Buscar

Simulado 1 GOVERNO ELETRÔNICO

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: GST0608_
	  
	GOVERNO ELETRÔNICO
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 19/10/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201002424173)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Com os seguintes projetos: ¿Computador para todos, Telecentros, Programa banda larga nas escolas, Computador portátil para os professores e Quiosque cidadão¿, o governo pretende o quê?
		
	
	Fazer inclusão digital. 
	
	Exclusão social.
	
	Que as empresas se tornem digitais.
	
	Crescimento com sustentabilidade.
	
	TI Verde.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002422070)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	A Sociedade passou por mudanças e evoluções e podemos reconhecer quatro fases distintas que seriam a Sociedade Primitiva, Sociedade Agrícola, Sociedade Industrial e Sociedade da Informação. Como podemos definir Sociedade da Informação: 
		
	
	Conhecimento prático e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	
	É a teoria filosófica de que todo acontecimento é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade (causa e efeito).
	
	Visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos.
	
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	
	São arranjos socioeconômicos pós-industriais, marcados pela preponderância da informação e do conhecimento e pela predominância da utilização do ciberespaço revolucionando a cultura.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002968850)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Sartori (1994) existem dois elementos complicadores quando o assunto é a base informativa da opinião pública. São eles: a opinião que se tornou pública, ou seja, que foi disseminada pelo público e a opinião do público, aquela que o público forma por si mesmo. Preencha as lacunas da sentença a seguir, segundo os vícios em relação aos processos de informação, com a resposta correta: A insuficiência ________________ que não chega a ser um problema na atualidade, pois dispomos de informação em excesso, sobretudo com ___________________ e a sua popularização. 
		
	
	de informações, a descoberta dos microcomputadores.
	
	qualitativa, a guerra fria.
	
	histórica, a vinda das redes de computadores.
	
	qualitativa, a chegada dos computadores.
	
	quantitativa, o advento da Internet.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002968835)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A respeito de Opinião Pública, é correto afirmar que:
		
	
	ela tem um processo contínuo de formação em direção a um consenso, mas nunca consegue alcançá-lo.
	
	ela só se constrói quando as pessoas têm contiguidade espacial e estão sujeitas a uma abundância de informações sobre o tema.
	
	se trata de uma opinião apaixonada e com um interesse comum em que predomina a emoção.
	
	corresponde a uma opinião controlada, sem autonomia, e não tem a influência dos meios de comunicação de massa.
	
	ela corresponde à unanimidade da opinião de uma comunidade ou sociedade sobre um determinado tema.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002422654)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Seriam à vigilância e sanções que eleitores, imprensa, ONG´s, e outras organizações da sociedade civil exercem sobre funcionários públicos. Implica a existência de um agente de controle externo, principalmente o eleitorado. É o meio disponível para que cidadãos comuns possam atuar na fiscalização da atividade pública dos seus representantes. Esta é definição de:
		
	
	ACCOUNTABILITY HORIZONTAL.
	
	PUBLICIDADE.
	
	ACCOUNTABILITY VERTICAL.
	
	ACCOUNTABILITY POLÍTICA.
	
	ACCOUNTABILITY GERENCIAL.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002425331)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Preencha as lacunas do texto abaixo: O termo "accountability" é utilizado não simplesmente para referir-se ao ato de prestação de contas por parte das autoridades ___________, como também engloba as reivindicações decorrentes dos cidadãos quando julgarem que a atividade estatal encontra-se deficiente em determinado aspecto. O exercício da _____________ apresenta-se, então, como uma maneira infalível de intimar o administrador público a fornecer informações claras de seus atos, de forma acessível à população.
		
	
	publicas, observação
	
	jurídicas, observação
	
	jurídicas, educação
	
	publicas, cidadania
	
	privadas, educação
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002425055)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Analise as sentenças abaixo: Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas: ¿Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras¿. Este é um tratado internacional das Leis de Acesso a Informação e estes seriam alguns princípios: I. Máxima divulgação. II. Moderação dos custos. III. Promoção de um governo aberto.
		
	
	Todas as sentenças estão corretas. 
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas. 
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002423890)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	É preciso que os pedidos de informação sejam processados pelos órgãos públicos com rapidez e justiça. Em caso de negativa por parte do Estado, deve-se contar com a possibilidade de recurso. Estamos falando de que principio das leis de acesso a informação:
		
	
	Máxima divulgação.
	
	Promoção de um governo aberto.
	
	Limitação das exceções.
	
	Moderação de custos.
	
	Procedimentos que facilitem o acesso.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002425013)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Analise as sentenças abaixo sobre os objetivos apresentados para o desenvolvimento do programa de governo eletrônico na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso. I. Oferta na Internet de todos os serviços prestados ao cidadão, com melhoria dos padrões de atendimento, redução de custos e facilidade de acesso. II. Ampliação do acesso a informações pelo cidadão, em formatos adequados, por meio da Internet. III. Promoção da convergência entre sistemas de informação, redes e bancos de dados governamentais para permitir o intercâmbio de informações e a agilização de procedimentos. 
		
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002968947)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Estado Brasileiro foi modificado sistematicamente na últimas décadas, principalmente as suas funções administrativas e organizacionais, comumente focadas no gerencialismo, no planejamento estratégico e em metas e resultados. A justificativa da chamada Reforma do Estado era criar-se um novo cenário administrativo em uma resposta à crise generalizada do Estado, assim propugnava um Estado mínimo e regulador, ágil e eficiente, com a criação e extinção de instituições, como também alterou o regime jurídico único e diminui os direitos dos servidores públicos. Essas inovações administrativas foram introduzidas em que contexto? 
		
	
	Reforma Administrativa Gerencial criada na Constituição Federal de 1988, e demais atos legais, durante os GovernosFernando Henrique Cardoso e Presidente Lula.
	
	Constituição Federal de 1988 na Reforma Administrativa do Governo Sarney. 
	
	Reforma da gestão pública, iniciada no Governo Itamar Franco e pela Emenda Constitucional 19/1998.
	
	Reforma Administrativa "Bresser Pereira", no Governo Fernando Henrique Cardoso, principalmente, consubstanciada pela Emenda Constitucional 19/1998, e demais leis especiais.
	
	Reforma Política e Econômica, em 2003, no inicio do Governo Lula, no programa conhecido por Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Outros materiais