Buscar

Bartonella

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Bruno Sanábio 							 RA:2011123
BARTONELOSE
	Bartonelose é uma doença causada pelo agente Bartonella spp. que é uma bactéria Gram negativa, intracelular obrigatória, flagelada ou não. Tem distribuição cosmopolita, diversos vetores e fontes de infecção dependendo da localização.
	Sendo a sua principal espécie a Bartonella quintana e a Bartonella bacilliformis, causadoras da febre das trincheiras e a doença de Carrion.
	No Brasil o principal causador da Bartonelose é a espécie Bartonella hanselae, que está se tornando emergente no Rio de Janeiro, levando diversas pessoas a morte. Ela é transmitida pela arranhadura do gato, levando a septicemia, endocardite e por ser intracelular oportunista de eritrócitos e com a liberação de enzimas ela consegue coibir o sistema imunológico levando a apoptose induzida de macrófagos.
	No mundo, existem diversos portadores como ratos, cães, animais selvagens, humanos e diversos vetores como flebotomíneos como o Lutzomyia. Levando a diversos e diferentes sinais clínicos sendo os principais a febre, nódulos subcutâneos, bacteremia generalizada, linfadenopatia, manchas vermelhas no corpo, anemia, hepatoesplenomegalia tendo os mais diversos sinais clínicos. É uma doença de notificação obrigatória, pela organização mundial da saúde.
	O tratamento é feito de acordo com a espécie, sendo algumas resistentes a diversos antibióticos como a Bartonella quintana. Os antibióticos eletivos são o clorofenicol, ciprofluxacina e sendo o mais efetivo doxiciclina.

Outros materiais