Buscar

Aula - Casamento

Prévia do material em texto

Casamento 30.08.2011
Cerimônia Religiosa
Casamento com habilitação prévia
Os contraentes levam os documentos, pub. De proclamas, tabelião homologa, e tem a certidão de habilitação. Os contraentes tem 90 dias para realizar a cerimônia, civil ou religiosa sob pena de cancelamento da certidão. Qualquer interessado pode fazer o registro no cartório pós casamento religioso com efeitos civis (O padre, os noivos, ...). 
A data do casamento será a do casamento civil caso tenham 2 cerimônias (civil e religiosa). A cerimônia religiosa é como se fosse uma festa, é só uma celebração (Se não houve cerimônia civil, só o registro, a data será a religiosa). A cerimônia que faz com que o casamento seja válido, entretanto se houver só a cerimônia religiosa sem registro no civil, será “anulada” a cerimônia.
Qualquer igreja pode realizar um casamento desde que tenha registro nos órgãos competentes. É valido o casamento realizado no candomblé? Depende, se for registrado é autoridade e pode fazer casamento; caso não tenha, não poderá fazer casamento.
Casamento sem habilitação prévia (Judicial)
Se você casar exclusivamente no religioso sem a habilitação a qualquer tempo você pode pedir para o Estado reconhecer seu casamento, terá que demonstrar que não existe causa impeditiva. Entretanto isso não é feito pelo tabelião, e sim pelo juiz. 
O juiz pode declarar ou não declarar (caso tenha impedimento na época da cerimônia religiosa) que o casamento é válido, é uma cerimônia religiosa com efeitos civis. Sentença declaratória – o juiz declara que você é casado desde a época da cerimônia religiosa. – Processo Judicial de Rito Ordinário.
Casamento em caso de Moléstia Grave
Art. 1539.. Antes o fulano foi ao cartório fazer a habilitação, a não ser que o fulano esteja tão enfermo que não consiga sair de casa, ai o tabelião vai até o fulano enfermo com 2 testemunhas. 
Casamento”Lucubativo” (ver se escrevi certo)
Art. 1540
Fulano eminente risco de morte. Ex.: João foi atropelado e está a beira da morte, no chão e não consegue levantar, basta que busque 6 testemunhas que não podem ser parentes e que vão ouvir de você que você deseja espontaneamente se casar com Maria, que tem de estar presente também no momento. João tem que estar consciente e orientado.
As 6 testemunhas, após o ato, tem 10 dias pra confirmar que participaram do ato e que o João estava consciente. Não adianta ter quaisquer 6 testemunhas, elas tem que ratificar.
O contraente são, pode casar por procuração, mas tem de ser procuração espefícica.
CASAMENTO POR MOLÉSTIA GRAVE ≠ CASAMENTO LUCUBATIVO
O que diferencia é se é urgência (resolver na hr): lucubativa, emergência (de forma rápida): moléstia grave.
Invalidade do Casamento (Nulo ≠ Anulável)
Campo da existência – ele deve existir, quando preenche os requisitos de existência (são aqueles indispensáveis para o negocio existir juridicamente, estão eles na doutrina, não no código, no conceito de casamento “É um ato entre homem e mulher, formal, com manifestação de vontade”, tem de ter esses 3). Só discute validade e eficácia se tiver existência. Ex: requisito de existência de uma mesa: O que é uma mesa? É um objeto móvel com apoio ao chão, uma superfície.
Campo da validade – nulo (existe, é valido mas não tem eficácia) ou anulável (nulo mas produz efeitos)?
Campo da eficácia – produz efeitos?
A diferença entre Casamento e União Estável é a formalidade, o papel.
Casamento Inexistente
Casamento Inválido Nato
Casamento Inválido Anulável
Existência () – nulidade()
O casamento ainda é um sacramento, portanto, casamento, por enquanto, é entre sexos opostos. Como é um dogma da Igreja, pode ela casar ou não pessoas do mesmo sexo do mesmo jeito que ela pode casar ou não pessoas divorciadas, não sendo acusada de “preconceito”.
Ver – inteiro teor da decisão do STF que permite união estável entre pessoas do mesmo sexo.
Pesquisar o conceito dos casamentos inexistente, inválidos nato e anulável.
Transexual – filha do “Cerezo” (jogador de futebol), modelo internacional
Hermafrodita – na verdade é um pseudo hermafrodita (ou não houve o fechamento do canal vaginal e o penis é muito pequeno ou o clitóris é muito grande e parece um penis), a pessoa é ou XX ou XY. É causa de invalidade de casamento (em 2 anos), mas existe. Mas se ele descobre e aceita, o prazo passa e é existente, válido e ____.
Coação
O juiz deve analisar as circunstancias pra ver se o ofendido esta com receio fundado de dano. Varia de região pra região .
Anulável (Art 1550)
Vício de Idade
Vício de consentimento (erro ou coação)
Incapaz de manifestar (ex. o cara que na hora estava completamente bêbado ou estava drogado). Ele manifestou a vontade, mas não tinha a aptidão para manifestar a vontade de forma inequívoca.
Procuração-Revogação (Se houve revogação da procuração e esta revogação não chegou a tempo desde que não haja coabitação – não é só uma noite, precisa demonstrar a intenção de ratificar o ato – entre o mandante e o outro contraente).
Por incompetência da autoridade celebrante (Incompetência Relativa – Ex. a autoridade é de Vitória e o casamento ocorre na Bahia) – (Se a incompetência for absoluta o casamento é inexistente). Prazo de 180 dias para propor a ação anulatória desde a celebração do casamento.
Art. 1554 – Se todos acreditarem que o fulano tem competência o casamento não é anulável. Ex. João chega na cidade falando que é juiz de paz em uma cidadezinha, todos acreditaram. O casamento é valido pois os contraentes não tem culpa dessa Incompetência do Estado.
Ratificação do Casamento
As ações declaratórias de nulidade não estão sujeitas a prazo, entretanto as anulatórias estão sujeitas a prazo (O casamento nulo sempre será nulo, não tem como ratificar; já o anulável pode ser ratificado tácita e expressa). Tem prazo pra desconstituir o casamento (Anulável), esse prazo é de 180 dias a 3 anos.
Vício de Idade
Menor de 16 anos – 180 dias (Art. 1560)
O próprio incapaz, os representantes legais ou os ascendentes. Ex. João casou sem a autorização dos representantes legais, os representantes tem 180 dias pra propor a ação anulatória a contar da celebração. Ex. Maria, 15 anos, levou documentos falsificados e casou. O prazo decadencial só começa a correr, para todos, com 16 anos.
Maior de 16 anos – 3 anos
Pode pedir a anulação do casamento: O próprio incapaz, seus representantes legais (prazo: na celebração do casamento), o incapaz (quando ele deixa de ser incapaz, isto é, aos 18 anos) ou os herdeiros necessários (o prazo começa a contar com a morte do contraente – Art 1555 Paragrafo 1º). 
*Se o contraente morre antes do prazo de ratificação o herdeiro pode pedir a anulação, se morre depois de passado o prazo automaticamente ele ratificou o casamento.
*A lei protege mais o relativamente incapaz, entretanto deveria ser mais protegido o absolutamente incapaz. Contradição da norma!
*Art 1560 – O prazo de anulação por coação é de 4 anos desde a celebração. Conflito de interesses, o interesse do coagido do prazo começar a contar a partir de quando cessa a coação contra o interesse coletivo pois essa anulação pode gerar efeitos para eles, os doutrinadores optam pelo interesse da coletividade.
Casamento Putativo (Art. 1561)
É aquele casamento que você acredita que seja valido (boa-fé) mas é nulo ou anulável. Pode produzir efeitos apesar de ser nulo. (Casamento contraído com boa Fe mas tem vícios). Ex. casamento entre irmãos que não sabem que são irmãos, mas produz efeitos até a data da sentença anulatória. Efeito mais comum: efeito de regime de bens. Ex. casados há 30 anos descobrem que são irmãos, e casaram sob regime universal de bens, tudo no meio desses 30 anos será dividido. 
Se só um dos dois tem boa-fé, o casamento só produz efeito pra este, o que tinha má-fé nao terá os efeitos do casamento. Ex.: no regime universal de bens e João tinha boa fé, Pra Maria “o que é meu é meu e o que é seu é nosso”.
Ex.2: em 1980 João casa com Maria, em 1981, por Maria bater nele ele abandonaMaria e muda de Estado, em 1990 ele casa com Teresinha, em 2011 Teresinha descobre isso e é comunhão universal de bens. Teresinha = casamento putativo “o que é meu é meu, o que é dele é nosso”. Tem 3 correntes (1ª – o carro é 50% de Maria e 50% de Teresinha. 2ª 50% é de Maria e ele só trouxe 50% do carro então 25% de João e 25% de Teresinha. 3ª 50% de João e 50% de Teresinha).
*Caso haja a separação de fato, tudo adquirido após ela ou durante o divórcio é só do requerente ou requerido, não é do casal.
Eficácia
Efeitos Sociais
É minimizada por existir a uniçao estável.
Efeitos Pessoais
Art. 1566 – Fidelidade recíproca, respeito e consideração mutua ..., mas se descumprido o efeito do casamento não tem sanção. Dever meramente moral.
Efeitos Patrimoniais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

7 pág.
Copia de Questionario Civil VI

Colegio Estadual Padre Alexandre De Morais

User badge image

Dani Araujo

29 pág.
2- Do casamento

Colegio Estadual Padre Alexandre De Morais

User badge image

Dani Araujo

Perguntas Recentes