Buscar

REVISÃO DE FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos das Ciências Sociais
AV2 – 2013.1
DARWINISMO SOCIAL: o princípio a partir do qual as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem deum estágio inferior para um estágio superior. SOBREVIVEM OS MAIS FORTES E EVOLUÍDOS.
POSITIVISMO: procurava resolver conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, a harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social.
DURKHEIM: FATOS SOCIAIS
FATO SOCIAL NORMAL: é aceito pela maior parte da sociedade, considerado normal. Ex.: Religião, leis, educação, trabalho.
FATO SOCIAL PATOLÓGICO: fatos que extrapolam a normalidade, “doenças sociais”. Ex.: greve de funcionários.
ANOMIA: momentos em que a ordem social deixa de existir (caos total). Ex.: guerras, tragédias.
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO:
SOCIEDADES SIMPLES OU PRIMITIVAS: pouca elaboração tecnológica; sem domínio da escrita; sem domínio da metalurgia; divisão social do trabalho por sexo e idade.
SOCIEDADES COMPLEXAS OU TECNOLÓGICAS: maior domínio da escrita; adquire maior divisão do trabalho, que é mais complexa e acontece por meio das funções desempenhadas pelos indivíduos, onde cada um tem uma função.
OBSERVAÇÃO: divisões sociais compreendem hierarquias e privilégios.
SOLIDARIEDADE MECÂNICA: onde se estabelece relação social com pessoas da mesma idade, sexo, e classe social.
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA: possibilidade de escolher com quais pessoas manter relações sociais. Possibilidade de frequentar diversos locais, sem preocupação com classe social.
WEBER: 
QUATRO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL:
AÇÃO SOCIAL COM RELAÇÃO A FINS: visa um objetivo definido. (a mais comum no sistema capitalista) Ex.: trabalhar para receber o salário.
AÇÃO SOCIAL COM RELAÇÃO A VALORES: relacionada a valores morais ou éticos. Ex.: ajudar ao próximo.
AÇÃO SOCIAL AFETIVA: motivada por uma emoção (amor, ódio, raiva). Ex.: Dar dinheiro a um mendigo, pois a situação dele emociona.
AÇÃO SOCIAL TRADICIONAL: é uma ação que é compreendida por todos os membros daquela sociedade. Possui um aspecto natural, são atos corriqueiros. Ex.: Dizer “bom dia”, “boa tarde”, dar presentes. 
TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO: DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL OU BUROCRÁTICA: a legitimidade do poder é garantida por lei, por documentos.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL: o poder tradicional é garantido pelo reconhecimento, não oficial, vindo da sociedade. Está vinculada a tradição.
PATRIARCALISMO: o poder sucede a novas gerações (filhos).
PATRIMONIALISMO: o poder permanece com pessoas mais velhas.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: uma liderança que é seguida em função de seu poder de convencimento, carisma, “charme pessoal”.
GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: 
Globalização econômica e cultural (década de 90, em diante), globalização e identidades culturais, aumento da desigualdade social no mundo, globalização política: estados, nação, blocos econômicos e influência das grandes corporações, acordos interestatais, desigualdade e exclusão social no Brasil, relações de gênero: discriminação em relação à mulher e violência, preconceito contra negros, preconceito contra homossexuais e homofobia.
Na década de 90 surge o NEOLIBERALISMO: enfraquecimento dos estados nacionais – países com fronteiras mais favoráveis às “coisas” de outros países. ((Um bom exemplo são os produtos (roupas, calçados) produzidos no exterior e vendidos no Brasil)).
BASES ECONÔMICAS DA GLOBALIZAÇÃO: migração das fábricas para lugares de mão-de-obra barata, e matéria-prima facilmente encontrada. (O transporte era muito caro).
BLOCOS ECONÔMICOS: acordos interestatais. MERCOSUL, UNIÃO EUROPEIA, ALCA. Flexibilizam relações comerciais com os países que fazem parte do bloco.
GLOBALIZAÇÃO CULTURAL: países dominantes, economicamente, influenciam países dominados, na compra de produtos. (Imposição da cultura Norte-Americana sobre a cultura Brasileira). 
GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA: aumento da conceituação de renda (distância entre ricos e pobres). Ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres.
DISCRIMINAÇÃO ECONÔMICA COM A MULHER: o salário da mulher é menor do que o do homem. Distinção entre salários por gênero.
DISCRIMINAÇÃO COM NEGROS (ENORME) E COM HOMOSSEXUAIS.
CORONELISMO: O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras.

Outros materiais