estado deve ser onipresente.

Outros materiais