Buscar

Projeto Político Pedagógico Vasco Moretto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Político Pedagógico
A identidade da escola é definida pelo projeto político pedagógico, que indica os caminhos para ensinar com qualidade.
Segundo o educador Vasco Moretto, o PPP mostra a visão, missão e os objetivos da instituição, que vão se construindo a medida que as pessoas vivem diariamente na escola, e por esse motivo ele é flexível e dinâmico vivenciado no coletivo. Partido desse princípio, ele é:
É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos concientes , responsáveis e críticos, que saibam atuar tanto individualmente como coletivamente na sociedade modificando os rumos que ela vai seguir.
É Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim, a visão que temos da escola é de uma comunidade coletiva onde atuam professores funcionários, alunos, famílias e gestão, e não como um conjunto de alunos e professores que fazem um currículo apenas voltado para a formação cognitiva do sujeito. A problemática é saber que cidadão a escola quer formar para serem inseridos em uma sociedade de diversidade de pessoas.
Tem como estrutura, o PPP:
A proposta pedagógica de uma escola, elaborada a partir do processo participativo de discussão dos temas anteriormente apresentados, precisam ser consolidada num texto, para circulação e análise permanente da sua execução no interior da unidade escolar, como encaminhamento ao órgão central da gestão municipal. A elaboração do mesmo é preciso ter: missão, clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação.
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que as famílias e todos os membros da equipe gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão, o mesmo se torna um documento sempre ativo e eficiente na medida em que serve de parâmetro ( norteador ) para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos. E dessa forma todos envolvidos seguirem a mesma direção.
Referencia
O projeto político-pedagógico e a gestão democrática - Vasco Moretto  
https://www.youtube.com/watch?v=quQqZVR8v_g
Acesso em 05/10/16.
s

Outros materiais