Buscar

AULA ATIVIDADE 02 DE CIÊNCIAS ATUÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Texto Atuário é o termo que designa o profissional técnico especialista em mensurar e administrar riscos. O atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. 
Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco. 
Estima-se que haja no mundo, cerca de 36 mil atuários, em sua maioria regulados por entidades nacionais ligadas à Associação Atuarial Internacional (IAA, na sigla em inglês).
 No Brasil, a profissão é regulamentada pelo Decreto-Lei nº806/69, Decreto 66.408/70 e normas complementares. Para atuar como atuário é necessário ser graduado em Ciências Atuariais (cfe art. 2º do D-L nº806/69 e art. 9º do D 66.408/70) e estar inscrito, em livro próprio, no Ministério do Trabalho e Emprego. 
O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), sociedade civil sem fins lucrativos, é quem encaminha o processo de registro ao Ministério do Trabalho e Emprego (cfe art. 3º do D-L nº806/69 e art. 12º do D 66.408/70), mas a decisão final, quanto ao registro, cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Em 2005, o IBA instituiu uma prova de habilitação para seus novos membros. Dados do Instituto, apontam que existem no Brasil cerca de 850 atuários, dois terços deles trabalhando em Fundos de Pensão ou Seguradoras. 
Denominação pouco conhecida mesmo no meio dos negócios, a atuária assume novas proporções para as empresas de previdência pública e privada, fundos de pensão, seguradoras, companhias de capitalização e instituições financeiras. E os profissionais da área, especializados em risco, ganharam importância, dada a especificidade de atuação. Cabe a ele estimar a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou trabalho, por exemplo, e calcular quanto deve ser a contribuição de cada segurado. 
Para o atuário, o domínio de conceitos de economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística é fundamental. Por isso, alguns desses profissionais não são formados hoje em Ciências Atuariais, mas sim em um desses campos, diz o professor Reinaldo Guerreiro, chefe do departamento de contabilidade e atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Mas dominar métodos quantitativos deixou de ser suficiente ao novo atuário. 
É preciso também ter visão estratégica de negócios. E com a internacionalização em alta do setor, o mercado para esse profissional tende a crescer 30%. 
 QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS
1. Quais as especialidades que envolvem a atividade profissional do atuário? Justifique o motivo pelo qual elas são exigidas. 
Matemática, estatística, direito, economia e finanças. 
2. Apesar do caráter matemático e estatístico, você entende que a atuária se restringe às análises numéricas? Comente. 
Aqui se espera que a resposta seja NÃO. Tente leva-los a identificarem o aspecto analítico (subjetivo) que é uma exclusividade do raciocínio humano e que extrapola os valores numéricos objetivos.
 3. O Professor Reinaldo Guerreiro, citado no texto, chefia o departamento de contabilidade e atuária. Em sua opinião qual seria a relação entre essas duas atividades profissionais?
 O curso de contabilidade é um dos mais completos em relação aos conhecimentos exigidos dos atuários além de que o curso desenvolve o raciocínio analítico, como por exemplo, em relação às demonstrações financeiras. 
4. Trata-se de um mercado promissor a partir da internacionalização das empresas?
 A expectativa de crescimento de 30% 
5. Você concorda com a necessidade de prova de habilitação, tanto para ser um atuário como no caso da atividade contábil? 
Resposta individual. Leve-os ao debate.

Outros materiais