Buscar

slide show Papaito do Rosario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transporte de homens, materiais e rochas
Principais transporte na mina a céu aberto e subterrânea 
objetivo
que principal objetivo na seleção de equipamentos é o de assegurar, que a mina esteja provida de recursos para capacitá-la a fornecer minério da melhor qualidade a um baixo custo por tonelada, para a usina de beneficiamento por um longo e contínuo período. Por isso que é de extrema importância conhecer os principais transportes usados na mineração aceu aberta assim como subterrânea, desta feita é de salientar que o presente trabalho ira detalhar os transportes na mineração a céu aberto, de forma clara e concisa. 
Principais transportes na mineração Subterrâneo 
– skipes;
– vagões sobre trilhos ou pneus;
– Shuttle-Car;
– vagonetas;
– correias transportadoras;
– caminhões subterrâneos;
Skips
As gaiolas são fixadas com cabos de aço que passam sobre as polias fixadas no alto da torre sobre o poço e se enrolam num tambor do guincho de extração. Normalmente há simultâneamente duas gaiolas (ou “skips”) em movimento: uma que sobe com a carga no sentido da superfície e outra vazia que desce no sentido da recebedoria. As gaiolas e “skips” se deslocam no poço e na torre de extração ao longo de guiadeiras.
Transporte na mineração subterrânea 
Extração de minério por poços verticais:
- vagonetas
- “skips”
Tipos de Skipes 
De basculamento;
Com descarga pelo fundo ou parede lateral.
cont…
Quantoa funcao:
A.Cabo de elevação de caçamba
Cabos 
Quantoa forma:
Redondos,
Achatados
Cont…
A-Cabo de elevação da caçamba
B-Cabo de elevação lança
C-Cabo de rotação do guindaste,
D-Tirantes
A-Cabo de tracção
B-Cabos de compensação 
C-Cabo limitador de velocidade 
Medidas de proteção de cabos 
Deve-se fazer uma revisão detalhada do cabo semanalmente, com uma boa iluminação;
Os cabos devem ser trocados periódicamente.
Velocidade de movimento dos recipientes carregadores 
É estabelecida de acordo com o diâmetro, número de voltas do tambor do guincho de extração e com o estado da instalação e do poço; 
Para o transporte de pessoal através de gaiolas nos poços verticais, a velocidade de movimento não deve ser maior que 5,6 m/s para profundidades de 50 m e 12 m/s para profundidades de 400 m em diante.
Cont…
Simplificação das instalações na superfície em razão da montagem do guincho de extração sobre a torre e da dispensa de construção de prédio para o guincho.
Vagonetas
As vagonetas são colocadas em gaiolas (“elevadores”) que se deslocam dentro do poço e que podem ser de 1 ou mais andares (“decks”). Na superfície, nas plataformas de descarga, as vagonetas são conduzidas para os viradores onde são descarregadas. Essas manobras podem ser manuais ou, nas minas modernas mecanizadas, a entrada de vazios nas gaiolas e saída dos cheios se dá de forma automática através de dispositivos mecânicos especiais. A altura dos andares não deve ser inferior a 1,80 m. As gaiolas devem possuir dispositivos que evitem a saída espontânea das vagonetas durante a subida ou descida no poço. No caso de movimentação de pessoal as laterais são guarnecidas por portas que protegem os homens contra uma queda fora da gaiola. Pode-se prever para cada andar da gaiola 5 homens/m2 de área útil do piso.
LHD (“load-haul-dump”)
As LHD’s são máquinas que carregam, transportam e descarregam minério. Possuem 4 rodas, de dimensões apropriadas para o subsolo, com caçamba frontal. São bem mais compridas que largas o que ajuda a contrabalançar o peso de minério na caçamba.
A LHD é capaz de vencer rampas até 45º.
As LHD’s possuem uma distância econômica máxima de transporte, a qual depende da carga útil, da velocidade, das rampas, entre outros fatores. LHD’s de 1 jd3 – 90m; 2 jd3 - 150 m e 5 jd3- 300 m.
As velocidades de trajeto em média são de 6 à 8 mph (10 à 13 km/h), reduzindo-se a velocidade em galerias estreitas.
Os veículos de reserva são previstos na base de 20% da frota até 20 unidades ou 10% em frotas com mais de 40 unidades.
As LHD’s permitiram o desenvolvimento de métodos de lavra em rampas, permitindo que o equipamento se mova entre níveis.
LHD (“load-haul-dump”)
“Shuttle cars”:
No método de câmaras e pilares com uso de conjuntos mecanizados os “shuttle cars” realizam o transporte secundário entre as frentes de produção e a correia transportadora do painel. Os “shuttle cars” são veículos automotores sobre pneus. Podem ser elétricos (com cabo de arrasto), a bateria ou a diesel. O volante e o painel de controle estão localizados na lateral do carro, cujo espaço central é destinado para receber o minério. Aí existe uma correia transportadora que abrange o comprimento total do veículo. Essa CT é que descarrega o minério nos pontos de transferência. O carregamento pode ser feito por um “loader” ou por uma máquina de abertura de galeria (MAG).
Quanto maior for o “shuttle car” menos interrupções e manobra na frente são necessários. Veículos com tração em duas rodas são vantajosos onde o piso é bom e onde as rampas são menores que 10%.
Cont…
Os limites de velocidade são de 6 mph (10 km/h) . A maioria dos veículos com cabo de arrasto são concebidos para andar de 6,5 à 7,5 mph (10,5 à 12 km/h) em piso plano e carregados. As CT’s descarregadoras largam de 4 a 6 ton em cerca de 30 Seg. A capacidade de transporte depende da distância de transporte , trajeto de transporte, posição e método de transporte, seção útil, habilidade do operador, carga útil e manutenção.
Os “shuttle car” com cabo de arrasto tem aproximadamente 150 m de cabo fornecido para transporte. Na prática, a distância real de transporte não deve exceder 120 m. Distâncias grandes tendem a avariar o cabo.
Cont…
Vagões sobre trilhos
Atualmente as locomotivas são empregadas principalmente no transporte de material e pessoal. Para o transporte de minério se utilizam cada vez mais as correias transportadoras. O transporte de minério por locomotivas é otimizado quando os volumes a transportar são grandes e as distâncias longas (> 3 km em subsolo). O limite de rampa atual está em torno de 7% e uma velocidade máxima de 25 km/h no transporte de pessoal .
Cont…
A via férrea consiste básicamente em: leito, trilhos, dormentes e meios de fixação. É uma estrutura que recebe a pressão das rodas do trem móvel e transmite ao solo. A distância entre os frisos internos dos trilhos é a largura da linha (bitola), normalmente entre 600 e 900 mm.
Cont… 
As vagonetas destinadas ao transporte de produtos compõem-se de uma caixa, de um chassis, do rodado e de encaixes. O peso do minério transportado na vagoneta é sua carga útil ou sua capacidade. O volume da caixa é sua capacidade geométrica. O peso próprio da vagoneta é seu peso morto.
Para o transporte de materiais empregam-se carros de mina especiais (“tróleys”); para o pessoal, usam-se vagões apropriados com bancos e teto. As vagonetas mais encontradas nas minas possuem capacidades entre 0,5 e 3 ton. As menores são para aquelas que precisam ser manobradas pelos mineiros, enquanto as maiores são usadas no transporte principal. Para grandes minas são empregados vagões de 12 até 28 ton de capacidade. As vagonetas são especificadas pela sua capacidade em volume. A tonelagem transportada numa vagoneta se obtém multiplicando o volume pela densidade aparente do minério ou estéril.
Uma das vantagens das vagonetas é que permitem uma lavra seletiva, separando a pedra do minério, com extração separada.
Vagonetes 
Correias trasnportadoras 
- São difíceis e caras para movimentação; 
- Alto custo de investimento inicial; 
- Podem negociar inclinações adversas de até 40%, dependendo do ângulo de repouso do material a ser transportado; 
- Necessita de material britado para melhorar a vida da cinta; 
- Alto custo de manutenção. 
Transportes na mineração a céu aberto 
Na mineração à céu aberto os meios de transporte pertencem quase que totalmente aos ramos convencionais: rodoviário, ferroviário e hidroviário. Podem também ser utilizados transportes não
convencionais como oleodutos, gasodutos, minerodutos e correias transportadoras.
Principais transporte na mineração a céu aberto 
Os principais tipos de transporte à céu aberto são:
- Camiões fora de Estrada 
- Ferroviário, e
- Correias transportadoras.
Fatores para a seleção de transporte 
A seleção do tipo de transporte é determinada por 3 fatores básicos:
1. Características do jazimento,
2. Tamanho da explotação, e
3. Intensidade de condução dos trabalhos.
SKIPS INCLINADOS
É normalmente uma instalação permanente ou semipermanente e por esta razão a escolha de um local para sua instalação deve ser fora da área de lavra. 
Caminhões fora de estrada 
Necessita boas estradas para minimizar o custo dos pneus, pode negociar rampas íngremes, economicamente limitado a um raio de 6 km, são muito flexíveis e pode manusear tanto material graúdo como blocos. Os caminhões fora de estrada oferecem maior grau de flexibilidade num sistema de transporte e são especialmente indicados quando estão disponíveis vários minérios e fontes de minério (frentes de arranque). Um fator importante para a eficiência do “pit” é a adequação do tamanho do caminhão à capacidade da escavadora e também o controle de despejo dos caminhões para Ter-se o mínimo tempo de espera:
- Escavadora esperando caminhão para carregar;
- Fila de caminhões esperando a escavadora.
Caminhões fora de estrada 
Caminhões fora de estrada 
Também podemos encontrar camiões fora de estrada articulados camiões pesados de alta potência com motores potentes fornecendo um desempenho de alta qualidade e a capacidade de aceder a locais onde outros não podem ir. 
Camiões articulados 
Trens
São transportadores de alto volume, longas distancias e baixo custo unitário, os trilhos necessitam cuidadosa conformidade com as especificações da engenharia, alto custo de investimento inicial, não pode ultrapassar inclinações maiores que 3% adversas e pode manusear material graúdo e blocos.
Correia transportadora
São transportadores de alto volume, longas distâncias e baixo custo unitário, difíceis e custosas para movimentar, alto custo de investimento inicial, pode negociar inclinações adversas íngremes (acima de 40%), necessita de material fragmentado em pequenos pedaços para uma boa vida da cinta e possui alto custo de manutenção. Correias transportadoras tem aplicação especialmente se o material escavado tem tamanho apropriado para a cinta da correia transportadora. Isso é frequentemente obtido com o uso de britagem no “pit” (britadores móveis).
 
Características
- São difíceis e caras para movimentação; 
- Alto custo de investimento inicial; 
- Podem negociar inclinações adversas de até 40%, dependendo do ângulo de repouso do material a ser transportado; 
- Necessita de material britado para melhorar a vida da cinta; 
- Alto custo de manutenção. 
SCRAPERS
os scrapers podem escavar seu próprio carregamento, transportá-lo a uma velocidade de 30-35 km/h e efectivamente espalhá-lo no depósito.
Conclusão
Em fim chegamos a conclusão que o bom selecionamento de transporte da mineração a céu aberto faz com que si alcance o objetivos previstos no plano de produção da mina, também tendo em conta os demais fatores que influenciam na produtividade dos mesmos. 
Citação 
Fácil é alcançar os níveis mais altos independente dos meios, mais difícil é alcançar o conhecimento destes níveis.
In teoria del objetivos del vida. 
By : Cunha de Lurdes 
É tudo! Muito obrigado pelos minutos dispensados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais