Buscar

Coleta Seletiva de Lixo na Escola

Prévia do material em texto

Resumo
Participação na proposta pedagógica da coleta seletiva do lixo no ambiente escolar, cuja ação educativa visa uma mudança de mentalidade como um ato para a transformação da consciência ambiental. Levando em consideração a importância da coleta seletiva do lixo destinada a reciclagem e a importância da compostagem para o meio ambiente. 
Palavras-chave: Educação Ambiental. Reciclagem. Lixo Orgânico.
A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento de resíduos descartados. 
Um dos grandes desafios para aqueles que vivem em cidades, sejam elas grandes centros urbanos ou cidades de menor porte, é saber como garantir a qualidade de vida de seus moradores. O gerenciamento interligado do lixo é do Estado e direito de cada um de nós, que devemos participar desse processo ativamente mudando nossas atitudes com relação à produção e ao destino dado ao lixo em casa, escola, locais de trabalho e lazer.
Participei do Projeto Coleta Seletiva do Lixo no ambiente escolar, em 1999, quando cursava o terceiro ano do ensino médio na escola estadual Cefam Prof. Zien Nassif. Pois há muito tempo o lixo nas escolas incomoda aos alunos e aos professores. As embalagens e restos de comida espalhados deixam no pátio (e em muitas vezes na sala de aula), um aspecto desagradável. Embora haja uma orientação para os alunos jogarem lixo no lixo, muitos continuam jogando lixo no chão, o que demonstra o quanto devemos persistir na educação ambiental. 
Foi pensando nesse propósito que a escola desenvolveu o projeto de coleta seletiva do lixo, cuja intenção era sensibilizar os alunos, para que pudessem nos transformar em cidadãos conscientes, capazes de decidir e atuar na realidade sócio-ambiental por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente, através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
Lembro-me que na época, a turma dos terceiros anos A, B e C do ensino médio, inclusive eu, tínhamos a responsabilidade de divulgar a iniciativa da coleta seletiva de lixo, e o fizemos através de panfletos e cartazes informativos, além de estabelecermos a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
Para o cumprimento desse projeto usamos os três tipos de lixeiras: verde (vidro), amarelo (metal), vermelho (plástico) e azul (papel). Essas lixeiras foram distribuídas em pontos estratégicos da escola (locais de maior circulação dos alunos, professores e servidores). 
Foram muitos meses de estudo, trabalho e pesquisa, pois quando se fala em lixo sabemos que um dos maiores problemas preocupa a sociedade, pois todos precisamos consumir, mas não sabemos o que fazer com o lixo que produzimos. 
Além da reciclagem, era preciso reutilizar o lixo orgânico na escola, em conjunto desenvolvemos um projeto para a reciclagem desse lixo, a compostagem, transformando em adubo orgânico. Nesse projeto, as séries de primeiro e segundo ano, tinham a incumbência de criar uma horta nas dependências do colégio, usando o lixo orgânico produzido pelas turmas do terceiro e quarto ano, para que legumes e verduras fossem utilizados em nosso refeitório. 
A compostagem acontece através do reaproveitamento de restos de alimentos, cascas de frutas, verduras e outros considerados orgânicos, com processo realizado através de monitoramento transformando o lixo orgânico em adubo.
Deste modo, levando em consideração a experiência vivenciada por mim, procurei apresentar a importância da reciclagem do lixo dentro da educação na escola. Buscando despertar a sociedade para a grande necessidade de se preocupar com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta.
Participar desse projeto proporcionou-me a busca pela compreensão de como trabalhar a educação ambiental com a prática da reciclagem do lixo dentro da escola, desenvolvendo conceitos, valores, atitudes, posturas, éticas e principalmente a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, despertando para um compromisso de preservação do meio ambiente em que vivemos.

Outros materiais