Buscar

FCRS- ODONTOMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Católica Rainha do Sertão
Graduação em Odontologia – 4° Período
Disciplina : Patologia Oral
Professor: Rafael Linard
Odontoma
Componentes:
Andrêza Sales Alves Holanda
Daniel Lobo Dantas
Fabrício Bezerra da Silva
Francisco Anderson Quirino Guanabara
Luciano Fragoso Costa Júnior
Márcio Aldízio Barbosa Nogueira Júnior
Introdução
Os odontomas são tumores odontogênicos mistos, pois são compostos de tecido dentário mineralizado tanto de origem epitelial quanto de origem mesenquimal. O odontoma é o tipo mais comum de tumores odontogênicos.
Sua prevalência excede a de todos os outros tumores odontogênicos combinados, representando até 70%. Apesar de tradicionalmente enquadrados como tumores odontogênicos (neoplasias), alguns autores os consideram como malformações de desenvolvimento (hamartomas), em que todos os tecidos dentais estão representados e, como tais distúrbios de formação, passíveis de ocorrer sob uma série de fatores.
Quando totalmente desenvolvidos, os odontomas consistem principalmente em esmalte e dentina, com quantidades variáveis de polpa e cemento. Nos estágios mais precoces do desenvolvimento, estão presentes quantidades variáveis de epitélio odontogênico em proliferação e mesênquima.
Etiologia
A etiologia mais aceita relaciona-se a traumas, infecção ou pressão no local da formação, causando perturbação no mecanismo genético e controlador do desenvolvimento dentário.
Classificação
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), classificam-se em dois tipos principais: complexo e composto.
Os odontomas compostos são aqueles que se originam de uma proliferação exagerada da lâmina dentária, em que todos os tecidos dentais estão representados de uma maneira organizada, formando numerosos dentes rudimentares ou em miniaturas contidos em uma matriz fibrosa frouxa. 
Nos odontomas complexos, por sua vez, os tecidos dentais representados estão desordenados, ou seja, morfologicamente não remetem à forma de dentes.
Características Clínicas
Clinicamente, são detectados mais comumente nas duas primeiras décadas de vida (a idade média no momento do diagnóstico é de 14 anos), não existindo predileção por gênero;
Os odontomas podem ocorrer em qualquer sítio,porém a localização mais freqüente do odontoma composto é observada na região anterior da maxila, sendo o dente canino o mais envolvido;
Já os odontomas complexos ocorrem mais na região de molares de qualquer um dos ossos gnáticos;
Ocasionalmente, um odontoma pode se desenvolver completamente dentro dos tecidos moles gengivais. Sendo a maior parte dos casos assintomáticos e de crescimento lento devido ao seu desenvolvimento auto-limitante, porém, ocasionalmente podem atingir tamanhos consideráveis causando expansão das corticais ósseas;
Geralmente, são descobertos em exames radiográficos de rotina, ou quando se investiga o atraso na esfoliação de dentes decíduos ou posição ectópica dos dentes permanentes, estando estes associados à falta de erupção de dentes.
Características Clínicas
Odontoma composto. Peça cirúrgica que consiste em mais de 20 estruturas malformadas, semelhantes a dentes.
Características Radiográficas
Radiograficamente, os odontomas compostos se caracterizam como um conjunto de estruturas radiopacas semelhantes aos dentes, de forma e tamanho variáveis, envoltos por uma zona radiolúcida;
O odontoma complexo aparece como um amento de volume calcificado com a radiodensidade da estrutura dentária, que também está cercada por uma delgada margem radiolúcida. 
Um dente não erupcionado frequentemente se mostra associado ao odontoma, e o odontoma evita a erupção desse dente. Alguns odontomas pequenos podem estar presentes entre as raízes de um dente erupcionado e não estão associados a alterações na erupção. Os achados radiográficos normalmente são diagnósticos e o odontoma composto raramente é confundido com outra lesão. Um odontoma em desenvolvimento pode mostrar pouca evidência de calcificação e aparecer com uma lesão radiolúcida circunscrita. Um odontoma complexo, contudo, pode ser confundido radiograficamente com um osteoma ou alguma outra lesão óssea altamente calcificada.
9
Odontoma composto. Um pequeno grupamento de estruturas semelhantes a dentes está impedindo a erupção do canino superior. NEVILLE.
Odontoma composto. Diversos dentículos impedem a erupção do canino inferior. NEVILLE.
Odontoma complexo. Uma grande massa radiopaca está sobreposta à coroa do segundo molar inferior direito, que foi deslocado para a borda inferior da mandíbula. NEVILLE.
Características Histopatológicas
O odontoma composto consiste em varias formações que lembram pequenos dentes unirradiculares no interior de uma matriz fibrosa frouxa;
A parte mineralizada do esmalte das estruturas semelhantes a dente é perdida durante a descalcificação para o preparo dos cortes histológicos,porém uma quantidade variável de matriz de esmalte muitas vezes está presente;
Tecido pulpar pode ser visto na porção coronária ou radicular das estruturas semelhantes ao dente;
13
Odontoma complexo. Este corte descalcificado mostra uma massa de dentina desorganizada misturada com pequenas áreas de matriz de esmalte. NEVILLE.
Em pacientes com odontomas em desenvolvimento, encontram-se presentes estruturas que lembram germes dentários;
Os odontomas complexos consistem, em grande parte, de dentina tubular madura. Essa dentina envolve fendas ou estruturas ocas circulares que costumavam conter o esmalte maduro que foi removido durante a descalcificação;
Pequenas ilhas de células fantasmas epiteliais eosinofilicas estão presentes em aproximadamente 20% dos odontomas complexos. 
Obs: Ocasionalmente, um cisto dentígero pode se originar do limitante epitelial da cápsula fibrosa de um odontoma complexo.
Características Histopatológicas
Tratamento e prognóstico
Os odontomas são tratados por excisão cirúrgica local simples;
O prognóstico é excelente.
Referências
Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia oral &maxilofacial. 2 ed.
Obrigado!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais