Buscar

Atividade Estruturada 2 (Respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada
2 - O que é gravidade específica? Como está relacionada à densidade?
 Resposta: Gravidade específica: é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência. A relação entre gravidade especifica e densidade pode-se se dizer que é por motivos de terem as mesmas definições, pois podemos definir densidade da seguinte maneira:
Densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido líquido ou gasoso).
6 - A pressão no pneu de um automóvel depende da temperatura do ar no pneu. Quando a temperatura do ar é de 25 ºC, o calibrador indica 210 kpa. Se o volume do pneu é de 0,025 m3, determine o aumento de pressão no pneu quando a temperatura do ar no pneu aumenta para 50°C. Determine também a quantidade de ar que deve ser drenada para restaurar a pressão ao seu valor original nesta temperatura. Considere que a pressão atmosférica seja 100 kpa. R: 26,0 kpa.
Resposta: 
7 - O que é cavitação? O que causa?
Resposta: Podemos definir como formação de cavidades (bolhas de vapor ou de gás) num líquido por efeito de uma redução da pressão. Esse fenômeno pode ser provocado pela ação da hélice na água, gerando espaços de vácuo que causam uma redução no rendimento da ação propulsora e o aparecimento de fortes vibrações, quando a velocidade da rotação da hélice ultrapassa certo limite.
11 - O coeficiente de compressibilidade de um fluido pode ser negativo? E o coeficiente de expansão de volume?
Resposta: Não, para demonstrar isso podemos realizar o seguinte experimento:
Ao aprisionarmos um fluido em um cilindro obturado por um êmbolo e mantivermos constantes todas as condições físicas de fluido pode-se verificar que o volume ocupado não depende da pressão exercida, ou seja, ele depende acentuadamente da pressão exercida pelo corpo sobre esse fluido.
21 - Um reservatório de 20 m3 contém nitrogênio a 25°C e 800 Kpa. Permite-se que parte
Resposta:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes