Buscar

AV1 ADMINISTRAÇÃO SIMULAÇÃO EMPRESARIAL (OPTATIVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 - ADMINISTRAÇÃO - SIMULAÇÃO EMPRESARIAL (OPTATIVA)
Questão 1	
Uma decisão é uma resolução ou determinação que se toma relativamente a algo. Conhece-se como tomada de decisões o processo que consiste em realizar uma escolha entre diversas alternativas.
A tomada de decisões pode aparecer em qualquer contexto da vida diária, seja a nível profissional, sentimental, familiar, etc. O processo, na sua essência, permite resolver os vários desafios que deve enfrentar uma pessoa ou uma organização. Fonte: Adaptado de: < http://conceito.de/tomada-de-decisoes>. Acesso em: 10 fev. 2016.
Tomar decisão faz parte do cotidiano do gestor e o processo de decisão pode ser visualizado em dois momentos que são:
Alternativas
1 - Referente os resultados do futuro e sobre as estratégias
2 - Referente as ações do tático e sobre o presente
3 - Referente as ações do presente e sobre o futuro
4 - Referente os resultados do passado sobre as estratégias
5 - Referente as ações do passado e sobre o futuro
Questão 2
Segundo Simon (1965, p. 80) "É impossível que o indivíduo conheça todas as alternativas de que dispõe ou todas as suas consequências [...] ele pode percorrer apenas um caminho e nunca saberá se aquele que escolheu é o melhor, embora sob certas condições ele possa ter um palpite razoável". Fonte: SIMON, Herbet A.Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1965.
O primeiro passo a ser seguido no processo decisório é:
Alternativas
1 - Escolha da melhor alternativa
2 - Análise e identificação da situação e do problema
3 - Desenvolvimento das soluções
4 - Análise dos possíveis resultados
5 - Comparação entre as alternativas
Questão 3
A contribuição relevante da Teoria das Decisões na Escola Comportamental foi contrapor-se à Escola Clássica no aspecto que as organizações são Sistemas Decisionais embasados na racionalidade limitada de seus membros, na imperfeição e relatividade das decisões, na hierarquização do processo de escolha de alternativas (planejamento e racionalidade) e nas influências de premissas organizacionais (divisão de tarefas, padrões de desempenho, sistema de autoridade, canais de comunicação e treinamento e doutrinação). Fonte: Adaptado de < http://niajajuris.org.br/index.php/artigos/280-teoria-da-decisao>. Acesso em 01/09/2016
Para existir fluidez na tomada de decisão é importante que cada setor saiba os problemas são inerentes a eles, que são:
Alternativas
1 - Problemas estruturados (nível operacional), problemas semiestruturados (nível tático), problemas não estruturados (nível estratégico)
2 - Problemas estruturados (nível tácito), problemas semiestruturados (nível estratégico), problemas não estruturados (nível operacional)
3 - Problemas desestruturados (nível tático), problemas semiestruturados (nível operacional), problemas não estruturados (nível estratégico)
4 - Problemas simples (nível operacional), problemas complexos (nível tático), problemas semi complexos (nível intermediário)
5 - Problemas parcialmente práticos (nível estratégico), problemas sequenciais (nível tático), problemas práticos (nível intermediário)
Questão 4
Vista como um desafio ao comportamento organizacional, a competitividade pode ser encarada tanto como causa quanto como efeito de uma dinâmica que proporciona crescimento e desenvolvimento, não só das organizações, como um fator endógeno, mas da própria Economia. Fonte: Adaptado de < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2005/2005_3ES140.PDF>. Acesso em 01/09/2016
Para que uma empresa apresente competitividade no mercado é necessário que ela possua alguns instrumentos de apoio como:
Alternativas
1 - Dados de decisão, produção, informação, inteligência e análise
2 - Dados transacionais, informação, conhecimento, produtividade e experiência
3 - Dados confiáveis, dados seccionais, produção, expertise e produto
4 - Dados transacionais, informação, conhecimento, inteligência e experiência
5 - Dados Seccionais, dados transacionais, informação longitudinal e análise
Questão 5
Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas. Fonte: Adaptado de:< http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/>. Acesso em: 02/09/2016.
Identifique abaixo os Tipos de sistemas de informações:
Alternativas
1 - Sistemas de apoio à gestão (processamento de transações, controle de processos, colaborativos). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio a estratégias, informação operacional)
2 - Sistemas de apoio à dados (processamento de transações, controle de processos, competitivo). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio ao executivo, informação intermediária)
3 - Sistemas de apoio à produção (processamento de transações, controle de processos, concorrente). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio ao financeiro, informação tática)
4 - Sistemas de apoio a soluções (processamento de transações, controle de processos, competitivos). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio à dados, informação estratégica)
5 - Sistemas de apoio às operações (processamento de transações, controle de processos, colaborativos). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio à decisão, informação executiva)

Outros materiais