Buscar

av 1 ed ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Assinale a resposta correta: a) Ciência é muito importante em nossa sociedade, pois permite que consigamos nos orientar, modificar e viver com um melhor conforto e qualidade de vida. b) Ciência é a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza social, biológica e tecnológica. c) O estudo de Ciências tem como fundamento o conhecimento científico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade.
	
	
	
	Todas estão erradas
	 
	Todas estão corretas
	
	Apenas a letra "b" está correta
	
	Apenas a letra "a" está correta
	
	Apenas a letra "c" está correta
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506621722)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	-A formação de cientistas não é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas: ¿ a ciência e a tecnologia são essenciais.... para nossa qualidade de vida, e estão no centro da nossa história e cultura¿ (Science and Technology Committee, 2002, Introdução, p.1) Assinale a resposta abaixo que nos informa o que é a ciência?
	
	
	
	A Ciência revela a verdade , e não propões modelos explicativos
	 
	Ciência é uma atividade humana complexa, histórica e coletivamente construída, que influencia e sofre influências de questões sociais, tecnológicas, éticas e culturais.
	
	Ciências tem uma concepção elitista e individualista
	
	Na Ciências há dicotomia entre teoria e prática além de uma visão rígida e infalível.
	
	Ciências é uma atividade humana complexa , histórica e coletivamente construída, que não influencia e nem sofre influências de questões sociais e tecnológicas.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506090961)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para que a ciência tenha relevância para os alunos do século XXI, que ela não seja uma disciplina seca e limitante, que não interessa ou anima e onde os testes e sucessos do passado se reduzem a uma lista de fatos a aprender e experimentos a conduzir, precisamos desenvolver algumas características. São elas:
	
	
	
	abordagens da ciência de modo objetivo e respeitando as ideias positivistas de Comte, aulas práticas dentro do planejamento escolar semanal, incentivo ao trabalho individual em sala de aula e leitura de livros científicos.
	
	abordagens que envolvam curiosidade, mas não considerem a incerteza, estímulo ao estudo individual e evitando polêmicas, aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, incentivo para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	 
	abordagens que envolvam curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade, reflexão crítica, cooperação com as pessoas, sensibilidade e perseverança. Também são importantes os procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, estudos do meio em áreas de preservação permanente, professores que sejam também cientistas, estímulo constante para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	
	estudos do meio mensais, professores formados em universidades públicas, aulas práticas com equipamentos de última geração e sem considerar os experimentos que dão errado, procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506088045)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A primeira classificação sistemática das ciências de que temos notícia foi a de:
	
	
	
	Chassot
	
	Sócrates
	 
	Aristóteles
	
	Chauí
	
	Galileu
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506088052)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No tocante ao desenvolvimento dos conteúdos científicos em sala de aula, é correto afirmar:
I - o docente insere atividades diferenciadas das tradicionalmente realizadas nas aulas, pois domina o conteúdo das atividades práticas.
II - o professor tem insegurança em desenvolver os conteúdos, principalmente na realização de experimentos.
III - muitas práticas ainda são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa.
	
	
	 
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa I está correta;
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta;
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506534881)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI, M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
	
	
	
	a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil.
	
	a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
	
	a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
	
	a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
	 
	a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506088061)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei Federal Nº 9.795, sancionada em 27 de abril de 1999, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Nela são definidos os princípios relativos à Educação Ambiental que deverão ser seguidos em todo o País. De acordo com a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, fazem parte dos princípios básicos da educação ambiental, EXCETO:
	
	
	
	O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural
	 
	A permanente avaliação crítica do processo educativo
	
	A vinculação entre a ética, educação, trabalho e as práticas sociais
	
	A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais
	 
	A inclusão de disciplina específica de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506088074)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando-se a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, o ProNEA desempenha um importante papel na orientação de agentes públicos e privados para a reflexão e construção de alternativas que almejem a Sustentabilidade (PRONEA, 2003). Podemos destacar como os principais antecedentes que levaram à implantação do Programa Nacional de Educação Ambiental:
	
	
	
	a consolidação da Carta da Terra e o Protocolo de Kioto
	
	a consolidação da Carta da Terra e as ações Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
	
	as ações Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e os preceitos da Constituição Brasileira
	 
	as recomendações da Agenda 21 e os preceitos da Constituição
	
	a publicação do livro Primavera Silenciosa e as recomendações da Agenda 21
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506555145)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual das alternativas abaixo está CORRETA?
	
	
	
	O conhecimento prévio não é importante para o processo educativo.
A Educação Ambiental é um tema transversal, por isso deve atravessar todas as disciplinas do currículo.
	
	Uma atividade informal é sempre melhor que uma atividade formal.
	
	A interdisciplinaridade nunca prevê um contexto social, apenas uma relação entre disciplinas.
	
	A Educação Ambiental é uma disciplina escolar necessária para a mudança de atitudes das crianças.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506087867)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O efeito estufa cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, funcionando como um isolante térmico do planeta. O CO2 é um dos principais gases que formam uma barreira na atmosfera: deixa passar luz do sol e retém calor irradiado, como uma estufa de vidro. Com isso, mantém a temperatura terrestre em níveis normais, possibilitando a vida de todos os seres vivos. No entanto, nas últimas décadas observa-se um aumento do CO2 na atmosfera devido à explosão demográfica, desenvolvimento industrial acelerado com a queima de carvão e de derivados do petróleo, desmatamento, queimadas entre outros fatores. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que o governo brasileiro:
	
	
	
	não vem tomando nenhuma medida sobre esse tema, uma vez que não há emissão de CO2 no nosso território.
	
	não vem tomando nenhuma medida uma vez que o Brasil não faz parte do Protocolo de Kioto.
	
	tem um programa de prevenção uma vez que faz parte do Protocolo de Montreal.
	 
	foi o primeiro país no mundo a ter um projeto inserido no Protocolo de Kioto aprovado.
	 
	tem desenvolvido projetos ambientais apenas custeados pelas empresas privadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais