Buscar

As adaptações necessárias no espaço escolar para o portador de necessidades especiai1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

As adaptações necessárias no espaço escolar para o portador de necessidades especiais
Nos dias de hoje fala-se muito em inclusão, mas será que estamos no caminho certo? A escola é um dos principais lugares que tem de se adaptar para que aconteça a inclusão para o portador de necessidades especiais, pois é onde a criança e o adolescente irão passar maior parte do seu tempo. A inclusão exige respeito e cuidado, ambos são princípios fundamentais no convívio com o nosso próximo.
O termo inclusão percorreu longos caminhos, desde séculos passados que se luta por uma educação inclusiva, onde todos tenham os mesmo direitos e onde sejam respeitadas as singularidades de cada um.
A escola é onde acontecem relações de convívio, e este convívio deve ser o melhor possível, e para isso a escola deve dispor para seus alunos uma boa estrutura física e organização. Para o portador de necessidades especiais a escola deve estar preparada, e caso não esteja, deve se adequar a tais necessidades.
A grande maioria das escolas tem pátio adaptado com rampas, o que facilita a passagem de cadeirantes, as salas de aula não tem nenhum tipo de adaptação, e os banheiros possuem uma adaptação parcial na qual possuem rampas e portas mais largas, mas mesmo assim dificultam um portador de deficiência de usá-los, pois o sanitário e a pia são muito altos, tanto para o deficiente quanto para crianças, dificultando assim a individualidade de cada um.
A inclusão tem sido debatida por professores de forma muito diferenciada, é um termo que assume diferentes significados. A educação deve ser vista com um processo único, pois o movimento pela inclusão desafia os sistemas de ensino a redimensionar as políticas curriculares e as práticas docentes. Além das diversas mudanças nas estruturas das instituições de ensino que deverão preparar- se para receber esses alunos oriundos de grupos sociais que passarão a compor a diversidade escolar.
Em observação a uma escola da rede Municipal de ensino, foi possível constatar que ainda faltam grandes adaptações em sua estrutura para que sejam respeitadas as individualidades dos alunos, na escola há dois alunos inclusos, não possuem deficiências físicas, são alunos com transtornos globais do desenvolvimento, são autistas, mas segundo a equipe diretiva a escola já recebeu alunos com deficiências físicas. Na escola há rampas de acesso, uma estrutura bem ampla que permite a locomoção desses alunos, há um banheiro específico para portadores de deficiências físicas, mas não está ativado porque faltam pia e o sanitário apropriados, e no que diz respeito a esses dois alunos atualmente inclusos, há uma sala para Atendimento Educacional Especializado ( AEE ), mas faltam profissionais e a sala serve como lugar para serem guardados livros e outros materiais que sobram na escola, portanto esses dois alunos não recebem atendimento especializado na escola, frequentam a APAE no turno inverso. As salas de aula não possuem classes apropriadas para deficientes físicos.
A escola demonstra que necessita de um profissional para o AEE, para complementar a educação desses alunos, por meio da disponibilização de recursos que eliminem barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Além das mudanças em sua estrutura física que também necessita de adaptações. Os profissionais também demonstram certa insegurança, pois precisam de uma maior orientação em relação a esses alunos, o currículo é bem inclusivo com atividades de socialização, é um currículo único, mas porém diferenciado para atender as necessidades dos inclusos.
As escolas têm muito ainda que se adaptar, mas para isso precisam do apoio da comunidade e do município, para conseguir verbas e recursos financeiros para colocar em pratica suas melhorias, as quais seriam salas de aula e banheiros adaptados, para uma melhor individualidade e convívio, assim já será um começo para uma inclusão mais satisfatória.

Outros materiais