Buscar

Exercícios de Politica de Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)A  globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique os efeitos negativos deste processo de globalização.
A- ampliação do desemprego em vários países do mundo.
B amplo processo de  modernização da economia com a entrada de produtos importados.
C- ampliação do mercado consumidor de  produtos nacionais.
D- diminuição dos  níveis de desemprego em todos os países do mundo.
E- proporcionou  uma maior integração das políticas ambientais.
Resposta: 
2)“O mundo está ficando cada vez menor”.
A frase acima expressa  certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas européias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:
A- globalização política
B- globalização das fronteiras
C- globalização do consumo
D- globalização social
E- globalização dos mercados
Resposta:
3)A violência urbana é grande em países em  que funcionam  mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis, e com  profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.
Analise as afirmativas a seguir: 
I. Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.
II. A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
III. O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para estas áreas.
IV. A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.
A- I e III estão corretas B- II, III e IV estão corretas
C- I, II e IV estão corretas D- III e IV estão corretas
E- II e IV estão corretas
Resposta: 
4)Leia o texto a seguir:
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado
Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm  acesso em 13/07/2011.
A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo através de:
A- os partidos políticos organizados, legítimos representantes das diferentes classes sociais, são os principais elementos da democracia na atualidade.
B -o sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.
C- os programas sociais do governo asseguram a liberdade de exercício da cidadania.
D- a organização dos sindicatos classistas garante a defesa dos interesses dos trabalhadores e, consequentemente, da democracia.
E- a liberdade de imprensa garante a democracia e a participação social de todos nas decisões importantes do país.
Resposta: 
5) A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial, etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais deste grave problema social, podemos assinalar:
A -a ausência de uma política de assistência social permite a proliferação de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre.
B-a violência urbana no Brasil, se resume às favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos políticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durante a década de 60.
C -já que, em pouco tempo, serão absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam à ociosidade e ao tráfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu próprio negócio.
D -a explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.
E- a ampliação do acesso da população ao sistema escolar, tendo em vista o surgimento de novas formas de violência, como massacres e a prática do bulling.
Resposta: 
6)Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:
A -extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmação de governos democráticos.
B- realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.
C- criou condições imediatas para a consolidação de uma sociedade sem violência, graças às riquezas sociais existentes.
D entrou num período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.
E- afirmou sua vontade política radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violência política.
Resposta: 
7)Quanto ao processo de precarização do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupações não organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, internautas que se utilizam de meios eletrônicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsível assentado no emprego estável.
Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações onde poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Este processo conduziu a destruição e/ou precarização do trabalho, sem paralelos em toda era moderna. A decorrência foi o desemprego e a informalidade, cuja característica desse setor informal é o trabalho isolado, muitas vezes inventando seu próprio trabalho, com grande mobilidade de atividades e horários flexíveis. O setor informal, segundo a OIT, já atinge cerca de 40% do mercado de trabalho na América Latina. A taxa de informalidade tem tido um crescimento superior ao setor formal. Os processos de terceirização e informalidade se expandem sob a forma de trabalho por conta própria em microempresas, seja através do trabalho em domicílio e tem obscurecido o desemprego. A economia informal então é o destino de um grande contingente de trabalhadores que não conseguem inserção na pirâmide do mercado de trabalho formal.
Colocando em evidência a tendência geral de hierarquização do trabalho, a fragilização dos vínculos e a crescente desigualdade remuneratória, aprofundando a fratura social, trazendo insegurança, tornando a economia ineficiente, transformando-a num ciclo vicioso de desorganização social.
Diante do texto acima é correto afirmar que o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização é:
A -É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países;
B-Forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreas terceirizadas, nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho;
C-É a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também ser denominado de desemprego conjuntural.
D-Forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil;
E- Desemprego que é rapidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica.
Resposta : 
8)Sobre GLOBALIZAÇÃO podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Ela existe desde os tempos das grandes navegações, século XV, e somente com o advento da comunicação em massa se mostrou mais eficaz, visto que os grandes acontecimentos eram anunciados com mais rapidez e agilidade, como exemplo podemos citar alguns: A queda do Muro de Berlim em 1989; O fim da Guerra Fria; O fim do socialismo real; O fortalecimento do capitalismo, entre outros. Como consequência dessa globalização houve uma mudança no papel do estado. A globalização esta gerando uma nova divisão internacional onde se encontram os países que fazem parte do processo de globalização e os países que não fazem. A revolução tecnocientífica, fez com o mundo interagisse de forma mais acelerada, a exemplo da invenção do computador e da própria internet que são ferramentas indispensáveis para a perpetuação da dinâmica do conhecimento.  A globalização também é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonald's, por exemplo, possui 30.000 mil lojas em 120 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Uma das causas do desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana e a previsão é de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorverá os excluídos, uma vez que os empregos exigem um alto grau de qualificação profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas, com baixa instrução escolar e pouca qualificação, porém pode-se ser revertido pela receita simples do comprometimento com a evolução, abertura de novos cursos; atualização constante, visando à qualificação. Portanto, A globalização é um fenômeno contemporâneo que permite sua análise sob diversos ângulos. Sua característica fundamental é afetar tanto empresas, quanto indivíduos e movimentos sociais.
Diante do texto acima, assinale a única alternativa que define com maior precisão o processo em curso:
A -A globalização é um fato presente apenas no plano financeiro, através do intercâmbio de capitais entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas;
B- A globalização é um fato presente nos planos econômicos, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e ideias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas;
C-A globalização é um fato presente apenas no plano cultural, através do intercâmbio de ideias entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas;
D- A globalização é um fato presente apenas no plano econômico, através do intercâmbio de mercadorias entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas;entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas;
E- A globalização é um fato presente apenas no plano político, através do intercâmbio de informações entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.
Resposta : 
9)A transformação no sistema de acumulação do sistema capitalista no final do século XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulação flexível impôs profundas transformações na esfera do mercado de trabalho. Assinale a  alternativa que corresponde a estas transformações.
A-crescimento dos empregos nas áreas de serviços, profissionais com maior flexibilidade intelectual e ampliação dos direitos dos trabalhadores assalariados.
B-crescimento dos empregos nas áreas de serviços, diminuição do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.
C-crescimento dos empregos na área industrial, ampliação da presença feminina no mercado de trabalho e expansão do trabalho precário.
D-crescimento dos empregos temporários, crescimento do emprego na área rural e ampliação da presença feminina no mercado de trabalho.
E-crescimento dos empregos na área industrial, investimento em novas tecnologias e profissionais com maior flexibilidade intelectual.
Resposta : 
10)O crescente processo de urbanização da população mundial tem sido acompanhado pelo Brasil.  Com base na análise do gráfico a seguir, pode-se afirmar que:
  
Fonte IBGE. Disponível em http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html acesso em 20/07/2011.
A -o ritmo de crescimento da população rural é semelhante ao da população urbana;
B -o ritmo de crescimento da população urbana é superior ao da população total;
C- o ritmo de crescimento da população rural é maior do que o da população urbana;
D -a população rural e a população total têm ritmos de crescimento semelhantes;
E -o ritmo de crescimento da população urbana é inferior ao da população rural.
Resposta : 
Globalização e suas consequencias:
1)O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:
A- A  modificação do quadro de desigualdade social e econômica no mundo, pois fez com que os países pobres, como os africanos, asiáticos e latinos, pudessem participar do comércio mundial.
B- Fortalecimento  do mercado interno dos países, enfraquecendo o comércio internacional.
C- Fortalecimento econômico dos países ocidentais que conduziu  ao fim da hegemonia dos EUA.
D- Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global. 
E- Possibilitou a instalação de multinacionais em vários países do mundo, possibilitando,  a  curto prazo, o crescimento do PIB mundial. 
Resposta: 
2) ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 
“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.  
“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é
parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.  
Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
A- revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.
B -revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.
C -revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos/ garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.
D -revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.
E -Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o graude utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.
Resposta: 
3)Movimentos sociais e culturais como: os franceses barrando o livre comércio dos bens culturais na legislação da OMC, as produções independentes de mídia e cinema que enfrentam as regras e modas do mercado global; a milícia Taleban no Afeganistão que destruiu várias estátuas de budas existentes no seu país, que por seu valor cultural seriam patrimônio da humanidade; as ações terroristas dos grupos Pátria Basca e Liberdade (ETA), dos seguidores de Bin Laden ou mesmo dos skinheads alemães e norte-americanos vem demonstrar que:
A- O mundo globalizado provocou o aumento do terror entre os povos.
B- O mundo globalizado tem-se mostrado capaz de promover com eficácia os valores universais, mas existem grupos radicais que serão eliminados.
C- O mundo globalizado gera situações de conflito por pretender apenas o domínio econômico.
D- O mundo globalizado tem-se mostrado incapaz de promover com eficácia os valores universais básicos, como o respeito aos direitos humanos e a ampliação do diálogo entre os povos. 
E- Ao se globalizar os  movimentos terroristas ampliam sua área de atuação, dando repercussão local às suas reivindicações. 
Resposta : 
4)A globalização não significa apenas um processo de expansão de mercados e aceleração de fluxos econômicos entre os países. Existem diversas esferas da globalização como a cultural, a política e econômica.  Os argumentos dos críticos do processo de globalização são;
A- O excessivo poder das ONGs, a ausência do compromisso das multinacionais com o Estado e ampla liberdade de -comércio. 
B- O excessivo poder das multinacionais, o conteúdo das políticas neoliberais e o excessivo controle das políticas econômicas dos países pobres pelos países mais ricos. 
C- O excessivo poder dos Estados, que ampliam sua área de atuação com as políticas neoliberais, as oportunidades de novos negócios e a ampliação da liberdade de comércio internacional.
D- O excessivo poder dos movimentos populares que controlam o Estado e consequentemente as políticas econômicas. 
E- O excessivo poder dos partidos políticos, que direcionam os investimentos das empresas para o terceiro setor. 
Resposta: 
Transformações do Trabalho
1) O desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos sobre os meios de produção e o consequente aumento da produtividade, estão eliminando postos de trabalho manual e provocando mudanças nos setores sociais, principalmente nos países mais industrializados. 
Assinale a alternativa correta.
A -Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
B -Tais mudanças aumentarão o cada vez mais a importância da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais. 
C- Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a ampliação dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais. 
D- Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e diminuição das desigualdades sociais.
E- Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivando e eliminando definitivamente as desigualdades sociais. 
Resposta: 
2) É correto afirmar que  o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização é:
A- Forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil. 
B- É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países.
C- Desemprego que é rapidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica.
D-Forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreas terceirizadas, nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho.
E- É a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também ser denominado de desemprego conjuntural. 
Resposta : 
3) ENADE 2004 - As proposições mais recentes de “flexibilização das relações de trabalho”:
A - Atendem as demandas da maioria das organizações dos trabalhadores.
B- Colidem com direitos sociais conquistados historicamente
C- são próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho.
D- Encontram fortes resistências nos meios empresariais.
E- Chocam-se com as exigências do processo da globalização neoliberal.
 Resposta : 
4) ENADE 2005 - Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica.S. Paulo: Boitempo, 2003 (com adaptações).
Assinale a opção correta referente ao assunto do texto acima: 
A- O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
B - O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
C - O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento
capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira
D - A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
E- É ilusão pensar que a exclusão social tenha relação com a economia capitalista.
 
Resposta: 
Política e relações de poder: participação política e direitos do cidadão:
1) Leia as frases abaixo: 
I. A política pode ser definida como a atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma sociedade. 
II. A política foi inventada pelos homens como o modo pela qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos, sem transformá-los em guerra total.
III. A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar e rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros. 
A- Nenhuma afirmativa está correta.
B- Todas as afirmativas estão corretas. 
C- Somente a afirmativa I está correta.
D- Somente as afirmativas I e II estão corretas.
E- Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Resposta: 
2) O estado pode ser compreendido por:
 
I. Um conjunto de instituições pública (leis, recursos, serviços) e sua administração pelos cidadãos.
II. De acordo com Aristóteles, a razão do Estado, é assegurar que cada cidadão tenha uma vida digna de ser humano e afirma que o Estado deve se sobrepor ao indivíduo e a família.
III. Na Idade Moderna, o Estado passa a atuar como o único representante do poder e pelo uso do monopólio legítimo da força.
IV. É concebido como uma entidade cuja legitimidade se baseia na representatividade  de um único indivíduo da sociedade.
V. Significa avanço em relação à monarquia absoluta. Não é a pessoa que governa, mas uma instituição abstrata com relações precisas com a coletividade.
A- Nenhuma alternativa está correta 
B- Todas as alternativas estão corretas 
C- Somente as alternativas I, II e IV estão corretas 
D- Somente as alternativas II, III e IV estão corretas
E- Somente a alternativa IV está incorreta 
Resposta : 
3) Sobre cidadania e democracia é INCORRETO afirmar:
A- Cidadania implica uma relação de direitos e deveres. Portanto, é contraditório a atitude irresponsável de exigir do poder público direitos sociais e sonegar impostos que tem  como finalidade, garantir os serviços sociais. 
B- Democracia requer multiplicação dos órgãos representativos da sociedade, como associações de bairro, movimento estudantil, grupos feministas, pacifistas, ecológicos e instituições como sindicatos e  partidos políticos.
C- Cidadania diz respeito ao indivíduo que  tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente das questões da sociedade.
D- Democracia encontra-se no reconhecimento das coisas públicas, separadas dos interesses particulares. 
E-A cidadania e a democracia são princípios da política e significam a capacidade de cada um de viver em liberdade, sem se preocupar com o restante da sociedade, pois isso é  função do Estado. 
Resposta : 
4) ENADE 2004 - A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o trabalho, a moradia, a educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de condições mínimas de vida para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais: 
A-  são distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a mediação
de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas.
B-  são um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular.
C-  são uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes.
D-  baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão do cidadão na provisão de seu bem-estar
E-  baseiam-se no princípio do empoderamento, que requer ausência de coações e, consequentemente, inexistência de domínio de uns sobre outros ou de um poder que constranja o cidadão
Resposta: 
Problemas urbanos e lutas sociais:
1) ENADE 2005
A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados.
Radar Social, IPEA, 2005 (com adaptações).
A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, julgue os itens que se seguem.
I A favelização, fenômeno sobretudo metropolitano, revela forte demanda reprimida por acesso à terra e à habitação.
II A favelização é uma das formas encontradas pela população pobre para solucionar suas necessidades habitacionais.
III A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
A- apenas um item está certo
B- apenas os itens I e II estão certos.
C- apenas os itens I e III estão certos D Apenas os itens II e III estão certos E Todos os itens estão certos
Resposta : 
2)O crescimento econômico desordenado é  acompanhado por um processo jamais visto pela humanidade, em que se utiliza grandes quantidades de energia e recursos naturais, que resultam num quadro de degradação contínua do meio ambiente. Este quadro é  resultante:
A- alta concentração populacional nas áreas urbanas, consumo excessivo de recursos naturais, contaminação do ar, do solo, das águas e desflorestamento. 
B -queda na taxa de natalidade, processo de desconcentração populacional e uso racional dos recursos não renováveis 
C -ampliação da ação das políticas públicas de meio ambiente, que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. 
D -a crise ambiental tem contribuído para diminuir a população das grandes metrópoles num movimento social de busca de interiorização da população.
E -não existe uma crise ambiental, o que ocorre na contemporaneidade é uma grande concentração populacional nas áreas urbanas, que é benéfica para o meio-ambiente, pois assim temos mais áreas de proteção ambiental. 
Resposta : 
3) Sobre a ação dos movimentos sociais é correto afirmar:
 
I. O conflito é o principal motivador de qualquer movimento social.
II. Os movimentos sociais revelam as relações de força e poder que se encontram presentes na sociedade.
III. Os movimentos sociais revelam as formas de organização de uma sociedade. 
A- I, II e III estão corretas
B- I e II estão corretas C  I e III estão corretas
D- II e III estão corretas
E- Nenhuma afirmativa está correta. 
Resposta : 
4)ENADE 2005 - A urbanização brasileira vem-se caracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivem pouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conurbação do território. Sobre esse fenômeno da metropolização brasileira, julgue os itens a seguir.
I. Com o aumento da importância institucional e demográfica, as metrópoles brasileiras estão concentrando, hoje, um conjunto de questões sociais, cujo aspecto
mais evidente e dramático é a exacerbação da violência.
II. Com a metropolização, há efetivo processo civilizador, que traz vantagens a todos os indivíduos e grupos sociais que se instalam em áreas metropolitanas.
III. A aglomeração de população em metrópoles é o resultado de fatores de expulsão do campo e de fatores da atração que as cidades exercem sobre as correntes migratórias.
Assinale a opção correta.
A-  apenas um item está certo.
B- apenas os itens I e II estão certos 
C- apenas os itens I e III estão certos 
D- apenas os itens II e III estão certos
E- todos os itens estão certos.
 
Resposta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais