Buscar

Respostas G1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)A) Transformar o exótico em familiar consiste em construir conhecimentos sobre algo que nos é, a princípio, distante e diferente. Já transformar o familiar em exótico consiste em ter um “estranhamento” diante de algo do nosso cotidiano e transformá-lo em “desconhecido” para estudar.
B) A principal questão relacionada a esse “duplo movimento” é a distância. O primeiro movimento consiste em diminuir a distância entre o antropólogo e a sociedade estudada, ou seja, o antropólogo deve se entregar de corpo e alma no estudo e passar a participar do cotidiano daquela sociedade, esquecendo seu etnocentrismo. Já o segundo, consiste em se distanciar ao máximo quando estudamos, por exemplo, nossa própria sociedade. É preciso olhar o todo e analisar cada detalhe de maneira metódica.
2) Os 2 significados que Roberto da Matta emprega para a palavra “cultura” são: antropológico e sofisticação.
-Antropológico: conjunto de regras que nos diz como o mundo pode e deve ser classificado. Tal conceito permite uma perspectiva maior de nós mesmos e permite comparar culturas e configurações culturais como entidades iguais e sem hierarquias.
-Sinônimo de Sofisticação: refere-se a certo estado educacional das pessoas, querendo indicar a capacidade de compreensão e organização de ideias delas. Tal definição implica no uso da palavra “cultura” como arma discriminatória contra algum sexo, idade, etnia ou sociedades inteiras.
4) A cultura interfere no plano biológico: para Laraia, a cultura condiciona as ideias de fome e saciez, o surgimento e desaparecimento de doenças. 
Ex: Segundo a crença popular, beber leite e comer manga ao mesmo tempo faz mal. O sujeito que beber leite e comer manga ao mesmo tempo, acreditando piamente que isso faz mal, provavelmente terá problemas estomacais.
-Os indivíduos participam diferentemente da cultura: os indivíduos atuam em setores sociais específicos, pois nenhum deles é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Isso se deve pelo impedimento através da idade e do sexo, por exemplo.
EX: Numa sociedade indígena, as crianças não podem caçar por não ter a maturidade e força necessária. Já o idoso, não pode caçar, mas por ser o mais maturo e experiente, aconselha os mais jovens.
-A cultura é dinâmica: a cultura não permanece a mesma. Essa mudança pode ser interna (o grupo transforma a própria cultura lentamente) ou externa (o grupo sofre influência de outros grupos bruscamente). 
EX: As missas católicas deixaram de ser rezadas em latim.

Outros materiais