Buscar

Caso Concreto 2

Prévia do material em texto

Dos fatos
Caso concreto 02
As contribuições sociais de empresas agroindustriais eram regidas pela Lei n° 8.212/91, que estabelecia, de maneira geral, em seu art. 22, as contribuições sociais patronais, exigíveis em folhas de salários. Em 1994, foi promulgada a Lei n° 8.870, que alterou alguns dispositivos da Lei n° 8.212/94. Uma das alterações foi referente às contribuições sociais patronais, exigíveis em folhas de salários, nas empresas que se dedicam à atividade rural. O art. 25 da mencionada modificava completamente as regras do art. 22 da Lei 8.212/91, e o § 2° do mesmo art. 25 estendia os efeitos da norma às pessoas jurídicas que se dedicam à atividade agroindustrial. Posteriormente, o art. 25 § 2° da Lei n° 8.870/94 foi declarado inconstitucional com efeitos universais e ex tunc e, por isso, o INSS passou a cobrar as contribuições sociais patronais na forma do art. 22 da Lei n° 8.212/94. Inconformada com essa cobrança, a Empresa X ajuizou ação alegando que tal cobrança era indevida, pois o art. 22 da Lei n°
8.212/94 foi revogado e aplica-lo novamente importaria em repristinação, somente aceito pela LINDB se for de maneira expressa, o que não foi o caso.
Analisando os fatos descritos acima e tomando por parâmetro a LINDB, responda,
JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: 
Doutrina
Para Maria Helena Diniz, “Repristinar é revalidar norma revogada, sendo condenável, juridicamente, por colocar em risco a segurança jurídica, causando sérias dificuldades à aplicação do direito. Entretanto, é tal repristinação possível, se houver expressa disposição normativa nesse sentido" 
Do mesmo modo, esclarece MANOEL JORGE E SILVA NETO que “em situações excepcionalíssimas, pode o legislador constituinte originário determinar, de modo expresso, o efeito repristinatório relativamente a norma infraconstitucional; contudo, não se admitirá a repristinação quando não houver explícita autorização nesse sentido"
Conclusão
a) O que é repristinação e de que forma ela ocorre no direito brasileiro?
A repristinação consiste na revogação de lei que revogou alguma outra norma. De acordo com o artigo 2º, §3º da LINDB, para que haja repristinação é necessário que a norma revogadora traga disposição expressa acerca dor estabelecimento da vigência da norma antes revogada.
b) A Lei n° 8.812/91 foi derrogada ou ab-rogada pela Lei n° 8.870/94?
 Foi derrogada, posto que a revogação foi apenas parcial.
c) A cobrança da contribuição patronal à Empresa X na forma da Lei n° 8.212/91 é indevida?
NÃO. A repristinação do artigo 2º, §3º da LINDB, não se confunde com o efeito repristinatórios inerente às decisões de declaração de inconstitucionalidade proferidas em sede de controle concentrado e abstrato.
Questões de Múltipla Escolha:
Alternativa D.
Alternativa A.
Referência 
Maria Helena Diniz livro Norma Constitucional e seus Efeitos, Saraiva, 1989, B.3.2 pág. 45
NETO, Manoel Jorge e Silva. Curso de direito constitucional; atualizado até a EC 52/2006, 2ª edição. Rio de Janeiro: Lúmen Júris,p.129

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes